Programação
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Este curso inclui o conteúdo teórico da disciplina ZEA1000. Está dividido em tópicos que incluem slides das aulas, apresentações sobre os pontos essenciais de cada tema e exercícios ou atividades para auxiliar no processo de aprendizado e avaliação.
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Envie neste fórum dúvidas que você tiver sobre:
- o andamento da disciplina
- listas de exercícios
- tarefas
- aulas práticas
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Vídeo que mostra a reação de crianças consumindo chocolate amargo pela primeira vez.
Podemos verificar que há uma expectativa que não é atendida...
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Vídeo que mostra a reação de pessoas britânicas consumindo doces americanos.
Podemos verificar que há uma diferença de cultura e hábito alimentar...
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Vídeo em língua inglesa que mostra a reação de pessoas ao provar rações militares. Não há informações sobre as reações serem genuínas ou não.
Verifiquem o que ocorre em relação à expectativa.
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Clique aqui ou na imagem para acessar o vídeo aula Percepção sensorial - parte 2.
Este vídeo foi produzido em 2020, sendo o primeiro tópico ministrado de forma remota devido a pandemia de Covid.
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Slides da Aula 2 - Percepção Sensorial
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Vídeo do The Food Processing Center que mostra um pouco o lay out de um laboratório de Análise Sensorial.
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Roteiro da Aula Prática 1, no qual encontrarão detalhes sobre as soluções de gostos básicos, substâncias utilizadas no teste de reconhecimento de aromas e as tabelas de codificação.
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Instruções para elaboração do relatório da AULA PRÁTICA 1
1. O relatório deve ser anexado no E-Disciplinas/Moodle na tarefa que foi criada para entrega da atividade correspondente à aula prática 1. O arquivo menciona necessidade de entrega impressa, mas não é necessário; façam entrega pelo E-Disciplinas apenas. Não é necessário imprimir o relatório para me entregar.
2. Apenas 1 aluno do grupo anexa a tarefa, porém a primeira página (ou tela visível) do relatório deve indicar qual é a aula prática e os nomes dos alunos que fazem parte do grupo.
3. No caso da primeira aula prática o arquivo deve ser anexado em PDF, porém a compilação dos dados e as respostas e cálculos podem ter sido feitos em planilha Excel (por exemplo) salva como PDF - basta que eu consiga ler e comentar as respostas às perguntas que foram feitas.4. Não é preciso fazer introdução e colocar metodologia. No caso desse primeiro relatório as perguntas se referem às conclusões que podem ser tiradas dos dados obtidos.5. Na questão 2 é preciso comparar os resultados obtidos em aula com os dados de um estudo apresentados em um slide da aula sobre percepção sensorial. Os dados do estudo foram expressados em mM e os da aula prática em g/mL; o correto é fazer a conversão para conseguir fazer uma comparação adequada.
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Este relatório está com data de entrega estendida pois a próxima aula teórica será importante para que respondam uma das questões.
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Cada turma deverá usar todos os dados obtidos em seu período para fazer o relatório.
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Clique aqui ou na imagem para acessar o vídeo.
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Os slides da aula 4 estão atualizados e englobam inclusive slides sobre Escalas sensoriais, tema que não abordei na aula teórica presencial (tenho feito e farei comentários sobre as escalas a medida que formos utilizando tais escalas em diferentes momentos da disciplina). Há vídeos dessa aula disponíveis e divididos nos 3 tópicos diferentes como podem ver acima e abaixo.
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O documento contém um questionário que pode ser utilizado para o recrutamento com questões que ajudam a verificar o estado de saúde e capacidade de comunicação de avaliadores. Também contém um teste para verificar se os avaliadores têm boa percepção visual e conseguem utilizar escalas.
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Clique aqui ou na imagem para acessar o vídeo.
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Lista com 6 exercícios sobre Métodos discriminativos cuja análise de dados é feita com estatística não paramétrica.
Dúvidas sobre a resolução serão sanadas em aula.
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Lista com exercícios resolvidos para que confiram os resultados que obtiveram. Dúvidas poderão ser esclarecidas na aula do dia 14/06.
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Arquivo com instruções do preparo da aula e com as questões a serem respondidas para o relatório da aula prática
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Arquivo que contém as respostas ATUALIZADAS obtidas no Teste de Comparação pareada dos cursos noturno e diurno. O total de respostas obtidas no noturno e diurno deverá ser utilizado para responder as questões do relatório.
