Programação

  • Vamos iniciar uma história...

    Caríssimos estudantes, 

    inicialmente gostaria de parabenizá-los pelo ingresso na Universidade de São Paulo, é um imenso prazer tê-los conosco e em um novo momento em relação à pandemia. Agora já podemos nos encontrar presencialmente, o que considero essencial para a formação profissional e pessoal. Acredito que será uma longa e frutífera parceria, com muitos aprendizados e transformações...  Estarei encaminhando semanalmente conteúdos via e-Disciplinas e estou sempre disponível pelo e mail carmen@ffclrp.usp.br ou telefone 3315-3660. 


  • O cuidado em saúde - aula 28/03

    Nessa aula assistiremos o filme "Pacth Adams - o amor é contagioso" e a discussão será baseada em nossas experiências no campo da saúde e no texto "Saúde, Atitude e valores".  Conforme combinado o texto deverá ser lido antes da aula. 

  • A saúde em questão - humanização 11/04

    Nessas próximas semanas discutiremos os textos "Ciência, Técnica e Humanismo" e "Saúde, atitude e valores" que contextualizam o momento atual e introduz a questão da saúde. Nos ajudará a problematizar os contextos atuais, tanto da saúde, quanto da educação, para que possamos nos posicionar como futuros profissionais da área da saúde.  Deixo disponível como atividade complementar e para quem tiver interesse a entrevista feita com o Patch Adam no Programa Roda Vida da Tv Cultura.

  • Humanização e saúde - 18/05

    Nesta aula daremos continuidade a discussão iniciada no dia 11/03, a partir das respostas que deram em aula. Peço que leiam o texto "O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde" José Ricardo Ayres. 




    • O texto apresenta o contexto histórico para o desenvolvimento do Modelo Biomédico, ainda em vigência no campo da saúde. Aponta para a necessidade de mudanças - Modelo Biopsicossocial. Na aula  esse processo dinâmico de transformação na área da saúde. Boa leitura!!

  • Modelo Biomédico - 25/04

    Nesta aula iremos dar continuidade ao texto do Ayres sobre o cuidado e discutir o modelo biomédico, bem como as transformações que vem ocorrendo na área da saúde. Finalizarei com uma aula teórica sobre o assunto.  

    Para tanto vocês precisarão ler, atentamente, o texto "Modelo Biomédico".


  • Políticas de saúde - modelos assistenciais - 02/05

    Neste momento, creio que  já ampliamos o nosso conceito de saúde e também pudemos compreender a complexidade dos Sistemas de Saúde e como eles e seus modelos assistenciais, assumem papel importante na boa saúde de uma sociedade.  É possível demonstrar que um sistema de serviços adequadamente organizado tem um impacto significativo na expectativa de saúde das populações, entendida como o quanto uma pessoa viverá com saúde. O filme SICKO colaborará para o aprofundamento destas questões.

    Vamos assistir e discutir o  documentário "SICKO - SOS Saúde" e Michael Moore que critica o sistema de saúde dos Estados Unidos da América e apresenta como negociatas políticas e lobbying de seguradoras de saúde e empresas farmacêuticas, mantêm um sistema que trata saúde como mercadoria. O exemplo de outros países que adotaram a medicina socializada serve para mostrar uma proposta alternativa de saúde, entendida como um direito de todos, financiado solidariamente pela sociedade e garantido através de políticas públicas e práticas eficazes.


  • História das políticas de saúde no Brasil - 09/05

    Nesta aula iremos conhecer um pouco da nossa história e das políticas de saúde no Brasil para que possamos compreender a situação atual e a construção do Sistema Único de Saúde.

    Vamos assistir aos vídeos. Leiam o texto! 


    • SUS: a Saúde do Brasil é um convite para conhecer a Política de Saúde do Brasil, instituída com a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de outubro de 1988.
      A proposta é apresentar, com uma abordagem didática, lúdica e criativa, os aspectos mais essenciais da saúde no Brasil e, ao fazê-lo, estimular a reflexão sobre o papel de cada um e consequentemente sobre a importância da participação social para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso País.
      Ministério da Saúde (2011)

  • Sistema Único de Saúde - Apresentação da observação do Serviço - Cartão SUS - 16/05

    O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da sociedade brasileira! Foi formalizado a partir das leis orgânicas da saúde, com o propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população, tornando obrigatório e gratuito o atendimento a todos os indivíduos. Abrange do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos e é o único a garantir acesso integral, universal e igualitário.

    Iniciaremos a aula com a apresentação da observação que vocês fizeram do serviço de saúde, que está vinculado a área de abrangência da sua residência (obtenção da carteira  nacional de saúde). Na sequencia discutiremos o SUS.  Anotem as impressões sobre o serviço, vamos iniciar a partir da experiencia de vocês. 

    • A leitura do texto "O modo psicossocial: um paradigma das práticas substitutivas ao modo asilar" de Abílio da Costa-Rosa é fundamental para que possamos compreender as diferenças entre o modelo asilar (manicomial) e o modelo psicossocial, que são tão profundas que podemos dizer de uma mudança paradigmática no campo da saúde mental.  Boa Leitura!!

    • O texto complementar "Centro de Atenção Psicossocial: a metamorfose como estratégia" de Jonas Melman, apresenta uma reflexão crítica sobre o CAPS, e assim, sobre os serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Penso que complementa o percurso já realizado. 

  • Reforma Psiquiátrica - 23/05

    Vamos conhecer um pouco das transformações que ocorreram no campo da assistência em saúde mental. Vamos iniciar respondendo de forma pessoal, o que é loucura.

  • Grupo Comunitário de Saúde Mental - 30/05

    Olá pessoal, espero encontra-los bem!
    Vamos aprofundar o conhecimento em relação modo psicossocial e conhecer um dispositivo de cuidado no campo da saúde mental, o Grupo Comunitário de Saúde Mental, que nasceu no campus da USP em Ribeirão Preto, no contexto das mudanças propostas pela Reforma Psiquiátrica. 

  • Aula Reforma Psiquiátrica - Complementar 06/06

  • Trabalho de Psicologia - 13/06

    Pessoal seguem as orientações em relação ao trabalho. É importante o envolvimento com a proposta para que possamos ampliar o nosso conhecimento sobre o trabalho no campo da saúde.. Bom trabalho!

  • Psicologia da Saúde -20/06

    Vamos conhecer a respeito da inserção do psicólogo no campo da saúde, com foco na Atenção Primária e na  Estratégia Saúde da Família. Não esqueçam de ler o texto indicado para essa aula.