Programação
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Apresentação do programa do curso, dos modos de avaliação e dos acordos comuns. Retomada dos princípios básicos dos Jogos Teatrais.
Leitura para próxima aula: ensinamento 11: “Um diálogo sincero: ensinar com amor”, de bell hooks.
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Jogo com o texto (parágrafo escolhido de bell hooks, trazer impresso). Apresentação da noção de Jogos Dramáticos e as diferentes acepções do termo. Experimentação de alguns Jogos Dramáticos.
Leitura para próxima aula: Introdução e Capítulo 1 do livro Jogar, Representar, de Jean-Pierre Ryngaert (p.21 a 73).
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FERIADO SEMANA SANTA + ETU (Mesa sobre Licenciaturas na Unesp)
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Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert . Experimentação de outros indutores de jogo propostos por Jean-Pierre Ryngaert em seu livro.
Leitura para próxima aula: Capítulo 3 do livro Jogar, Representar, de Jean-Pierre Ryngaert (p.113 a 192).
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Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert (cap. 1). Experimentação de outros indutores de jogo propostos por Jean-Pierre Ryngaert em seu livro.
Leitura para próxima aula: Leitura do texto de Audre Lorde.
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Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert (cap. 3). Jogos para atores e não atores e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal.
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Experiência de fruição do texto de Audre Lorde (trazer celular carregado e fones de ouvido). Experimentação de alguns jogos inspirados no Teatro do Oprimido.
Leitura para próxima aula: Capítulo "As técnicas do Teatro do Oprimido", do livro Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo, de Flávio Desgranges (p. 69 a 77) e sugestão de leituras complementares sobre o teatro de Augusto Boal.
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Discussão sobre texto de Flávio Desgranges e o teatro de Augusto Boal.
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Outras abordagens pedagógicas: interface entre linguagens.
Apresentação da pesquisa de mestrado: "Jogos do Olhar - procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral". Perspectiva de reunião e invenção de jogos, da análise fílmica à composição de cenas em diferentes locações.
Experimentação de jogos inspirados nos Viewpoints, de Anne Bogart e Tina Landau. -
Aula em espaço não convencional. Enquadramentos e pontos de vista. Jogos com campo de visão e coralidades. Composição de imagens estáticas, seleção de 3 imagens e definição de sequência de imagens.
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Aula em espaço não convencional. Jogos com coralidades. Desenvolvimento de jogo com as imagens estáticas.
Leitura para próxima aula: "Para desembaraçar os fios", de maria Lúcia de S. B. Pupo e um capítulo da dissertação "Jogos do Olhar: procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral" (2008).
Dissertação disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-10112010-113902/en.php
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Aula expositiva do texto "Para desembaraçar os fios", de Maria Lúcia de S. B, Pupo e um capítulo da dissertação "Jogos do Olhar: procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral" (2008).
Discussão sobre os textos
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Avaliação final, na qual proponho a elaboração de uma sequência didática, que poderá ser previamente elaborada e descrita na avaliação.
08h30- 11h: realização da prova
11h- 12h: avaliação geral -
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poética políticas. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1975.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2019.
DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: provocação e Dialogismo. São Paulo: HUCITEC,2017.
HOOKS, Bell. Ensinando Comunidade: Uma pedagogia da esperança. São Paulo: Ed. elefante, 2021.
LORDE, Audre. Usos do erótico: o erótico como poder. In Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
PUPO, Maria Lúcia. Para Alimentar o Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.
VELOSO, Verônica G. "Jogos do Olhar - procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral". Dissertação (Mestrado)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.