Seção | Nome | Descrição |
---|---|---|
Regras e instruções da disciplina | ||
Material Extra: Tópicos sobre Aprendizagem | Introdução aos estudos da aprendizagem | Site desenvolvido e mantido pro Amanda Costa que aborda vários teóricos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise. Serve como uma boa revisão do que foi visto na Introdução ao Ensino de Química. Vale a pena conferir! Sugiro conhecer na aba Psicologia (Behaviorismo, Cognitivismo, Jean Piaget e Vygostisky) e n a aba Filosofia (Empirismo e Racionalismo). |
Sobre concepções de ciência | Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
|
Sobre concepções de ciência | Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Psicologia do aprendizado | Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Sobre Piaget | ||
Sobre Ausubel | ||
Sobre Vigtoski | ||
Sobre concepções de ensino | As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
|
Semana 1 (7/08) | aula parte 1 | |
aula parte 2 | ||
Atividade feita em aula; questões fudamentais para o ensino de química | ||
Texto - Por que os alunos não aprendem a Ciência que lhes é ensinada? | Pozo e Crespo, Capítulo 1 - Por que os alunos não aprende a Ciência que lhes é ensinada?, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas das páginas 25 (As nova metas da educação científica) a 28. |
|
Aula | Conteúdo da disciplina; revisão dos conceitos principais da Introdução ao Ensino de Química; Visão histórica das ideias sobre o Ensino de Ciências. |
|
Semana 2 (14/08) | Texto 1: Leitura do texto: Capítulo 4 - A aprendizagem dos conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual. | Leia até a página 89. Responda as questões do guia de estudos. |
Guia de leitura do texto | Responda as perguntas presentes no guia durante a leitura do texto. Anote as respostas em seu caderno ou material de estudo. Durante a aula podemos utilizar as respostas como fonte de discussão. Se tiver dúvidas para responder a questão, apresente sua dúvida durante a aula. Não é necessário entregar! |
|
aula parte 1-mapas conceituais | ||
aula parte 2- conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais | ||
atividade em aula 2: Mapa conceitual sobre conteúdos de ensino | ||
Conteúdos de Ensino: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais | ||
Conteúdos Conceituais: fatos ou dados, conceitos e princípios | ||
Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas. | Dados, fatos e conceitos presentes num texto didático sobre reações químicas. |
|
Semana 3 (21/08) | Texto 1 - Concepções dos estudantes sobre ligações químicas | Carmen Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Química Nova na Escola, 24, p. 20 a 24, 2006. Guia de Estudos: 1) Leia o texto anotando no mesmo todas as concepções alternativas apresentadas. Sugiro que baixe o pdf em seu computador e sublinhe as concepções alternativas utilizando um editor de pdf como, p. ex., o Adobe Reader. Você verá que ficará mais fácil executar a tarefa a seguir. |
Texto 2 - Construtivismo e Ensino de Ciências | Texto de Fernando Bastos, Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia apenas da página 16 (Ideias alternativas...) até a página 20. |
|
Texto 3 - Concepções e práticas pedagógicas do professor de Ciências | Texto de Renato Eugênio da Silva Diniz; Extraídos de: Roberto Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras Editora, 1998 (Educação para a ciência) Leia o texto apenas da página 27 a 29. |
|
atividade em aula 1: Identificação dos conteúdos conceituais num texto didático. | ||
Respostas atividade 1 | ||
Aula - concepcoes alternativas 1 | ||
Concepções Alternativas | ||
Semana 4 (28/08) | Texto - A origem das Concepções alternativas | Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95. |
Aula: As origens das concepções alterantivas | ||
Aula: Como identificar, acessar e trabalhar com as concepções alternativas | ||