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Arquivo que contém as respostas ATUALIZADAS obtidas no Teste Triangular dos cursos noturno e diurno. O total de respostas obtidas no noturno e diurno deverá ser utilizado para responder as questões do relatório.
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Este tutorial foi utilizado para que os alunos pudessem realizar atividade prática da disciplina em casa durante o período de ensino remoto.
NÃO É UMA ATIVIDADE QUE PRECISA SER REALIZADA NO CURSO EM 2023.
ESTÁ DISPONIBILIZADA PARA QUE OS ALUNOS QUE NÃO PARTICIPARAM DA PRÁTICA 2 VISUALIZEM A MONTAGEM DOS TESTES. PODE SERVIR PARA ESCLARECER COMO CONTABILIZAR AS RESPOSTAS NO MOMENTO DA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO.
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884.7 Kb Documento PDF Carregado 20/03/2023 21:24
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Esta lista de exercícios está em planilha Excel. FORAM FORNECIDAS AS ANOVAS OBTIDAS COM OS DADOS DOS EXERCÍCIOS 4, 5 E 6 PARA AQUELES ALUNOS QUE NÃO TÊM ACESSO À ANALISE DE DADOS DO EXCEL OU DE OUTRO PROGRAMA ESTATÍSTICO.
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Arquivo com o Roteiro da aula prática 3 e questões para elaboração do relatório
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Lista com exercícios resolvidos para que confiram os resultados que obtiveram. Dúvidas poderão ser esclarecidas na aula do dia 14/06.
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Arquivo com a Palestra proferida por Samuel H. Gomes de Sá - Utilização de QR CODE e ferramentas Google aplicadas a análise sensorial de alimentos
Nos últimos slides há informação sobre a atividade de Elaboração de Questionário para pesquisa com consumidor. Esta atividade deverá ser entregue até 05 de julho, mas precisa ser iniciada e discutida entre alunos do grupo com orientação da professora e aluno PAE com antecedência.
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Tarefa relacionada a utilização de formulários Google para avaliação de Perfil de consumidor
Deve ser enviado link para o questionário criado, na forma de QRcode.
O QRcode pode ser colocado em arquivo Word, PDF, imagem...., o importante é que testem para verificar se pode ser adequadamente lido.
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Nesta aula faremos testes afetivos de Comparação pareada - preferência (com requeijão cremoso) e Teste de aceitação (com suco/néctar de goiaba).
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Arquivo com roteiro da AULA PRÁTICA com teste de Comparação-pareada preferência com requeijão e teste de aceitação com suco/néctar de goiaba.
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Acessem o questionário Google para responder algumas questões sobre palestra e utilização de QRcodes na codificação de amostras.
A resposta é individual e obrigatória.
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Para a elaboração do Relatório 4 vocês deverão utilizar os dados do Teste de Comparação pareada-preferência compilados tradicionalmente e disponibilizados em arquivo abaixo, mas para o Teste de Aceitação deverão usar as planilhas do Google. As planilhas (lembrem-se que foram 3 formulários respondidos) com as respostas dos avaliadores para cada amostra estão disponíveis nos links abaixo:
Amostra A:
https://docs.google.com/
spreadsheets/d/ 1YoLuASlQXqKl9lqOt4oqdglZWTCX7 X9KtpSjPQFU30k/edit?usp= sharing Amostra B:
https://docs.google.com/
spreadsheets/d/ 1TVhXYIVKFkLfG3FdigtZ8uSn_ vw2NRnzLw_kC3G78MQ/edit?usp= sharing Amostra C:
https://docs.google.com/
spreadsheets/d/1- GK7Zp8VOHjs7Ok1K887GGN1InF39oP UfRcnZWmtMB8/edit?usp=sharing Para trazer essas informações para o excel vocês podem baixar as planilhas, importar utilizando o link fornecido ou somente copiar e colar já que informações novas não serão inseridas. Notem que as respostas contém a nota seguida de sua respectiva descrição (Ex: 6 - Gostei ligeiramente), portanto será necessário separar os valores numéricos do texto subsequente para que seja possível realizar a estatística. Existem várias formas de se realizar essa tarefa, mas a mais simples é utilizando a ferramenta do Excel chamada "Texto para colunas", disponível na guia "Dados". Para aqueles que não conhecem a ferramenta, segue um vídeo explicativo de como utilizá-la (https://www.youtube.com/
watch?v=R93zBf4FcWo&t=269s&ab_ channel=EXCELCOMPROP%C3%93SITO ). Após utilizar a ferramenta vocês irão notar que o conteúdo da célula será dividida em duas outras células, uma contendo somente o número e outra contendo o hífen seguido da descrição. As células contendo as descrições poderão ser apagadas e a estatística poderá, então, ser aplicada aos numeros.
