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    Estágio: Orientações e entrega do produto final

    ESTÁGIO DE DIDÁTICA

     Pesquisa e análise de práticas inspiradoras

    => O trabalho poderá ser realizado em grupo ou individualmente.

    O principal objetivo deste trabalho é notar os fatores que colaboram para a configuração de projetos/práticas pedagógicas inspiradores com base na pesquisa e análise de instituições/ docentes que realizam um trabalho que pode ser considerado inspirador. No caso de Didática, um trabalho inspirador significa estar comprometido com a aprendizagem dos(as) estudantes (crianças, jovens, adolescentes, adultos). Ou seja, deverá ser escolhida uma instituição  educativa considerada bem sucedida do ponto de vista pedagógico ou ainda ser alvo de interesse  uma determinada perspectiva pedagógica, podendo ser no Brasil ou outra localidade. 

    Proposta: Deverá ser escolhida uma (ou mais) instituição(ões) educativa(s) considerada(s) bem sucedida(s) do ponto de vista pedagógico na área de sua formação específica (Biologia, História, Letras, Matemática etc.) ou ainda ser alvo de interesse uma determinada perspectiva pedagógica (Montessori, Freinet, Waldorf etc.). Alguns critérios poderão nortear a escolha: instituição inspirada em algum teórico, nível de ensino de interesse (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio), educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ou, ainda, o estágio pode se circunscrever à atuação de estudantes e professores de uma ou mais áreas. Poderão ainda fazer parte da escolha espaços não-escolares e que tenham práticas educativas que considerem inspiradoras: Organização Não Governamental (ONG), empresa, hospital, museus, teatros etc. Esta atividade de estágio poderá ser feita individualmente ou em grupo de até quatro pessoas, podendo ser contemplada mais de uma instituição.  Vocês poderão recuperar práticas/propostas pedagógicas já observadas em outras oportunidades (estágios durante o curso, trabalho, escolas conhecidas), tendo em vista os eixos de estudo disciplina (ex.: discussão sobre a Didática e seus objetos,  trabalho docente e seus saberes, tempo e espaço escolar, disciplina, aprendizagem e avaliação). Tendo em vista que vários alunos já atuam como docentes, a instituição de trabalho poderá ser campo de estágio, porém é preciso atentar para a proposta da disciplina, ou seja, a busca de experiências inspiradoras.

    Quantas horas a serem desenvolvidas de estágio? 

    Serão 30 horas, distribuídas conforme a proposta de cada grupo ou pessoa. Em linhas gerais, poderão ser dedicadas 10 horas dessas para a preparação do estágio (proposta, levantamento bibliográfico, contato com a instituição, produção do artigo/vídeo/podcast.

    Qual é a forma de apresentação dos resultados do estágio? 

    Os resultados da atividade deverão ser apresentados por escrito (artigo – relato analítico da experiência inspiradora), vídeo ou podcast, devendo haver uma socialização para a turma no final do semestre (orientações para a produção em arquivo neste bloco). É importante lembrar que o estágio tem início desde a escolha da instituição e a elaboração da proposta, portanto a avaliação não será feita somente do produto, ou seja, escrita e apresentação para a turma 

    Quais são os documentos a serem providenciados para iniciar o estágio?

    PROPOSTA DE ESTÁGIO

    Antes de iniciar o estágio, é importante que seja entregue a proposta de estágio (conforme arquivo em word disponibilizado neste bloco. A proposta deverá ter as seguintes informações:

    Proposta de Estágio


    Nome:

    Instituição(ões) escolhida(s):

    Proposta geral do estágio:

     Justificativa da escolha:

     Como deverá desenvolver a proposta:

     Ações já realizadas (contato, ida à escola etc.):

     Referências Bibliográficas (a ser preenchida ao longo do trabalho):

     A proposta deverá ser postada no e-disciplinas ou ser entrega impressa/manuscrita.

    TERMO DE COMPROMISSO

    O Termo de Compromisso é o documento que formaliza o estágio na escola ou instituição concedente. No início do semestre, o(a) licenciando(a) precisa baixar o Termo de Compromisso (versão geral) e inserir/selecionar nos campos indicados: data, nome, nº usp, e-mail, licenciatura, disciplina de estágio e docente responsável. A instituição que exigir o termo de compromisso, esse deverá ser impresso para ser assinado em aula ou ser enviado para o meu e-mail (ritagallego@usp.br) para eu assiná-lo digitalmente. Em via única, o Termo de Compromisso fica na escola/instituição concedente do estágio. Observar que não são todas as instituições ou locais que solicitam o termo - caso de quem for realizar em locais não formais.

    FICHA DE ESTÁGIO

    A Ficha de Estágio é o documento de registro das atividades/horas realizadas pelo estagiário(a) na escola ou instituição concedente. Na Ficha, o aluno deverá discriminar e descrever as atividades realizadas a cada dia e em conformidade com a proposta de estágio do docente FEUSP.

    Normalmente, o(a) licenciando(a) precisa baixar a Ficha de Estágio (pdf), imprimir o documento, preencher com seus dados e levá-lo sempre que for ao campo de estágio. Ao término do semestre, a docente deverá assinar a ficha. O preenchimento final será orientado em aula. Quando a aprovação e nota da disciplina já estiverem lançados no histórico escolar (Júpiter), o estudante precisa providenciar o “Registro On-line da Ficha de Estágio“.

    Para mais informações consultar: http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos-do-estagio-curricular