Geografia, História e Cultura
Texto-base:
SEVCENKO, Nicolau. A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP. 2004, n. 63, p. 16-35.
Trabalho de Campo/Visita guiada ao Bairro da Liberdade - 18 de novembro (sábado) 9h30 - encontro ao lado da catraca da Estação Metrô Liberdade.
Leituras complementares:
FERREIRA, Abílio. Visibilidades da cidade. Memoricidade - Revista do Museu da Cidade de São Paulo, São Paulo, n. 1, v. 1, p. 36-41, 2020.
FERRAZ, Caio Silva. Invisibilidade na cidade: às margens do progresso. Memoricidade - Revista do Museu da Cidade de São Paulo, São Paulo, n. 1, v. 1, p. 48-57, 2020.
ARAUJO, Vanessa Barbosa. A leitura da cidade e o desenvolvimento da consciência histórica. In. MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro. A cidade como espaço limiar: sobre a experiência urbana e sua condição educativa, em caminhos de investigação. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2009.
SANTOS, Milton. O TEMPO NAS CIDADES
https://drive.google.com/file/d/150mFXUtuwVPBLcFoGUe1LtRJKjpos8Gx/view
SILVA, Olga Brites da. Memória, preservação e tradições populares; CHAUÍ, Marilena. Política cultural, cultura política e patrimônio histórico. In: Direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento de Patrimônio Histórico: Secretaria Municipal de Cultura. Prefeitura do Município de São Paulo, 1992. p. 17-20; 37-46.
VALVERDE, Rodrigo. Guerra cultural e multiterritorialidade. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da (orgs). A necessidade da Geografia. São Paulo: Contexto, 2019. p. 215-226.
Referências sobre questões de raça, classe e gênero
Instruções para elaboração de Projeto/Sequência Didático(a)
A apresentação de Projeto Didático que envolva a elaboração de uma proposta de Estudo do Meio, Trabalho de Campo ou Visita Guiada (museus, bairros, cidades etc.) abordando sobretudo a dimensão geográfica e multi/intercultural. O Bairro da Liberdade será referência para o desenvolvimento desta atividade.
Grupo de no máximo 5 pessoas - construir uma apresentação de slides para apresentar na aula 10, 11 ou 12.
Postar o arquivo da apresentação de slides no e-disciplinas até 24/nov.