Programação

  • Boas vindas à Gestão Industrial!

    Olá Turma!

    Estava ansiosa para dar as boas vindas a vocês. Hora de iniciar a rota que se destina Gestão Industrial!

    Conforme aviso compartilhado por e-mail, para o nosso 1o encontro vocês deverão vir devidamente alimentados do vídeo abaixo.

    Como ter controlo sobre o nosso tempo livre

    https://www.ted.com/talks/laura_vanderkam_how_to_gain_control_of_your_free_time?language=pt


    Aproveitem também, para relerem, o plano de voo do nosso curso!

    O programa do semestre está em fase final de elaboração, em virtude da participação dos convidados externos e da configuração das atividades que rechearão nossa agenda.

    Controlem a ansiedade! (:

    Abraços contando os dias pra gente se encontrar e iniciar a nossa grande aventura no instigante universo de Gestão Industrial!


    gifs | Unejovem
  • Aula 2

    Começamos! Aqui, material da nossa Aula#2.

    Abraços, Bom apetite e Até!!! Vivian

    Gifs de leitura - Gifs e Imagens Animadas



  • Aula #3_Bora acelerar!

    Galera, a Aula #3 traz MUITAS NOVIDADES e todo o norteamento para acelerarmos!
    Então, por aqui irei alimentando com vocês os desdobramentos de todo o 'combinado'!

    Pra começar, insiro 'Tarefa' para entrega da Atividade#4_Quem somos nós?! Atividade aberta até 23/09! Aqui no Moodle. Um arquivo por equipe.
    Atividade em que vocês irão me apresentar a composição dos grupos: Mas, atenção! SEGUINDO O QUE COMBINAMOS NA AULA DESTA SEMANA.
    PARA A COMPOSIÇÃO, POR FAVOR, TAMBÉM SE PERMITAM OUSAR. Ou seja: Vocês terão espaço de 1 arquivo para anexar.
    E como sugestão da ousadia, enviem 'montagem' ou foto com os integrantes da equipe, 
    apresentando legenda com Nome completo e Num USP. 
    TURMA DO DIURNO: AGUARDE AS ORIENTAÇÕES E AS DISCUSSÕES DE SALA DESTA TARDE!

    E ao longo dos próximos dias, darei encaminhamento por aqui sobre as outras frentes, em especial, abertura da Atividade #5: Por que e Como nos unimos?!
    Mas antecipando: 
    AQUI O LINK DA FERRAMENTA BASE PRA ATIVIDADE (Árvore de Problema): https://www.youtube.com/watch?v=Ts7eJQxqSaI
    SEGUNDO MATERIAL: COMO FAZER RESEARCH DESK, para que vocês possam embasar a fundamentação empírica e científica da temática.
    O que se sabe sobre o tema e quais são as empresas de benchmarking, 'organizando o conhecimento/tema' e assim antecedendo o 'discovering' do design thinking que iremos desenvolver na continuação do curso. A fala da Amyris.Fernandez (vídeo) deve ser interpretado por você como: VAMOS INVESTIGAR O ASSUNTO, PORQUE PARECE QUE HÁ ALGO AQUI. QUAIS SÃO OS GRANDES NÚMEROS? QUEM VEM FAZENDO A DIFERENÇA? COMO POSSO ME INSPIRAR? Conhecer o mercado e orientar a pesquisa!! Bora fazer?!

    Compartilho exemplo desta atividade realizada no ano passado.

    ORIENTAÇÃO PARA a ATIVIDADE #5: 
    Deadline até 01/09
    Mínimo de 05 slides. 
    Dor e propósito: o que os une, quais sonhos e inquietudes em termos das ODS.
    Composição do time: hard e soft skills complementares, papeis e responsabilidades da equipe.
    Árvore do problema: examinando a dor em suas causas e soluções.
    Research desk: fotografia da temática.
    Proposta inicial de tema a ser tratado.


    Vamo Bora GIF - Vamo Bora Quente - Discover & Share GIFs


  • Entrega Atividade #4_Quem somos nós?!

    Pra começar, insiro 'Tarefa' para entrega da Atividade#4_Quem somos nós?! 

    Atividade aberta até 23/08! Aqui no Moodle. Um arquivo por equipe.


    Atividade em que vocês irão me apresentar a composição dos grupos: Mas, atenção! SEGUINDO O QUE COMBINAMOS NA AULA DESTA SEMANA.

    PARA A COMPOSIÇÃO, POR FAVOR, TAMBÉM SE PERMITAM OUSAR. Ou seja: Vocês terão espaço de 1 arquivo para anexar.

