Programação
-
Apresentação do curso
Leitura de um capítulo do romance "Esboço", de Rachel Cusk
-
Apreciação dos complementos ao texto de Rachel Cusk desenvolvidos pelos estudantes.
Leitura para a próxima aula:
Recomendação de leitura para a próxima aula: capítulo de Laura Barros e Virgínia Kastrup: “Cartografar é acompanhar processos” (pp. 52 – 75)
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
Clique o link https://desarquivo.org/sites/default/files/virginia-kastrup-liliana-da-escossia-eduardo-passos-pistas-para-o-metodo-da-cartografia.pdf para abrir o recurso. -
-
Aula 4 - Retomada do inventário dos professores marcantes e discussão sobre o capítulo de Laura Barros e Virgínia Kastrup
Recomendação de leitura para a próxima aula: Ao menos três cartas de Paulo Freire, contidas no livro de Paulo Freire: "Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar."
Exercício de escrita: Redigir uma carta a um desses professores, contando a eles algo que aprendeu com ele ou ela a partir do seu exemplo.
-
Tarefas remotas (PRAZO: 19/09):
1) Ler três cartas do livro de Freire e comentá-las
2) Escrever uma carta a um(a) professor(a) marcante de seu inventário
-
1) Organização do caderno de campo do estágio na escola, levando em conta rastros, pistas trazidas até aqui, ajustes criativos e metodológicos. (Levar em conta as reflexões sobre o inventário, a carta e os textos de Virgínia Kastrup e Paulo Freire)
2) Transformar em arquivo e postar no Moodle. Pode ser digitado ou escaneado (*para celulares, recomendo o App CamScanner, pois é fácil de usar). Prazo: 19/09
-
1) Retomar questão 5 sobre o texto de Virgínia Kastrup
2) Apreciação das partilhas cartográficas (cadernos de campo).
-
LEITURAS PARA PRÓXIMA AULA:
1) Texto de Gilberto Icle
2) CAPÍTULO "Teorias do currículo: o que é isso?" (no livro "Documentos de identidade: introdução às teorias do currículo")
-
Discussão sobre currículo e noções teatrais, a partir da leitura do texto de Gilberto Icle e do capítulo "Teorias do currículo: o que é isso?".
LEITURA PARA PRÓXIMA AULA: Denise Rachel: "Há mais passado no presente do que se possa imaginar: a emergência do complexo do calçado na aula performática Treze Dias"
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/198536/187523
-
Aula com Denise Rachel no CIEJA Ermelino Matarazzo
Leitura recomendada para esse encontro: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/198536/187523
10h às 12h
-
LEITURA PARA PRÓXIMA AULA:
"Confrontação da classe social em sala de aula", de bell hooks (no livro "Ensinando a transgredir")
-
Discussão, a partir da leitura do capítulo "Confrontação da classe social em sala de aula" e de outras dinâmicas propostas.
ENTREGA FINAL DOS DIÁRIOS: 03/12 (domingo)
-
Partilha dos diários, comentários sobre os estágios e avaliação da disciplina