Como identificar e trabalhar as concepções alternativas | Como Identificar e Utilizar as Concepções dos Estudantes (discussão de um novo conteúdo) |
|
Leitura Complementar | Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
|
Semana 5 (11/09) | Aula - Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA | Diferença entre EPISTEMOLOGIA e ONTOLOGIA |
Aula parte 1 | ||
Resumo dos princípios fundamentais | ||
Aula parte 2 -princípios de química básica | ||
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual | Parte da aula de hoje foi extraída da página 95 até 117. |
|
Capítulo 5: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: para além da mudança conceitual | ||
aula_parte 1 | ||
aula_parte 2 | ||
Semana 6 (18/09) | Texto: O aprendizado a Química | Leia da página 138 a 145 e da 145 a 157. |
Guia de estudo | ||
Aula | ||
Questões trabalhadas em aula | ||
Aprendizado de Conceitos Químicos 1 | A natureza como um sistema de interação entre partículas. |
|
Semana 7 (25/09) | Guia de estudo | |
Texto: O aprendizado a Química | Leia da página 157 a 169. |
|
O aprendizado de conceitos químicos 2 | A conservação das propriedades não observáveis da matéria. |
|
Semana 8 (23/10) | Texto: O aprendizado a Química | |
aula química-parte 1 - conservação | ||
atividade em aula- conservação | ||
aula química-parte2- relações quantitativas | ||
aula - relações quantitativas | ||
aula - relações quantitativas 2 | ||
Semana 9 (30/10) | Texto 1 - Capítulo 3: A aquisição de procedimentos; aprendendo a aprender e a fazer ciência | Leia das páginas 46 a 58 e 64 a 76. |
Texto 2: O aprendizado a Química | Leia da página 176 a 188. |
|
Guia de estudos | ||
Aula_procedimentos | ||
aula - procedimentos para o ensino de química | ||
aula - parte 1 | ||
Semana 10 (06/11) | Texto 1: O Ensino da Física Elementar a Alunos de Liceu | Leia o texto antes da aula. Este texto relata uma aula de Física no nível equivalente ao nosso Ensino Médio baseada em pressupostos construtivistas. Para ajudar na leitura do texto, há uma série de questões no arquivo a seguir. Tente localizar no texto a resposta para essas questões. |
Questões orientadoras para a leitura do texto | ||
Aula: construtivismo 1 | ||
Resposta das questões discutidas em aula. | ||
Aplicação do Construtivismo no Ensino de Ciências | Um vídeo que mostra a introdução de ideias construtivista no ensino de Física para crianças. Realizado pelo LAPEF, Faculdade de Educação da USP, sob a coordenação da Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho. Assista ao Vídeo e, ao final, preencha a tarefa abaixo, listando quais princípios do construtivismo discutido na aula e nos materiais lidos, você identificou no vídeo. |
|
Leitura Final Obrigatória | Laburu e Carvalho, Situando o construtivismo no ambiente da educação científica. Possíveis dúvidas e observações que julgar pertinentes coloque no Fórum abaixo. |
|
Leitura complementar 1 | Juan Delval, Hoy todos son constructivistas. Ótimo artigo apontando claramente o que é construtivismo e os erros mais comuns quando se fala dest perspectiva. |
|
Leitura Complementar 2 | Catherine Twomey Fosnot, Construtivismo: uma teoria psicológica da aprendizagem, In: Catherine Twomey Fosnot (Org.), Construtivismo e Educação: Teoria, perspectivas e Práticas, Lisboa: Instituto Piaget, 1999. |
|
Leitura complementar 3 | Alguns pressupostos sobre o ensino e aprendizagem nas ciências. (Este texto apresenta os pressupostos teóricos que levaram ao desenvolvimento da metodologia apresentada no texto 2 e no vídeo assistido em aula. Trata-se de uma perspectiva fortemente marcada pelas concepções construtivistas mais gerais. É um excelente exemplo de como o construtivismo foi adotado no ensino de ciências.) |
|
Leitura complementar 4 | Construtivismo: uma teoria psicológica do aprendizado (Ótimo texto que mostra as origens do construtivismo no trabalho de Piaget. Apresenta as ideias principais desta teoria.) |
