Seção Nome Descrição
Arquivo Regras e instruções da disciplina
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem URL Introdução aos estudos da aprendizagem

Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise.

Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir!

Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo).

Arquivo Sobre concepções de ciência

Ciência natural: os pressupostos filosóficos

Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.

Arquivo Sobre concepções de ciência

Em que consiste o conhecimento científico?

Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências.

Arquivo Psicologia do aprendizado

Contribuições da psicologia do Aprendizado

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.

Arquivo Sobre Piaget
Arquivo Sobre Ausubel
Arquivo Sobre Vigtoski
Arquivo Sobre concepções de ensino

As abordagens do processo ensino-aprendizagem

Semana 1 (7/08) Arquivo aula parte 1
Arquivo aula parte 2
Arquivo Atividade feita em aula; questões fudamentais para o ensino de química
Arquivo Texto - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada?

Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28.

URL Aula

Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências.

Semana 2 (14/08) Arquivo Texto 1: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual.

Leia até a página  89. Responda as questões do guia de estudos.

Arquivo Guia de leitura do texto

Responda as perguntas presentes no guia durante a leitura do texto.

Anote as respostas em seu  caderno ou material de estudo. Durante a aula podemos utilizar as  respostas como fonte de discussão. 

Se tiver dúvidas para responder a questão, apresente sua dúvida durante a aula.

Não é necessário entregar!

Arquivo aula parte 1-mapas conceituais
Arquivo aula parte 2- conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais
Arquivo atividade em aula 2: Mapa conceitual sobre conteúdos de ensino
URL Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais


URL Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios


URL Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas.

Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas.

Semana 3 (21/08) Arquivo Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas

Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006.

Guia de Estudos:

1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas.

Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir.

Arquivo Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências

Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)

Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20.

Arquivo Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências

Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência)

Leia o texto apenas da página 27 a 29.


Arquivo atividade em aula 1: Identificação dos conteúdos conceituais num texto didático.
Pasta Respostas atividade 1
Arquivo Aula - concepcoes alternativas 1
URL Concepções Alternativas
Semana 4 (28/08) Arquivo Texto - A origem das Concepções alternativas

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

Arquivo Aula: As origens das concepções alterantivas
Arquivo Aula: Como identificar, acessar e trabalhar com as concepções alternativas
URL Como identificar e trabalhar as concepções alternativas

Como Identificar e Utilizar as Concepções dos Estudantes

(discussão de um novo conteúdo)

Arquivo Leitura Complementar

Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

Semana 5 (11/09) URL Aula - Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA

Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA

Arquivo Aula parte 1
Arquivo Resumo dos princípios fundamentais
Arquivo Aula parte 2 -princípios de química básica
Arquivo A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual

Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117.

Arquivo Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual
URL aula_parte 1
URL aula_parte 2
Semana 6 (18/09) Arquivo Texto: O aprendizado a Química

Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157.


Arquivo Guia de estudo
Arquivo Aula
Arquivo Questões trabalhadas em aula
URL Aprendizado de Conceitos Químicos 1

A natureza como um sistema de interação entre partículas.

Semana 7 (25/09) Arquivo Guia de estudo
Arquivo Texto: O aprendizado a Química

Leia da página 157 a 169.


URL O aprendizado de conceitos químicos 2

A conservação das propriedades não observáveis da matéria.

Semana 8 (23/10) Arquivo Texto: O aprendizado a Química



Arquivo aula química-parte 1 - conservação
Arquivo atividade em aula- conservação
Arquivo aula química-parte2- relações quantitativas
URL aula - relações quantitativas
URL aula - relações quantitativas 2
Semana 9 (30/10) Arquivo Texto 1 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência

Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76.

Arquivo Texto 2: O aprendizado a Química

Leia da página 176 a 188.


Arquivo Guia de estudos
Arquivo Aula_procedimentos
URL aula - procedimentos para o ensino de química
URL aula - parte 1
Semana 10 (06/11) Arquivo Texto 1: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu

Leia o texto antes da aula. Este texto relata uma aula de Física no nível equivalente ao nosso Ensino Médio baseada em pressupostos construtivistas.

Para ajudar na leitura do texto, há uma série de questões no arquivo a seguir. Tente localizar no texto a resposta para essas questões.

Arquivo Questões orientadoras para a leitura do texto
Arquivo Aula: construtivismo 1



Arquivo Resposta das questões discutidas em aula.
URL Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências

Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo.

Arquivo Leitura Final Obrigatória

Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica.

Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo.


Arquivo Leitura complementar 1

Juan Delval, Hoy todos son constructivistas.

Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva.

Arquivo Leitura Complementar 2

Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. 

Arquivo Leitura complementar 3

Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências.

(Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.)

Arquivo Leitura complementar 4

Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado

(Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.)

Arquivo Leitura Complementar 5

Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências

(Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.)

URL Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo
URL Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências
URL Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista
URL Aula síncrona - parte 2 - Discussão do texto sobre construtivismo no ensino de ciências
Semana 11 (13/11) Arquivo Texto 1: construindo o conhecimento cientifico em sala de aula
Arquivo Texto 2: Cotidiano e contextualização no ensino de Química
Arquivo Aula: construtivismo 2 (continuação)



Arquivo Aula: Contextualização
Arquivo Leitura Complementar 1

Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual.

Artigo definidor do EMC

Arquivo Leitura Complementar 2

Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?

Arquivo Leitura Complementar 3

Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget.

Arquivo Leitura Complementar 4

Piaget para Químicos reumido

URL Aula online _ Mudança Conceitual
Semana 12 (27/11) Arquivo Texto 1: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar
Arquivo Guia de estudos do texto 1
Arquivo Aula parte 1-aula-CTS
Arquivo Aula parte 2-ensino por temas-1
Arquivo Aula parte 3-ensino por temas-2
Arquivo A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade

Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula: 

Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997. 

Arquivo A proposta curricular de Química para o estado de MG



Arquivo Abordagem de temas em sala de aula

 Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

Leia apenas as 189 a 202.

(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

URL Aula - CTS
URL Aula - Discussão do texto 1
Arquivo TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE

Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino.

Arquivo Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira.

Uma das revisões citadas no texto estudado.

Arquivo ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR

Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino.

Semana 13 (04/12) Arquivo Texto 1: GEPEQ, Oficinas Temáticas no Ensino Público
Arquivo Texto 2: Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado - leitura obrigatória

Parte da aula será baseada neste texto. Os aspectos maas importantes estão nas páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). 

Arquivo Aula: Interdisciplinaridade
Arquivo Texto: Epistemologia da Interdisciplinaridade 1
URL Cotidiano e contextualização
URL Aula - Interdisciplinaridade
URL Aula - parte 1
Semana 15 (11/12) URL 1o) VÍDEO 1
URL 2o) VÍDEO 2

Assista apenas até o minuto 10.

Arquivo 3o) Texto para leitura prévia
Arquivo Questões para estudos dos vídeos
Arquivo Texto 1

PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais)


Arquivo Texto 2

Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115. 

Arquivo Texto 3

Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN.

Arquivo TEXTO




Arquivo questoes videos