Programação

  • Aula 1 - Apresentação do Curso História do Pensamento Árabe I

    Moodle HP1 Aula 1 - Apresentação do Curso História do Pensamento Árabe I

    Caro aluno, 

    Esta é a primeira aula do curso História do Pensamento Árabe I na qual apresenta-se o cronograma e os métodos de aprendizagem e avaliação.

    O objetivo nesta aula é também determinar o alcance conceitual e a problematização temática que envolvem os três conceitos do título: história, pensamento e árabe.

     No primeiro caso, são abordados os diferentes modos pelos quais o conceito de história pode ser tomado (cíclica, teleológica, finalista, deificada, etc) para retornar ao conceito de registro classificatório cronológico.

     No segundo caso, entende-se que o conceito de pensamento diz respeito aos diferentes modos do pensar (abordados no curso Estudos sobre o Pensamento) abrangendo distintas manifestações. Além disso, destaque-se que o pensamento se apoia na história e esta na geografia, em que, até certo ponto, a imaterialidade de um extremo  relaciona-se com a materialidade do outro.

    Em terceiro, destaca-se que o conceito “árabe” deve ser tomado em seu deslize cronológico, acompanhado em sua complexidade e evolução quer geográfica, étnica ou linguística. 

    Veja os três textos de apoio e faça um resumo de cada um deles.

    Bom trabalho!

  • Aula 2 - Arábia Pré-islâmica - Geografia e História

    Moodle HP1 Aula 2 - Arábia Pré-islâmica - Geografia e História

    Caro aluno,

    Nesta segunda aula do curso História do Pensamento Árabe I  iremos percorrer as principais condições geográficas e históricas dos povos que habitavam a Arábia desde a pré-história até o surgimento do islã no século VII e.c. 

    O objetivo desse  percurso é construir uma abordagem panorâmica que envolva geografia, história, denominações dos povos, organização social e política, assim como os primeiros sistemas de crenças.

    Deve-se levar em conta que: 

    1- as primeiras definições do termo “árabe” tiveram como referência os povos da Península Arábica.

    2- que é necessário delimitar a primeira abordagem aos limites geográficos e às condições desérticas da Península.

    3- a partir dessa limitação, conhecer as estruturas sociais, econômicas e políticas dos  povos da península.

    Leia os três textos de apoio para esta aula, faça um resumo de cada um para memorizar as principais características apresentadas.

    Bom trabalho!


  • Aula 3- Arábia Pré-islâmica - Deuses, Mito e Pensamento

    Moodle HP1 Aula 3 - Arábia Pré-islâmica - Deuses, Mito e Pensamento

    Caro aluno,

    Nesta terceira aula do curso História do Pensamento Árabe I  vamos conhecer as principais crenças dos povos, observando que panteões são núcleos em torno dos quais organizam-se as sociedades. Assim, desde o princípio dos tempos, os deuses estruturaram a vida dos grupos e dos indivíduos. Cabe ver que tipo de filiação de crenças regeu a Arábia pré-islâmica. 

     Para isso, temos como guia:

    1) Que os tipos primordiais da história do pensamento são de 4 categorias: Mágico, Iniciático, Cifrado e Mítico. Esses quatro níveis apresentam-se nos quatro caudais hidrográficos: Tigre-Eufrates; Indo; Amarelo e Nilo, nos quais emergem as civilizações da Suméria, China, Indo-persa e Egito.

    2) Ao conhecermos os panteões de cada matriz, podemos identificar a filiação religiosa pré-islâmica, notadamente com as crenças de  Canaã, destacando-se o panteão de Ugarit, encimado pelo Deus El.

     3)Com isso, compreende-se melhor as divindades da Arábia pré-islâmica com seus deuses minerais, vegetais, astrais e antropomórficos, tal como as deusas e deuses Al-Lat, Al-'Uza, Al-Manat, Al-Lah, Al-Shams, indicando a filiação religiosa e étnica da Arábia vinculada, principalmente aos panteões das civilizações mesopotâmicas.

