Programação

  • Aula 1 (21/03)

    Assistir ao vídeo: O jogo de futebol proibido, de Francis Alÿs.

    Noções gerais de jogo a partir de discussão sobre o vídeo. Do jogo tradicional aos jogos teatrais. Apresentação do curso, conversa sobre os modos de avaliação e jogos de apresentação. Acordos: aulas de 13h30 às 17h + produção de protocolos semanais.


    Jogo das Crianças nº 19: Futebol Haram [ Jogos Infantis nº 19: Futebol Proibido ]
    Mosul, Iraque, agosto de 2017
    Cor, vídeo, 9'11 ''

    Link para o vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=1137234709965725

  • Aula 2 (28/03)

    Levantamento de jogos jogados da infância aos dias de hoje. Jogo de atenção e jogo com enfoque em fisicalização. Os princípios dos Jogos Teatrais. Jogo sobre o ONDE (o espaço).

    Leitura para próxima aula: Primeiro e segundo capítulo do livro “Improvisação para o teatro”: “A experiência Criativa” e “Procedimentos nas oficinas de trabalho”.

  • Aula 3 (11/04)

    Encontro com Gilberto Icle – Palestra sobre Performance e Pobreza.

  • Aula 4 (18/04)

    Jogo sobre o ONDE (o  espaço).

  • Aula 5 (25/04)

    Discussão sobre os dois capítulos de Viola Spolin e apresentação do glossário do livro. Jogo sobre o QUEM (o personagem).

    Leitura para próxima aula: Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”, de Vicente Concílio e Ingrid Koudela.

    Link para o texto: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019246

  • Aula 6 (02/05)

    Discussão do artigo da Revista Urdimento. Jogo sobre o QUEM (o personagem).

  • Aula 7 (09/05)

    Jogo sobre o QUE (a ação).

  • Aula 8 (16/05)

    Jogo sobre o QUE (a ação).

    Leitura para próxima aula: capítulo "Princípios gerais da análise pela ação", de Maria Knebel.

  • Aula 9 (23/05)

    Discussão do capítulo da Maria Knebel. Desenvolvimento de Jogos Teatrais.

    Leitura para próxima aula: “O Sistema de Jogos Teatrais”, de Flávio Desgranges.

  • Aula 10 (30/05)

    Discussão do capítulo de Flávio Desgranges sobre o sistema de jogos de Viola Spolin. Rejogo de propostas mais interessantes do semestre.

  • Aula 11 (06/06)

    Jogos Teatrais com o texto.

    Leitura para próxima aula:  ensinamento 11: “Um diálogo sincero: ensinar com amor”, de bell hooks.

  • Aula 12 (13/06)

    Discussão sobre o capítulo da bell hooks. Jogo Teatral com texto.

  • Aula 13 (20/06)

    Avaliação final.

  • Referências bibliográficas

    CONCILIO, Vicente e KOUDELA, Ingrid. Protocolos e Pedagogia do Teatro – da tradução dos protocolos de estudantes sobre Aquele que diz sim aos protocolos do “trabalho alegre”. Florianópolis: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 34, 2019.

    DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.

    KNEBEL, Maria. Análise-Ação: Práticas das ideias teatrais de Stanislávski. São Paulo: Editora 34, 2016.

    SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

    SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o Fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

    hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2017.

    hooks, bell. Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança. São Paulo: Ed. Elefante, 2021.

    KOUDELA, Ingrid e JUNIOR, Simões de A (org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

    KOUDELA, Ingrid. Protocolo dos protocolos. Montenegro: Revista da Fundarte, ano I, n.01, jan./jun.de 2001.

    MORAES, Filipe Brancalião Alves de; VELOSO, Verônica. Em torno dos enunciados ou O que os enunciados mobilizam nas salas de aula e ensaio. In: PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros; VELOSO, Verônica (orgs.). Pedagogia das artes cênicas: múltiplos olhares. São Paulo: ECA-USP, 2022. p. 201-225. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/944

    MOSCHKOVICH, Diego. O último Stanislávski em ação: ensaios para um novo método de trabalho. 1. ed. São Paulo: Perspectiva: CLAPS - Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski, 2021.

    VIDOR, H. B. A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades. ouvirOUver[S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8224