Programação
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ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO
Estágio supervisionado - 2º semestre 2023 - 90h
III.1 Onde estagiar
Estágios regulares nas escolas públicas municipais e estaduais;
Escola de Aplicação da USP (Ensino Fundamental e Médio);
Estágios alternativos: Projetos de Educação Ambiental, Museus da USP, outros Museus e outras instituições etc.
III.2 Sugestões/ informações sobre estágio em escolas:
Informações gerais: http://www4.fe.usp.br/estagios/apresentacao
Orientações de estágio 2º semestre de 2023: https://drive.google.com/file/d/1-R8x4aDQLc8Z9cqs2HKzKSr4uw74bKCH/view?usp=drive_link.
Manual do estágio curricular: http://www4.fe.usp.br/estagios/manual-do-estagiario
Trata-se de importante material de consulta sobre a organização do estágio na FEUSP. Nele, a/o estudante encontrará informações sobre as disciplinas e a carga horária de estágio da Licenciatura em Pedagogia e das demais Licenciaturas, sobre a legislação, explicação detalhada da documentação do estágio, além de orientações sobre o contato com as escolas, dicas para o início do estágio e informações sobre projetos e setores voltados ao estágio curricular da FEUSP.
Guia de escolas FEUSP: http://www4.fe.usp.br/estagios/guia-de-escolas
Mapa do Estágio Curricular FEUSP: http://www4.fe.usp.br/estagios/mapa
Mapa com informações georreferenciadas de escolas/instituições que receberam estagiários curriculares da FEUSP em 2019, de acordo com o registro on-line realizado pelos estudantes.
ATENÇÃO: algumas escolas estabelecem procedimentos específicos para a realização do estágio, como a participação prévia em reunião na escola e/ou a inscrição por meio de formulário on-line. Assim, é necessário ficar atentas/os aos prazos de inscrição e às datas das reuniões. Informações podem ser acessadas no site da FEUSP na aba Inscrições para estágio curricular e reuniões de recepção em escolas.
Encontro de orientações gerais sobre estágio - Programa de Formação de Professores
Nos dias 15/08 e 16/08, terça e quarta, ocorrerá o Encontro de Orientações Gerais sobre o Estágio, em formato on-line e presencial. Este encontro é planejado para as/os estudantes que estão iniciando as disciplinas com estágio, mas todas/os são bem-vindas/os! Caso o/a monitor/a da sua disciplina queira participar do encontro on-line, pedimos que indique a ele/a que nos envie um e-mail solicitando o link para participação.
Programa de Formação de Professores – sala 10 do Bloco B
O atendimento presencial na sala 10 foi reorganizado e todas as informações estão disponíveis no site na aba Educadoras>>Atendimento. Na Aba Educadoras, também foram disponibilizados materiais produzidos pelas educadoras especialmente para as escolas que compõem projetos do Programa de Formação de Professores (PFP) e que, agora, podem ser consultados por todas/os.
III.3 Documentos importantes
Termo de compromisso
Para fazer estágio em escola, é necessário entregar o termo de compromisso na unidade escolar ou em outra instituição de interesse. O termo de compromisso com a assinatura da Profa. Núria está disponível aqui. Basta imprimir, preencher e entregar para o/a dirigente da escola/instituição no primeiro dia de estágio.
Ficha de Estágio
Daremos as instruções em relação à discriminação de horas de atividades em momento posterior. A Ficha de Estágio deverá ser postada no e-disciplinas para verificação de preenchimento e, após a consolidação das notas no Júpiter (aprovação na disciplina), deverá ser registrada em formulário disponível no site da FEUSP. Lembrando que a carga horária de estágio é de, no mínimo, 90 horas. O modelo da Ficha de Estágio está disponível aqui. Como este link é público, é necessário fazer o download da ficha para preenchê-la.
Atenção:
Na Ficha de Estágio deverão ser discriminadas e descritas as atividades realizadas a cada dia na escola/instituição, respeitadas as normas de estágio que limitam as atividades a 6 horas por dia e 30 horas semanais (Art. 5° da Portaria FEUSP nº 19/2019).