    E como sugestão da ousadia, enviem 'montagem' ou foto com os integrantes da equipe, apresentando legenda com Nome completo e Num USP.


    Double Booked ❤ - Introduce Yourself ☺️: New Members ~ Introduce Yourself  Showing 1-16 of 16

  • Entrega Atividade #5

    Atividade #5: Por que e Como nos unimos?!

    LINK DA FERRAMENTA BASE PRA ATIVIDADE (Árvore de Problema): https://www.youtube.com/watch?v=Ts7eJQxqSaI
    SEGUNDO MATERIAL: COMO FAZER RESEARCH DESK, para que vocês possam embasar a fundamentação empírica e científica da temática.


    O que se sabe sobre o tema e quais são as empresas de benchmarking, 'organizando o conhecimento/tema' e assim antecedendo o 'discovering' do design thinking que iremos desenvolver na continuação do curso. A fala da Amyris.Fernandez (vídeo) deve ser interpretado por você como: VAMOS INVESTIGAR O ASSUNTO, PORQUE PARECE QUE HÁ ALGO AQUI. QUAIS SÃO OS GRANDES NÚMEROS? QUEM VEM FAZENDO A DIFERENÇA? COMO POSSO ME INSPIRAR? Conhecer o mercado e orientar a pesquisa!! Bora fazer?!

    Compartilho exemplo desta atividade realizada no ano passado.

    ORIENTAÇÃO PARA a ATIVIDADE #5: 


    Deadline até 01/09
    Mínimo de 05 eixos norteadores. MAS FEEL FREE PARA OUSAREM NO FORMATO. Pode ser em Canva, PPt ou Vídeo!
    Dor e propósito: o que os une, quais sonhos e inquietudes em termos das ODS.
    Composição do time: hard e soft skills complementares, papeis e responsabilidades da equipe.
    Árvore do problema: examinando a dor em suas causas e soluções.
    Research desk: fotografia da temática.
    Proposta inicial de tema a ser tratado.


    Negócios de impacto: o que são e por que investir nessa novidade - Agência  de Notícias da Indústria


  • Aula#5_Iniciando no Marketing

    Que saudades estava de nossos encontros!
    Aqui, material base, deidcado a explorarmos ferramentas podersosas para concepção de propostas de valor!
    Bem vindos, assim, ao universo de marketing e à concepções contemporâneas para sua gestão.
    E até logo mais!!

    • A Atividade #6 valerá como P1. O conteúdo será baseado no arquivbo anexo.
      Cada equipe deverá elaborar conteúdo relacionado às propostas em desenvolvimento.
      ATENÇÃO: O mesmo conteúdo deverá ser enviado 2 vezes: AQUI NO MOODLE e via SISTEMA CONGRESSO.
      Esse congresso é coorganizado pela FZEA/USP; e a turma de Gestão Industrial submeterá template especial (ANEXO).
      É continuar voando na condução do trabalho, elaborar conteúdo e enviar! Deadline 20/set.

    • Tarefa ícone
      Área para reenvio da Atividade #5_EAN Tarefa

      Turma do Noturno:

      Aqui, espaço para o reenvio da Atividade #6, conforme correções e feedbacks discutidos na aula desta semana.

      Prazo estabelecido: 48 horas (contados  apartir da aula, 11/09). 

      Disponível se: Você faz parte de T-ZEA0864-20232N8
    • Tarefa ícone
      Área para reenvio da Atividade #5_EAD Tarefa

      Turma do Diurno:

      Aqui, espaço para o reenvio da Atividade #6, conforme correções e feedbacks discutidos na aula desta semana.

      Conforme estabelecido, propostas serão aceitas até dia 14/09, 17h (48 horas).


      Disponível se: Você faz parte de T-ZEA0864-20232D8
  • BORA LÁ!!


  • Planejamento da Produção!

    Iniciando a introdução deste universo tão instigante que é a Administração - ou o Planejamento - da Produção, nesta semana vocês foram convidados a materializarem as entradas e saídas a serem organizadas tendo em vista a materialidade das propostas de vocês! 

    E aqui, nesta atividade, os grupos são convidados a anexarem o 1o exercício desta trilha.

  • E como estamos falando de Planejamento: PLANEJEM-SE!

    Nesta semana, conforme combinado na aula passada, teremos nossa aula presencial enriquecida com a agenda do Evento que a Rede All4Food e a Embrapa organizam em celebração do dia mundial de reflexão sobre a alimentação.

    Todos deverão fazer inscrição no evento.

