II. Formação, aprendizagem, disciplina e relação com o conhecimento: diferentes pontos de vista
📖
Leituras principais:
GUIMARÃES,
Carlos Eduardo. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática,
São Paulo, 1982, 18: 33-39.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, “22. As flores do sonho”, p. 454-466.
📺
Para iniciar uma reflexão sobre a disciplina, a videoaula, ministrada pelas
professoras Rita de Cassia Gallego (FEUSP) e Vivian Batista da Silva (FEUSP), é
de grande valia:
📺 Para ampliar o conhecimento, assistam a instigante conversa do antropólogo José Jorge de Carvalho com o xamã e líder indígena Davi Kopenawa, promovida pela Universidade de Brasília (UNB).
📺 Sessão Solene de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa a Davi Kopenawa Yanomami. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2023.
📽️ Assistir ao documentário Le home Chez Nous, produzido em 1929 por
este orfanato suiço, cujas práticas baseavam-se nos princípios da Escola Ativa,
defendida por Adolphe Ferrière – um dos importantes representantes do movimento
escolanovista – e que atuava junto a essa instituição, ligada ao Instituto
Jean-Jacques Rousseau (Genebra).
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0ZTcJuJ1Gjo
_______________________________________________________________ Para saber mais sobre o campo educacional indígena:📌
📚 GHANEM, Elie; SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da; PELLEGRINI, Diana de Paula. Escolha de saberes a ensinar na escola indígena: dois casos guarani em São Paulo. Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e08644, 2022.