Programação

  • Aula 1

    Apresentação do curso

    Leitura de um capítulo do romance "Esboço", de Rachel Cusk

  • Aula 2

    Apreciação dos complementos ao texto de Rachel Cusk desenvolvidos pelos estudantes.

    Leitura para a próxima aula:

    Recomendação de leitura para a próxima aula: capítulo de Laura Barros e Virgínia Kastrup: “Cartografar é acompanhar processos” (pp. 52 – 75)

    PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.


    Clique o link https://desarquivo.org/sites/default/files/virginia-kastrup-liliana-da-escossia-eduardo-passos-pistas-para-o-metodo-da-cartografia.pdf para abrir o recurso.

  • Aula 3 - apresentação do inventário dos professores marcantes

  • Aula 4 - Retomada do inventário dos professores marcantes e discussão sobre o capítulo de Laura Barros e Virgínia Kastrup

    Recomendação de leitura para a próxima aula: Ao menos três cartas de Paulo Freire, contidas no livro de Paulo Freire: "Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar."

    Exercício de escrita: Redigir uma carta a um desses professores, contando a eles algo que aprendeu com ele ou ela a partir do seu exemplo.




  • Aula 5 - Escrita de cartas e comentários sobre a leitura de Freire (06/09)

    Tarefas remotas (PRAZO: 19/09)

    1) Ler três cartas do livro de Freire e comentá-las

    2) Escrever uma carta a um(a) professor(a) marcante de seu inventário

  • Aula 6 - Aproveitamento de estudos (13/09)

    1) Organização do caderno de campo do estágio na escola, levando em conta rastros, pistas trazidas até aqui, ajustes criativos e metodológicos. (Levar em conta as reflexões sobre o inventário, a carta e os textos de Virgínia Kastrup e Paulo Freire)

    2) Transformar em arquivo e postar no Moodle. Pode ser digitado ou escaneado (*para celulares, recomendo o App CamScanner, pois é fácil de usar). Prazo: 19/09

  • Aula 7 - Apreciação das partilhas cartográficas (20/09)

    1) Retomar questão 5 sobre o texto de Virgínia Kastrup

    2) Apreciação das partilhas cartográficas (cadernos de campo).

  • Aula 8 - Retomada do percurso (25/10)

    LEITURAS PARA PRÓXIMA AULA: 

    1) Texto de Gilberto Icle 

    2) CAPÍTULO "Teorias do currículo: o que é isso?" (no livro "Documentos de identidade: introdução às teorias do currículo")

  • Aula 9 - Discussão sobre currículo e noções teatrais (01/11)

    Discussão sobre currículo e noções teatrais, a partir da leitura do texto de Gilberto Icle e do capítulo "Teorias do currículo: o que é isso?". 


    LEITURA PARA PRÓXIMA AULA: Denise Rachel: "Há mais passado no presente do que se possa imaginar: a emergência do complexo do calçado na aula performática Treze Dias"

    Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/198536/187523


  • Aula 10 - Saída de Campo (08/11)

    Aula com Denise Rachel no CIEJA Ermelino Matarazzo

    Leitura recomendada para esse encontro: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/198536/187523

    10h às 12h

  • Aula 11 - Evento "Em defesa da escola" (22/11)

    LEITURA PARA PRÓXIMA AULA: 

    "Confrontação da classe social em sala de aula", de bell hooks (no livro "Ensinando a transgredir")

  • Aula 12 - Interseccionalidade na sala de aula (29/11)

    Discussão, a partir da leitura do capítulo "Confrontação da classe social em sala de aula" e de outras dinâmicas propostas. 

    ENTREGA FINAL DOS DIÁRIOS: 03/12 (domingo)

  • Aula 13 - Avaliação final da disciplina (06/12)

    Partilha dos diários, comentários sobre os estágios e avaliação da disciplina