    Inscrições gratuitas pelo link: https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/478881

    A turma matriculada no noturno receberá instruções do exercício que será feito de maneira assíncrona ao evento. MAS a inscrição é obrigatória para a avaliação que será derivada desta atividade.
    A turma do diurno também deverá se inscrever no evento. Agradeço pode trazerem notebooks para que possamos participar de maneira síncrona da agenda de terça a tarde, diretamente da Sala ZEA 1, onde espero por vocês. E durante as palestras eu informarei o exercício complementar que será desenvolvido, também valendo notinha complementar.

    Então é isso. Planejem-se Até!

    Vivian

    https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/83938761/conexao-all4food-aproxima-cientistas-e-empresarios-para-mudar-o-mundo-pela-alimentacao


  • Aula 10

    Seguimos explorando universo de gestão da produção ao mesmo tempo que começamos a usar outra poderosa ferramenta metodológica:
    CANVAS Business Model. Nesta direção, nesta semana, o esperado é que vocês entreguem:

    Portfólio atualizado, contendo todo o registro anterior de ideação dos projetos em construção + as seguintes partes:

    - Prototipação (esboço de detalhamentos do produto/serviço que ilustre a proposta do grupo)

    - Organização dos recursos em termos de seu planejamento (inputs e outputs)

    - Estrutura de custos e Fonte de receita

    Adicionalmente, vocês terão que apresentar indicação do Mentor que acompanhar o grupo nesta reta final.
    Agenda 'Café virtual com seu Mentor'. Nesta semana: Nome, rápido briefing com justificativa para sua escolha e horário.
    Serão ao menos dois horários. Prioritariamente: um nesta semana e o segundo entre as semanas de 06 a 13 de novembro.

    Eu irei revisitar esta agenda nas aulas desta semana e abrir área para entrega destas atividades ao longo da semana.

    Esperando por vocês, recebam meu abraço! Vivian

    • Pessoal, ansiosa pra receber essência de como foi a primeira rodada do Café Virtual de vocês com mentores.

      Nesta tarefa, por favor, anexem foto do grande encontro e uma lauda com síntese da conversa.
      Como sugestão, vocês podem organizar em quatro blocos:

      A) Perfil do mentor (quem é, por que foi escolhido, qual era a expectativa de vocês em termos da conversa).

      B) Insights para a proposta (comentários e críticas recebidas)

      C) Sugestões e ideais em termos de trajetórias.

      D) Comentários finais (destacando como essa primeira rodada conduz vocês para o segundo Café Virtual. Será com a mesma pessoa? Se sim, quais aspectos vocês imaginam levantar? Se outro nome vem na cabeça de vocês, quem e por que? Como as duas rodadas se complementam na expectativa original de vocês?

      Abraços e até!!

      Pin on It's A Small World


  • (Sobre Atividade#3_Há vagas)

    Pessoal, por favor, compartilhem aqui os seus respectivos links para os vídeos criados nesta atividade.

    Este pedido é para os registros da disciplina. A identidade de vocês continuará preservada no Youtube.

    E àqueles que tiveram os vídeos destacados entre os melhores desta edição, por favor, sinalizem também!

    Para isso, SUGESTÃO: enviar documento (.doc ou .ppt) com link do youtube e a eventual distinção de 'melhor vídeo 23'.

    Obrigada!!

    8bit Boing Sticker - 8bit Boing Premio Stickers

  • Conteúdo Aula 11

    Pessoal, aqui conteúdo da Aula 11!

    Apreciem SEM moderação!!!! 

  • Chegando ao fim do começo!

    Pessoal, eis que nossa trajetória começa a se aproximar do fim....

    Que seja o fim do começo de uma linda e impactante história de cada um de vocês á frente da transformação da nossa sociedade sob os princípios do desenvolvimento sustentável e do re/pensar da gestão de negócios 9alimentares).

    Mas antes do 'fim', aqui, vou começar a organizar os envios das atividades programadas para esta semana!

    Abraços e até a Grande Defesa na semana que vem!!

    Vivian 

  • Cafés Virtuais com Mentores

    Pessoal, aqui, por favor, insiram conteúdo da Atividade 9:

    - Fotos dos dois cafés virtuais realizados com mentores e todos os integrantes do grupo

    - e Feedbacks recebidos (comentários, críticas e aprimoramentos realizados após a troca com mentores)

  • Pitches e Materiais Ed 2023_Gestão Industrial

    Drive Diurno:
    https://drive.google.com/drive/folders/1SkrVmNy2vH_nLQXqh8aagNgEhpp93ZXI?usp=sharing


    Drive Noturno:
    https://drive.google.com/drive/folders/1yx2WRpT23dW5ineZvNoXHKCd4SXMMxx_?usp=sharing