Opções de inscrição

A disciplina visa examinar uma bibliografia clássica e contemporânea a respeito das crises combinadas do capitalismo e da democracia. A pergunta principal diz respeito às hipóteses explicativas para a ligação entre crise capitalista e ascensão autoritária. Dentre as diversas perspectivas teóricas, vai se privilegiar o diagnóstico do sociólogo Wolfgang Streeck, segundo o qual estamos em um interregno semelhante ao identificado por Antonio Gramsci no final dos anos 1920. No interregno, cadeias habituais de causa e efeito ficam suspensas, gerando acontecimentos inesperados e perigosos.

A primeira parte do curso estará voltada para a revisão de análises anteriores à crise de 2008. Seguindo a pista suscitada por Streeck, começaremos com o próprio Gramsci. Na sequência, analisaremos, em ordem cronológica, algumas teses clássicas a respeito da dupla crise até desembocar na ideia de tempo comprado, cujo fim inauguraria o interregno atual.

Na segunda parte do curso, colocaremos sob escrutínio trabalhos publicados nos últimos três anos que procuram dar conta de diferentes desenvolvimentos recentes, como a pandemia, a transição energética e a Guerra da Ucrânia.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.