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SEJAM BEM-VINDAS(OS) AO AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA!
Nossa primeira aula será dia 10/08, quinta-feira. As aulas de Fundamentos de Matemática e Fundamentos de Ciências serão intercaladas e em período cheio das quintas-feiras à noite. Começaremos com Fundamentos de Matemática. Na primeira aula, o cronograma será apresentado.Um ótimo semestre para nós!
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Aqui você encontra o que foi apresentado no primeiro dia da disciplina.
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Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
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Na aula 1, exploramos alguns retângulos da tabela encontrada na página 69 do texto. Após ler o texto e tentar compreender os diferentes ambientes de aprendizagens propostos pelo autor Ole Skovsmose, considere novamente essa mesma tabela.
Em duplas ou trios:
1 - Escreva algumas características da tabela e encontre padrões (regularidades) nela contidos.
2 - Crie uma atividade para trabalhar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que explore a tabela de modo investigativo.
Apenas um integrante do grupo deve postar a atividade até o final do dia 16 de agosto. Não esqueça de inserir no trabalho o nome dos integrantes do grupo.
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Referência do texto:
ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.
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Acesse este site para explorar o material dourado de modo virtual.
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Em grupos, com base na leitura do texto de Ole Skovsmose, "Cenários para Investigação", e considerando as características dos 6 ambientes de aprendizagem propostos pelo autor, selecione, de livros ou outros materiais didáticos, um exemplo para cada um desses ambientes de aprendizagem. Indique a fonte de onde o exemplo foi retirado. Para cada exemplo trazido, justifique sua escolha de acordo com as características do ambiente de aprendizagem em questão.
Se você não encontrar um exemplo que seja apropriado para um determinado ambiente de aprendizagem, você pode se inspirar em algo que consta nos livros e materiais didáticos consultados e criar o exemplo.
Lembre-se de identificar os/as componentes do grupo e que o trabalho deve ser postado por apenas um/a colega.
Data de entrega: 04 de setembro
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Data de entrega: 07/11/23 no moodle
Critérios avaliativos: Clareza na escrita, rigor na escrita matemática, criatividade e pertinência, caráter reflexivo e atendimento ao que for solicitado.
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Referência
NUNES, Terezinha. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. (Org.) Por que há ainda quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.
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Orientações para a construção do frac-soma.
Cada aluno(a) deve construir o seu frac-soma e trazê-lo para a aula. A tarefa será validada em aula.
NÃO é uma construção do grupo, mas, sim, individual.
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Leitura para aula:
https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-5-4.pdf
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STANCANELLI, Renata. Conhecendo Diferentes Tipos de Problemas. In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 103-120. ISBN 857307761-1.
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CAVALCANTE, Claudia. Diferentes formas de Resolver Problemas . In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 121-149. ISBN 857307761-1.
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Qualquer dúvida, escreva para a Profa. Raquel.