Cours : QFL1702 - Instrumentação para o Ensino de Química I (Fundamentos) (2023) | e-Disciplinas
-
Général
-
Vomos utilizar este espaço para conversarmos, trocarmos ideias, dúvidas, etc.
-
Tout ouvrir
Tout fermer
-
Instruction : un clic sur le titre de la section affiche ou masque cette section
-
1
Entregas de Atividades e Trabalhos para nota
- BasculerNeste espaço vocês entregarão todas as atividades que serão usadas na composição da nota final da disciplina
Fique atento às datas de entrega.
-
Remettre un travail
ENTREGA EM 30 DE DEZEMBRO
-
2
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem
- BasculerNesta aba temos textos e materiais utilixados na disciplina Introdução ao Ensino de Química. Você pode consultá-los se necessitar recordar algum conceito para a nossa disciplina.
-
Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise.
Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir!
Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo).
-
Ciência natural: os pressupostos filosóficos
Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.
-
Em que consiste o conhecimento científico?
Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências.
-
Contribuições da psicologia do Aprendizado
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.
-
As abordagens do processo ensino-aprendizagem
-
-
3
Semana 1 (7/08)
- BasculerApresentação da disciplina
Conteúdos de ensino - 1
CONTEÚDO
- Conteúdos Atitudinais: atitudes, normas, valores
-
Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28.
-
Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências.
-
4
Semana 2 (14/08)
- BasculerConteúdos de Ensino - 2
CONTEÚDO
- Conteúdos Conceituais: fatos/dados; conceitos, princípios
- Conteúdos Procedimentais: técnicas; estratégias
- Conteúdos Atitudinais: atitudes, normas, valores
OBJETIVOS DE APRENDIZADO:
- Diferenciar fatos, conceitos e princípios.
- Entender as relações de dependência entre fatos, conceitos e princípios.
- Diagnosticar quais são os principais fatos, conceitos e princípios presentes em um tema de ensino.
- Diferenciar memorização de compreensão.
-
Leia até a página 89. Responda as questões do guia de estudos.
-
Responda as perguntas presentes no guia durante a leitura do texto.
Anote as respostas em seu caderno ou material de estudo. Durante a aula podemos utilizar as respostas como fonte de discussão.
Se tiver dúvidas para responder a questão, apresente sua dúvida durante a aula.
Não é necessário entregar!
-
Tire uma foto legível de seu mapa conceitual e coloque aqui.
Só para quem não esteve presente em aula.
-
5
Semana 3 (21/08)
- Basculer-
Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006.
Guia de Estudos:
1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas.
Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir.
-
Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)
Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20.
-
Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)
Leia o texto apenas da página 27 a 29.
-
Envoyer des tentatives : 1
Responda a questão de associação presente nesta atividade.
-
6
Semana 4 (28/08)
- BasculerConcepções Alternativas - parte 2
CONTEÚDO:
- Origem das Concepções Alternativas
- Concepções alternativas sobre equilíbrio químico
INSTRUÇÕES:
1) Faça a leitura atenta do texto 4. Anote e procure o significado das palavras desconhecidas. Anote possíveis dúvidas par a discussão.
2) Leve uma cópia do texto para a aula.
-
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.
-
Responda as questões após assistir ao vídeo e ler o texto.
Obs.: Você pode responder em quantas tentativas achar necessário. Acertos e erros não serão computados para a nota final da disciplina.
-
Effectuer l’activité jusqu’à la fin
Nesta tarefa vocês encontrarão várias característica que diferencia o conhecimento científico do conhecimento de senso comum.
Leia atentamente, procure comparar e compreender as diferenças apresentadas. Se encontrar alguma palavra que não conheça, procure o significado em algum dicionário.