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AULA 11 - Métodos descritivos - Perfil de Sabor, Perfil de Textura, ADQ, Perfil livre, Perfil flash, Spectrum, Tempo Intensidade, Testes descritivos com consumidores
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Este vídeo apresenta as informações da aula Métodos descritivos - Parte 1, e detalha as técnicas descritivas Perfil de Sabor, Perfil de Textura e ADQ.
Clique na imagem para acessar o vídeo.
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Vídeo com o conteúdo Métodos descritivos - Parte 2, com detalhamento das técnicas descritivas Perfil livre, Perfil flash, Spectrum, Tempo Intensidade, Testes descritivos com consumidores.
Clique na imagem para acessar o vídeo.
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Clique aqui ou na imagem para acessar o vídeo.
Não deixem de ver este vídeo, que aborda como podemos obter informações muito interessantes e úteis quando temos dados de Análises sensoriais descritivas e afetivas e também dados de análises físico-químicas realizadas em produtos.
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Essa lista já contém indicações de como fazer as resoluções. Dúvidas poderão ser esclarecidas na aula de 14/06.
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AULA 12 - Prática 5 - Realizada em sala de aula sobre a técnica Listagem Livre e levantamento de terminologia descritiva da ADQ e CATA
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Este vídeo mostra a condução de uma análise descritiva realizada com alunos do ensino médio.´De uma forma muito simples mostra algumas etapas desde o desenvolvimento dos termos descritivos até a obtenção do perfil sensorial dos produtos.
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Os dados obtidos nessa aula deverão ser analisados em conjunto com os dados da Aula prática 5 para elaboração de um único relatório que terá PESO 2 na média de relatórios.
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Arquivo com roteiro da aula que foi realizada em duas partes, AULA TEÓRICO-PRÁTICA realizada em sala de aula e depois AULA PRÁTICA com teste descritivo Perfil Flash com com biscoitos tipo wafer sabor chocolate.
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ALUNOS QUE PARTICIPARAM DE UMA DAS DUAS AULAS PODEM FAZER O RELATÓRIO.
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
· Deverá ser feito considerando-se as duas aulas práticas; AULA 5: Desenvolvimento da terminologia descritiva e AULA 6: Avaliação de amostras por Perfil flash
Deve conter Objetivos, Resultados, e Discussão e Conclusão.
· EM RELAÇÃO À AULA 5: Relatar a diferença (eficiência, facilidade) entre levantar os descritores pelo método Listagem Livre e pelo Método Rede.
· EM RELAÇÃO À AULA 5: Pelo menos 2 termos descritivos de Aparência, 2 de Aroma, 2 de Gosto/Sabor e 2 de Textura utilizados deverão ser definidos e deverão ser descritas quais seriam referências de mínimo e máximo.
· EM RELAÇÃO À AULA 6: Cada aluno deverá compilar os resultados de ordenação (PERFIL FLASH) das próprias fichas e tabelar os resultados em planilha Google/Excel com link no E-Disciplinas e compartilhada com todos pelo Drive do Google.
· EM RELAÇÃO À AULA 6: Cada relatório deve conter os resultados dos alunos do próprio grupo mais os resultados de colegas até se obter resultados de no mínimo 12 pessoas (24 resultados).
· EM RELAÇÃO À AULA 6: Analisar os dados e apresentar os resultados conforme as etapas descritas na planilha Google.
· EM RELAÇÃO À AULA 6: As fichas de avaliação dos alunos do grupo deverão ser digitalizadas e colocadas como anexos do relatório. NÃO PERCAM AS FICHAS! Alunos que participaram da aula e que não apresentarem as fichas no relatório terão apenas 60% da nota do relatório.
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Relatório da aula prática 7, baseado em dados reais para o Teste de Ordenação-Preferência e em dados fictícios para o Teste CATA.
Poderá ser entregue apenas pelos alunos que precisam repor alguma nota de relatório, para melhorar a média.
Rearranjo de membros de grupo é permitido, com máximo de 6 alunos por grupo mantido.
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As questões a responder no relatório estão no roteiro.
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Respostas do Teste de Ordenação-preferência e serem analisados para responder as questões do relatório.
Utilizem o total de respostas - DIURNO + NOTURNO
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