Programação

  • Aula 1 (20/03)

    Apresentação do programa do curso, dos modos de avaliação e dos acordos comuns. Retomada dos princípios básicos dos Jogos Teatrais.

    Leitura para próxima aula: ensinamento 11: “Um diálogo sincero: ensinar com amor”, de bell hooks.


  • Aula 2 (27/03)

    Jogo com o texto (parágrafo escolhido de bell hooks, trazer impresso). Apresentação da noção de Jogos Dramáticos e as diferentes acepções do termo. Experimentação de alguns Jogos Dramáticos.

    Leitura para próxima aula: Introdução e Capítulo 1 do livro Jogar, Representar, de Jean-Pierre Ryngaert (p.21 a 73).


  • 03/04

    FERIADO SEMANA SANTA + ETU (Mesa sobre Licenciaturas na Unesp)


  • Aula 3 (10/04)

    Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert . Experimentação de outros indutores de jogo propostos por Jean-Pierre Ryngaert em seu livro.

    Leitura para próxima aula: Capítulo 3 do livro Jogar, Representar, de Jean-Pierre Ryngaert (p.113 a 192).


  • Aula 4 (17/04)

    Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert (cap. 1). Experimentação de outros indutores de jogo propostos por Jean-Pierre Ryngaert em seu livro. 

    Leitura para próxima aula: Leitura do texto de Audre Lorde. 

  • Aula 5 (24/04)

    Discussão sobre o texto de Jean-Pierre Ryngaert (cap. 3). Jogos para atores e não atores e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. 

  • Aula 6 (15/05)

    Experiência de fruição do texto de Audre Lorde (trazer celular carregado e fones de ouvido). Experimentação de alguns jogos inspirados no Teatro do Oprimido. 

    Leitura para próxima aula: Capítulo "As técnicas do Teatro do Oprimido", do livro Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo, de Flávio Desgranges (p. 69 a 77) e sugestão de leituras complementares sobre o teatro de Augusto Boal. 

  • Aula 7 (22/05)

    Discussão sobre texto de Flávio Desgranges e o teatro de Augusto Boal. 

  • Aula 8 (29/05)

    Outras abordagens pedagógicas: interface entre linguagens. 
    Apresentação da pesquisa de mestrado: "Jogos do Olhar - procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral". Perspectiva de reunião e invenção de jogos, da análise fílmica à composição de cenas em diferentes locações. 
    Experimentação de jogos inspirados nos Viewpoints, de Anne Bogart e Tina Landau. 






  • Aula 09 (05/06)

    Aula em espaço não convencional. Enquadramentos e pontos de vista. Jogos com campo de visão e coralidades. Composição de imagens estáticas, seleção de 3 imagens e definição de sequência de imagens. 

  • Aula 10 (12/06)

    Aula em espaço não convencional. Jogos com coralidades. Desenvolvimento de jogo com as imagens estáticas. 

    Leitura para próxima aula: "Para desembaraçar os fios", de maria Lúcia de S. B. Pupo e um capítulo da dissertação "Jogos do Olhar: procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral" (2008). 

    Dissertação disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-10112010-113902/en.php


  • Aula 11 (19/06)

    Aula expositiva do texto "Para desembaraçar os fios", de Maria Lúcia de S. B, Pupo e um capítulo da dissertação "Jogos do Olhar: procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral" (2008). 

    Discussão sobre os textos

  • ABRACE- 26/06

  • Aula 12 (03/07)

    Avaliação final, na qual proponho a elaboração de uma sequência didática, que poderá ser previamente elaborada e descrita na avaliação. 
    08h30- 11h: realização da prova
    11h- 12h: avaliação geral 

  • Referências bibliográficas:

    BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poética políticas. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1975. 
    BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para Viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2019. 
    DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do Teatro: provocação e Dialogismo. São Paulo: HUCITEC,2017.
    HOOKS, Bell. Ensinando Comunidade: Uma pedagogia da esperança. São Paulo: Ed. elefante, 2021.
    LORDE, Audre. Usos do erótico: o erótico como poder. In Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
    PUPO, Maria Lúcia. Para Alimentar o Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.
    RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. 
    VELOSO, Verônica G. "Jogos do Olhar - procedimentos cinematográficos para a composição da cena teatral". Dissertação (Mestrado)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.