Todas as horas de estágio curricular devem ser registradas em uma ou mais fichas de estágio. Na ficha validada (assinada/carimbada) por uma determinada instituição concedente, devem ser registradas APENAS as horas realizadas na mesma. Demais atividades de estágio previstas em uma determinada disciplina, devem ser registradas em uma ficha complementar, e validadas (assinadas) pela Profa. Núria.
Casos especiais – outros documentos
Algumas escolas estaduais (EEs), centros de estudo de línguas (CELs) da rede estadual e escolas técnicas estaduais (ETECs) poderão exigir modelos de documentos distintos do Termo de compromisso padrão da FEUSP. Para essas situações, consulte os tutoriais disponíveis no site da FEUSP.
III.4 Estrutura do Estágio
10 horas - Investigação/caracterização da escola/instituição (Escola/instituição)*
20 horas - Elaboração do Projeto de Estágio
10 horas - Elaboração de projeto didático/sequência didática
25 horas - Execução do Projeto de Estágio (Escola/instituição)
15 horas - Elaboração de Relatório de Estágio / Ensaio Reflexivo
10 horas - Apresentação dos resultados do estágio
Total = 90 horas (mínimo)
III.5 Projeto de Estágio
Tema/objeto da investigação
Objetivos (o que pretende fazer - analisar, identificar, compreender, relacionar, reconhecer etc.).
Breve justificativa
Procedimentos (como vai realizar: ações a serem desenvolvidas com cronograma detalhado - entrevistas, pesquisa de materiais, textos, vídeos etc.).
Referências (fontes que pretende utilizar).
No máximo 2 laudas.
O projeto de estágio poderá ser desenvolvido em grupos (no máximo 5 componentes), preferencialmente para estudantes que realizarão estágio na mesma escola/instituição. O projeto de estágio é individual e/ou compartilhado, envolvendo observação/investigação da escola/instituição e do processo de ensino e aprendizagem.
III.6 Sugestões de temas/objetos da observação/investigação
Implementação do Novo Ensino Médio;
Estrutura pedagógica: planejamento, projeto pedagógico da escola, relação escola-comunidade, avaliação e aprendizagem, atividades interdisciplinares, projetos didáticos...
Documentos oficiais da escola: Plano anual, PPP, outros;
Cotidiano da escola (fotos, desenhos, vídeo etc.): intervalo, merenda, sala de aula, corredores e outras atividades;
Relações e estrutura de poder na escola;
Entrevistas com os sujeitos sociais e sua análise: alunos, professores, cantineiro, zeladoria, direção, coordenação pedagógica…;
Entrevista com professor/a de Geografia;
Tipo de atividades desenvolvidas pelo/a professor/a: utilização do livro didático e/ou paradidático e outros documentos/recursos em sala de aula;
Linguagem utilizada pelo professor/a, dinâmica da aula e participação dos/as estudantes;
Relação entre as teorias do ensino e da aprendizagem e as diferentes concepções sobre a Geografia e seu ensino;
Conteúdos básicos desenvolvidos e respectivas abordagens: como o/a professor/a ensina e como o/a aluno/a aprende;
Relação aluno/professor e aluno/aluno. Relação desses sujeitos sociais e o contexto da escola;
Observação das atividades/rotina do setor educativo de museus ou outras instituições culturais.
III.7 Relatório Reflexivo de Estágio (15h)
Produção de Relatório de Estágio do tipo Ensaio Reflexivo (reflexão teórico-prática) sobre as atividades/experiências de estágio.
Estrutura:
Introdução: explicitando o projeto/objetivos do estágio.
Desenvolvimento: contendo a caracterização da escola, projeto de estágio e texto reflexivo acerca das atividades e experiências desenvolvidas.
Considerações finais: breve avaliação e sugestões para o aperfeiçoamento do estágio.
Referências
Apêndices e Anexos (se houver)
Máximo 10 páginas - Formatação de acordo com as normas da ABNT.