     Com esse quadro que envolve geografia, história e pensamento, tem-se uma compreensão abrangente dos aspectos de vida nômade do beduíno frente aos citadinos de Meca.

    Leia os textos de apoio, faça resumos ou fichamentos sobre as principais características apresentadas.

    Bom trabalho!

  • Aula 4 -O Pensamento Pluri- Natural

    Moodle HP1 Aula 4 – O Pensamento Pluri -Natural

    Caro aluno,

    Nesta quarta aula do curso História do Pensamento Árabe I,  tendo em mente as informações sócio-políticas e de crenças verificadas na aula anterior como sendo um pano de fundo do pensamento, iremos entrar em contato, agora, com uma das produções poéticas do pensamento criada no período pré-islâmico, denominada  "Poemas Suspensos". O propósito dessa leitura não é estudar o texto do ponto de vista literário, mas, epistemológico, ou seja, a partir do conteúdo descrito nos poemas, você deve procurar estabelecer o horizonte epistemológico pelo qual se movem as tribos beduínas no período pré-islâmico. Assim, por um lado, já observamos que há pluralidade quanto à organização social, política e da lei de cada tribo, caracterizando-se por um tipo de autonomia de cada clã. Por outro lado, como bem mostra o poema que separamos, o horizonte de percepção vincula-se à Natureza, observe as descrições do poeta a respeito do mundo sensorial que o cerca. Assim, o pensamento move-se em uma perspectiva da deificação dos elementos da natureza, ou seja, dos minerais, dos vegetais, dos astros e de algumas deidades antropomorfizadas. O resultado desses movimentos é um pensamento de caráter pluri-natural, ao mesmo tempo, pulverizado no campo político-social e no mundo das crenças, sempre atrelado às manifestações da Natureza. Nesse sentido, os níveis mágico e mítico do pensamento são, portanto, o que você deve observar como características do período, características que estarão presentes nas transformações que ocorrerão em seguida com o fato corânico.  

    Leia o texto de Hernandez e veja a concepção pré-islâmica do mundo.

    Leia o poema que separamos, recolha o horizonte do pensamento descrito pelo poeta.

    Faça uma relação entre os dois textos.

    Bom trabalho! 

     

  • Aula 5- A Transmutação dos Deuses

    Moodle HP1 Aula 5 – A Transmutação dos Deuses

    Nesta quinta aula do curso História do Pensamento Árabe I,  vamos consolidar o tipo de pensamento mágico e mítico que prevaleceu na Arábia Pré-islâmica. Os tipos primordiais que podemos localizar ao longo da história do pensamento universal são de quatro categorias: Mágico, Iniciático, Cifrado e Mítico. Esses quatro níveis apresentam-se nos quatro caudais hidrográficos: Tigre-Eufrates; Indo; Amarelo e Nilo, nos quais emergem, principalmente, as civilizações da Suméria, Acádia, Babilônia, Fenícia, Assíria, China, Índia, Pérsia e Egito. Ao conhecermos os panteões de cada matriz, podemos identificar a filiação dos deuses e das deusas pré-islâmicas, notadamente com as crenças de  Canaã, destacando-se o panteão de Ugarit, encimado pelo Deus El. Com isso, compreendem-se melhor as divindades da Arábia pré-islâmica com seus deuses minerais, vegetais, astrais e antropomórficos, tal como as deusas e deuses Al-Lat, Al-'Uza, Al-Manat, Al-Lah, Al-Shams, Ishtar e outras divindades, indicando a filiação de crenças e étnica da Arábia vinculada, principalmente, aos panteões das civilizações mesopotâmicas.

    Leia os textos de apoio, interesse-se em pesquisar outros materiais, faça resumos ou fichamentos sobre as principais características apresentadas.

    Bom trabalho!


  • Aula 6 -Maomé e a Profecia, O Fato Corânico e os Novos Paradigmas do Pensamento