|
Leitura Complementar 5 | Uma perspectiva construtivista para o ensino aprendizado das ciências (Este texto exemplifica uma pesquisa sobre compreensão de um fenômeno e um exemplo de formação de professores pela perspectiva construtivista. Trata-se de exemplos onde se notam claramente a preocupação com conhecimentos prévios, o processo de construção individual e coletivo da compreensão e, principalmente, a condução do professor, que não apresenta conhecimentos prontos e sempre procura induzir ou deixar emergir as conclusões dos alunos.) |
|
Aula Síncrona 4 - Parte 2 - Construtivismo | ||
Aula 5 - parte 1 - Influências do construtivismo no ensino de ciências | ||
Aula 5- parte 2 - Discussão sobre uma aula de Física construtivista | ||
Aula síncrona - parte 2 - Discussão do texto sobre construtivismo no ensino de ciências | ||
Semana 11 (13/11) | Texto 1: construindo o conhecimento cientifico em sala de aula | |
Texto 2: Cotidiano e contextualização no ensino de Química | ||
Aula: construtivismo 2 (continuação) | ||
Aula: Contextualização | ||
Leitura Complementar 1 | Posner et. al., Acomodação de uma Concepção Científica: em direção a uma Teoria de Mudança Conceitual. Artigo definidor do EMC |
|
Leitura Complementar 2 | Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? |
|
Leitura Complementar 3 | Piaget para Químicos - original de Dudley Herron (1975) que influenciou uma linha de pensamento sobro as dificuldades do aprendizado em Química baseada nas ideia de estágios de desenvolvimento de Piaget. |
|
Leitura Complementar 4 | Piaget para Químicos reumido |
|
Aula online _ Mudança Conceitual | ||
Semana 12 (27/11) | Texto 1: Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar | |
Guia de estudos do texto 1 | ||
Aula parte 1-aula-CTS | ||
Aula parte 2-ensino por temas-1 | ||
Aula parte 3-ensino por temas-2 | ||
A formação do Cidadão e o ensino CTS - Ciência - Tecnologia e Sociedade | Capítulo do livro de onde foram retirados os quadros apresentados na aula: Wildson Luiz Pereira dos Santos e Roseli P. Schnetzler; Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 1. ed. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 1997. |
|
A proposta curricular de Química para o estado de MG | ||
Abordagem de temas em sala de aula | Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia apenas as 189 a 202. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
|
Aula - CTS | ||
Aula - Discussão do texto 1 | ||
TRANSPORTE PARTICULAR X COLETIVO: INTERVENÇÃO CURRICULAR PAUTADA POR INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE | Um exemplo de abordagem CTS para um tópico de ensino. |
|
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. | Uma das revisões citadas no texto estudado. |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR | Um exemplo de abordagem CTS para um módulo completo de ensino. |
|
Semana 13 (04/12) | Texto 1: GEPEQ, Oficinas Temáticas no Ensino Público | |
Texto 2: Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado - leitura obrigatória | Parte da aula será baseada neste texto. Os aspectos maas importantes estão nas páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). |
|
Aula: Interdisciplinaridade | ||
Texto: Epistemologia da Interdisciplinaridade 1 | ||
Cotidiano e contextualização | ||
Aula - Interdisciplinaridade | ||
Aula - parte 1 | ||
Semana 15 (11/12) | 1o) VÍDEO 1 | |
2o) VÍDEO 2 | Assista apenas até o minuto 10. |
|
3o) Texto para leitura prévia | ||
Questões para estudos dos vídeos | ||
Texto 1 | PCN+ Química (Parâmetros Curriculares Nacionais) |
|
Texto 2 | Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Interessante das páginas 105-109 e as tabelas das páginas 113-115. |
|
Texto 3 | Trechos do PCN e OCN. Competências do PCN e Conteúdos do OCN. |
|
TEXTO | ||
questoes videos |