Programação
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Professor: Prof.ª Dr.ª Eliana Tadeu Terci
E-mail: etterci@usp.br
documentário Trabalho Interno https://vimeo.com/39018226
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Pedimos que, por gentileza, 1 membro/a de cada grupo, coloque aqui a apresentação de tema do seu grupo.
Prazo para entrega das apresentações: 31/10/2023
Para facilitar, segue a relação dos temas:
Grupo Seminário 1 Kalecki e a Teoria do Desenvolvimento e Subdesenvolvimento 2 Galbraith - A Economia ao Alcance de (quase) Todos - caps. 2, 5, 9 e 10. 3 50 anos de pensamento na CEPAL - caps. 27 e 28 4 50 anos de pensamento na CEPAL - caps. 24, 25 e 26 5 Escola Neoliberal, Escola Austríaca, Escola de Chicago - Hayek/Friedman 6 Políticas, Instituições e Inovação 7 Política Industrial e Inovação 8 Nova Economia Institucional - Custos Sociais, Estado e Mercado
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gigantes da indústria - https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=855333868170238&external_log_id=bea5181f-eb98-494e-baec-9726410d2b2c&q=gigantes%20da%20ind%C3%BAstria%20ep%20%201
Apresentação do Plano de Ensino
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AULA 1 - A Nova Microeconomia
para a aula de 26/08 ler o texto 2 e o capítulo 4 do Galbraith
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Aula 2 - As teorias sobre o Imperialismo
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AULA 3 - SAY OS MERCADOS
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AULA 4 - A REVOLUÇÃO KEYNESIANA
https://www.youtube.com/watch?v=E1Kzp5EVUWg - Rap Keynes X Hayek
https://www.youtube.com/watch?v=YQyZk-uAayo - Doutrina Truman e Plano Marshall
14/09 - primeira apresentação do trabalho em grupo
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AULA 5 - ESCOLA NEOLIBERAL
https://www.youtube.com/watch?v=E1Kzp5EVUWg
https://www.youtube.com/watch?v=ofFR1mD2UOM -
How Economists Invented Austerity & Paved the Way to Fascism (Clara E. Mattei) -
AULA 6 - KALECKI
1° seminário: Kalecki e a teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento. (a partir da pag 75 - 6. Três caminhos para o pleno emprego)
2º seminário: Galbraith - A Economia ao Alcance de (quase) Todos. caps. 2, 6 e 7 -
02/10 - mostra ecofalante:
GIG - A Uberização do Trabalho: O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada 'Gig Economy', fenômeno também conhecido no Brasil por 'uberização', vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalhonuma sociedade cada dia mais conectada. Link: https://play.ecofalante.org.br/detalhes/gig-a-uberizacao-do-trabalho (60 min)
AULA 7 - TEORIAS DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO: AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE ROSTOW E O ESTRUTURALISMO DA CEPAL
Texto base para a aula 1 - Rostow (1974), cap. II.
https://www.youtube.com/watch?v=KsCWVXT59Zw
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PROVA SOBRE A MATÉRIA ATÉ AQUI: NOVA MICROECONOMIA, TEORIAS DO IMPERIALISMO, KEYNES, ESCOLA NEOLIBERAL E KALECKI
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O PENSAMENTO ESTRUTURALISTA DA CEPAL
3º E 4º SEMINÁRIOS
texto para a aula: capítulo XVIII do livro do Oliveira e Gennari
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Aula 9 - Shumpeter e Mitchell - as teorias dos ciclos e da inovação
Textos para a aula: Oliveira e Gennari, caps. 14.1 (W.C.Mitchell) e
17.3 (Shumpeter)
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SEMINÁRIOS 5, 6, 7 e 8
Seminário 5 - Escola Neoliberal/Escola Austríaca/Escola de Chicago - Hayek/Friedman
Seminário 6 - Política, instituições e inovação
Seminário 7 - Política Industrial e InovaçãoSeminário 8 - Nova Economia Institucional - Custos Sociais, Estado e Mercado
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AULA 09 - ESCOLA INSTITUCIONALISTA: A VERSÃO CRÍTICA E O NOVO INSTITUCIONALISMO DE D. NORTH
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AULA 10 - ECONOMIA AMBIENTAL E ECONOMIA ECOLÓGICA
https://www.ted.com/talks/jane_poynter_life_in_biosphere_2?language=pt-br
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2ª PROVA SEM CONSULTA
Matéria para a prova:
Teorias do Desenvolvimento
Shumpeter e a teoria da inovação
Escola Institucionalista
Economia EcológicaQuestão para entregar no dia da prova
Conteúdo:
- Manual de Economia dos professores da USP (texto 01);
- 3 links dos slides da última aula. Para facilitar, coloquei eles no final.
Descrição da atividade: com base no texto 01 e nos links disponibilizados anteriormente, vocês devem fazer uma análise do marco temporal e do projeto de lei sob as óticas das teorias de Coase e Pigou.
Lembrando que tanto o Coase quanto o Pigou partem da Regra de Hotelling.
Contextualização: existe toda uma burocracia para conseguir seguir em frente com alguma atividade que prejudique ou corrompa o meio ambiente e os biomas. Por isso, essa pode ser uma corrente do pensamento econômico mais conservadora. Então a discussão vai girar em torno do conflito de: respeitar os direitos dos povos indígenas às reservas ou os interesses dessas empresas de utilizar o mesmo meio.
Observação: não existe resposta certa para a questão, mas vocês devem justificar o que escreverem e também colocarem as referências!
Entrega da atividade: no dia da prova (27 de novembro), trazer a resposta impressa.
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Projeto: Política Econômica pós
pandemia: metas fiscais x metas sociais - comparação com o Brasil
apresentação e discussão dos trabalhos dos grupos
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PROVA REPOSITIVA: CAI TODA A MATERIA
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