Diagrama de temas
-
Assistir ao vídeo: O jogo de futebol proibido, de Francis Alÿs.
Noções gerais de jogo a partir de discussão sobre o vídeo. Do jogo tradicional aos jogos teatrais. Apresentação do curso, conversa sobre os modos de avaliação e jogos de apresentação. Acordos: aulas de 13h30 às 17h + produção de protocolos semanais.
Jogo das Crianças nº 19: Futebol Haram [ Jogos Infantis nº 19: Futebol Proibido ]
Mosul, Iraque, agosto de 2017
Cor, vídeo, 9'11 ''Link para o vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=1137234709965725
-
Levantamento de jogos jogados da infância aos dias de hoje. Jogo de atenção e jogo com enfoque em fisicalização. Os princípios dos Jogos Teatrais. Jogo sobre o ONDE (o espaço).
Leitura para próxima aula: Primeiro e segundo capítulo do livro “Improvisação para o teatro”: “A experiência Criativa” e “Procedimentos nas oficinas de trabalho”.
-
Encontro com Gilberto Icle – Palestra sobre Performance e Pobreza.
-
Jogo sobre o ONDE (o espaço).
-
Discussão sobre os dois capítulos de Viola Spolin e apresentação do glossário do livro. Jogo sobre o QUEM (o personagem).
Leitura para próxima aula: Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”, de Vicente Concílio e Ingrid Koudela.
Link para o texto: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019246
-
Discussão do artigo da Revista Urdimento. Jogo sobre o QUEM (o personagem).
-
Jogo sobre o QUE (a ação).
-
Jogo sobre o QUE (a ação).
Leitura para próxima aula: capítulo "Princípios gerais da análise pela ação", de Maria Knebel.
-
Discussão do capítulo da Maria Knebel. Desenvolvimento de Jogos Teatrais.
Leitura para próxima aula: “O Sistema de Jogos Teatrais”, de Flávio Desgranges.
-
Discussão do capítulo de Flávio Desgranges sobre o sistema de jogos de Viola Spolin. Rejogo de propostas mais interessantes do semestre.
-
Jogos Teatrais com o texto.
Leitura para próxima aula: ensinamento 11: “Um diálogo sincero: ensinar com amor”, de bell hooks.
-
Discussão sobre o capítulo da bell hooks. Jogo Teatral com texto.
-
Avaliação final.
-
CONCILIO, Vicente e KOUDELA, Ingrid. Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Florianópolis: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 34, 2019.
DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.
KNEBEL, Maria. Análise-Ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. São Paulo: Editora 34, 2016.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança. São Paulo: Ed. Elefante, 2021.
KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, Simões de A (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
KOUDELA, Ingrid. Protocolo dos protocolos. Montenegro: Revista da Fundarte, ano I, n.01, jan./jun.de 2001.
MORAES, Filipe Brancalião Alves de; VELOSO, Verônica. Em torno dos enunciados ou O que os enunciados mobilizam nas salas de aula e ensaio. In: PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros; VELOSO, Verônica (orgs.). Pedagogia das artes cênicas: múltiplos olhares. São Paulo: ECA-USP, 2022. p. 201-225. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/944
MOSCHKOVICH, Diego. O último Stanislávski em ação: ensaios para um novo método de trabalho. 1. ed. São Paulo: Perspectiva: CLAPS - Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski, 2021.
VIDOR, H. B. A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8224