Em cada página há um espaço para você fazer seus comentários sobre o aspecto apresentado, apresentar as dúvidas que possivelmente ainda tenha, etc. Também serve para tentar dar algum exemplo que lhe ocorra à mente durante este estudo. Não é preciso que você dê exemplos ou apresente dúvidas para o conteúdo de cada página. No entanto é preciso preencher algo no espaço em branco para poder prosseguir para a próxima página.
Vou utilizar as dúvidas e exemplos anotados para discutir na próxima aula. Assim, seria legal que alguns comentários fossem feitos.
Quando terminar de preencher o campo de resposta, clique em ENVIAR. Assim, você será enviado à próxima característica até o final da lição.
-
Como Identificar e Utilizar as Concepções dos Estudantes
(discussão de um novo conteúdo)
-
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:
Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.
-
7
Semana 5 (11/09)
- BasculerCONTEÚDO
Diferentes perspectivas entre o conhecimento científico e conhecimento cotidiano
Uma proposta de mudança conceitual mais ampla na aprendizagem da Química. Mudanças de:- princípios epistemológicos
- princípios ontológicos
- princípios conceituais
-
Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117.
-
8
Semana 6 (18/09)
- Basculer-
Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157.
-
Remettre un travail
O que ocorre quando dissolvemos uma colher de sulfato de potássio num copo de água.
-
Remettre un travail
-
A natureza como um sistema de interação entre partículas.
-
9
Semana 7 (25/09)
- Basculer-
Leia da página 157 a 169.
-
A conservação das propriedades não observáveis da matéria.
-
10
Semana 8 (23/10)
- Basculer -
11
Semana 9 (30/10)
- Basculer-
Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76.
-
Leia da página 176 a 188.
-
Esta tarefa de estudos visa apresentar e discutir três tipos de atividades comuns e importantes para o Ensino de Ciências, os problemas qualitativos, os problemas quantitativos e as pequenas pesquisas.
Este conteúdo foi extraído dos páginas 64 a 68 do livro A Aprendizagem e o Ensino de Ciências de Pozo e Crespo.
Consiste apenas numa atividade de leitura.
-
12
Semana 10 (06/11)
- BasculerCONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS - parte 1
- Exemplo de uma aula de Física construtivista
- O papel do professor
- Construtivismo:
- Breve histórico de fundamentação
- Construtivismo Filosófico
- Construtivismo Radical
- Construtivismo Psicológico
- Socioconstrutivismo
-
Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo.
-
Terminer l’activité
O material de estudo a seguir transcreve parte do texto de "Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem" In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. Estude esse material antes de dar sequência às próximas atividades.
No final de cada slide há um espaço para colocar duvidas. Não é preciso preenche-lo. Se quizer, pode apontar sua dúvidas e colocá-las no Forum da disciplina.
-
Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica.
Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo.
-
Juan Delval, Hoy todos son constructivistas.
Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva.
-
Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
-
Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências.
(Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.)
-
Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado
(Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.)
-
Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências
(Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.)
-
13
Semana 11 (13/11)
- BasculerCONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS - parte 2
- Construtivismo e Mudança Conceitual
- Críticas ao Construtivismo
ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA LINGUAGEM/CULTURA SOCIAL
COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS-
Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual.
Artigo definidor do EMC
-
Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?
-
Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget.
-
Piaget para Químicos reumido
-
14
Semana 12 (27/11)
- BasculerCONTEÚDOS
Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Ensino organizado por temas - 1
-
Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula:
Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997.
-
Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.
Leia apenas as 189 a 202.
(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)
-
Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino.
-
Uma das revisões citadas no texto estudado.
-
Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino.
-
15
Semana 13 (04/12)
- BasculerCONTEÚDOS
Ensino organizado por temas - 2
Disciplina, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
-
Parte da aula será baseada neste texto. Os aspectos maas importantes estão nas páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede).
-
16
Semana 15 (11/12)
- BasculerENSINO POR COMPETÊNCIAS
-
Assista apenas até o minuto 10.
-
PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)
-
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115.
-
Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN.