Programação

  • Aula 29/03 - Presencial

  • Aula 05/04 - Sem aula (semana da Páscoa)

  • Aula 12/04 - Videoaula 1

    • Índice:

      1. Definição de mito
      2. Continuidade cultural intercivilizacional
      3. Narrativas do ciclo de Baal e Anat (Ugarit)
      3.1. Criação dos deuses
      3.2. Criação do mundo
      4. Poema masopotâmico: Enuma elish
      5. Continuidade e ruptura entre os textos bíblicos e as tradições pam-orientais
      6. Gênesis
      6.1. Discussão sobre o termo bereshit
      6.2. Discussão sobre o verbo barah
      6.3. Definição de El e Elohim
      6.4. Merisma: dois extremos que designam totalidade e unidade
      6.5. Discussão sobre a expressão tohu wavohu
      6.6. Definições sobre o termo ruach
      6.7. Teofanias bíblicas
      6.8. O silêncio quebrado pela palavra
      6.9. Definições sobre o termo tov
      6.10. Ato criador: a palavra, nome
      6.11. Criação em estágios no modelo de 6 dias + 1 e ordenação do mundo

  • Aula 19/04 - Videoaula 2

    • Índice:

      1. Separação das águas
      2. Discussão do termos qav e miqveh
      3. Desautorização do deus Mar
      4. Definições sobre o termo zera'
      5. Criação dos luminares maior e menor
      6. Verbo barah para criação de taninim hagedolim
      7. Discussão sobre o termos leviatan e tanin
      8. Sentidos do termo nefesh
      9. Panteão divino na Bíblia e no Oriente Médio Antigo
      10. Discussão sobre a imagem e semelhança (tselemdmut)
      11. Discussão sobre o termo 'adam
      12. Governança dos humanos e sobre a criação
      13. Discussão sobre os termos wayshbot e shabat
      14. Definições sobre o termo qadosh

  • Aula 26/04 - Videoaula 3

    • Índice:

      1. Tempo hiatal marcado pela negação
      2. Apresentação do tetragrama (Adonai)
      3. Hierogramia cósmica entre céu e terra
      4. Epíteto shaday (El) e paralelismo com shadaym
      5. Fonte de fertlidade de água
      6. Discussão sobre os termos 'adam e 'adama
      7. Plantação do Éden (be'eden miqedem)
      8. Árvore do conhecimento (merisma)
      9. Rios do Éden e sua localização
      10. Discussão sobre o termo Éden
      11. Figura de linguagem hendíades
      12. Discussão sobre o termo 'ezer kenegedo
      13. Definições sobre o termo tsela
      14. Discussão sobre os verbos modelar e construir
      15. Aparição dos termos 'ishah e 'ish
      16. Vênus de Willendorf
      17. Definições do termo davaq
      18. Observação do editor no versículo 24
      19. Definições sobre os termos zachar e neqevah

  • Aula 03/05 - Presencial

    • Índice:

      1. Definição e discussão sobre termo 'arum
      2. Marcas discursivas e cênicas entre a serpente e a mulher
      3. Sentidos do verbo lada'at
      4. Sentidos do verbo le'askil
      5. Os sentidos de Eva
      6. Conhecer a humanidade, a nudez e a vergonha
      7. Significado da expressão ouvir a voz
      8. O temor reverencial
      9. Marcas discursivas e cênicas entre Deus e o homem
      10. A maldição como redução de status
      11. Sentidos do termo 'afar
      12. Sentidos do termo 'itsavon
      13. Hierarquia de gênero fruto da punição
      14. Maldição da terra
      15. Pecados que poluem a terra
      16. Seres híbridos guardiões
      17. O tom irônico da narrativa da serpente

      Aula dada presencialmente em 03/05.

  • Aula 10/05 - Videoaula 4

    • Índice: 

      1. A expressão bnei ha'elohim
      2. Sentidos do termo mal'akh
      3. Justaposição entre a cena celeste e a cena terrena
      4. Definição sobre o termo laqachat em cenas matrimoniais
      5. Discussão sobre o termo nefilim
      6. Natureza carnal (basar) e naturaza espitural (ruach) residindo no humano
      7.120 anos: três ciclos de 40 anos
      8. Coração: sítio do discernimento
      9. Ideia-ação: uma ideia não está desvinculada à ação
      10. Discussão sobre hielel ben shachar
      11. Discussão e definição de Lúcifer para a tradição cristã (por Quéfren de Moura)
      12. Sentidos do termo satan
      13. Discussão sobre o nome iov e o termo 'uts
      14. A retidão de Jó
      Obs: Turma, pulamos a aula sobre Cain e Abel porque a Suzana dará presencialmente semana que vem ;)

  • Aula 17/05 - Presencial

    • Índice:

      1. Rivalidade bíblica
      2. Relações lícitas e ilícitas
      3. Relação lícita: usos de lada'at e davaq
      3. Sentidos do nome de cain
      4. O valor empírico da mulher que nomeia o filho
      5. Discussão sobre qaniti 'ish 'et h'
      6. Figuras de parentesco denomeiam o pernsonagem
      7. Sentidos do nome hevel
      8. Discussão sobre a expressão qetz yamim
      9. Definições e difirenças entre pecado e transgressão
      10. O pecado acocorado à porta
      11. Remetência a Gn. 3:16
      12. Campo como cenário para ação ilícita
      13. Sentidos do termo wayakam
      14. Didática bíblica sobre perguntas retóricas
      15. Cain: o primeiro amaldiçoado
      16. Alienação e nomadismo de Cain
      Obs: esta aula foi dada presencialmente no dia 17/05.

  • Aula 24/05 - Videoaula 6

    • Índice:

      1. A palavra-chave hevel em Eclesiates
      2. Movimento circular em qohelet
      3. Contraposição entre trabalho com esforço ('amal) e vanidade (hevel)
      4. Ausência de saciedade como fonte de angústia
      5. Crítica à Gn. 1 com o uso so termo ra', contrapondo-se à tov
      6. Discussão sobre o termo 'et
      7. A civilização oriunda de Cain: 7 gerações
      8. Parelismo sintético
      9. Sentidos do nome de shet
      10. Sentidos do nome de 'enosh
      11. Invocar o nome de Deus: consciência do divino
      12. A genealogia patrilinear
      13. A hipótese documental

  • Aula 31/05 - Videoaula 7

    • Índice:

      1. Uso do eufemismo para a expressão amaldiçoar Deus
      2. Cena celestial e cena mundana
      3. Ausência de mal personificado
      4. Dicotomia entre bem e mal: hipóstase
      5. O Deus que testa
      6. Interprações sobre as ações da mulher de Jó
      7. Dilúvio bíblico e os mesopotâmicos
      8. Sentidos dos termos tsadiq e tam
      9. Sentidos do termo hamas
      10. Discussão sobre o termo teiva'
      12. Correlação entre cesta de vime e a arca
      13. Indícios da fonte sacedortal (P) na narrativa de Noé
      14. Fontes de água doce
      15. Convenção numérica: 40 anos
      16. O retorno ao estágio anterior à criação

  • Tópico 11

  • Aula 14/06 - Videoaula 8

    • Índice:

      1. Movimento das águas: loch washov
      2. Jogo de palavras com os termos manoach e Noach
      3. Aceitação da prece: Deus se lembra
      4. Revogação da maldição em Gn.3
      5. Coração como sítio do discernimento
      6. Ritmos do ciclo da vida: quatro pares de merismas
      7. Alimentação carnívora
      8. Instituição da primeira lei: sangue como elemental vital e santo
      9. Discussão sobre o go'el
      10. Relações contratuais: aliança
      11. Significado do arco para chuvas fertilizadoras
      12. Discussão sobre a expressão de legalot 'erwa
      13. Maldição de Canaã
      14. Decendência de Sem, Cão e Jafé
      15. Torre de Babel
      16. Discussão sobre a expressão 'ish 'et re'ehu
      17. Zigurates
      19. Significado de bab'el
      Pessoal, esta é a aula que a Suzana deu presencialmente dia 07/06. No dia, ela conseguiu dar apenas os capítulos 8 e 9 de Gênesis. Nesta aula gravada, ela ainda discute sobre a Torre de Babel, portanto, mesmo aqueles que vieram na presencial, é necessário assisti-la.  

  • Aula 21/06

  • Avaliação - Entrega 08/07