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AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DE INTERCÂMBIO
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AVALIAÇÃO SEMESTRAL PARA ALUNOS DE INTERCÂMBIO
Instrumentos de avaliação:
1. Síntese de um texto da bibliografia (escolha livre). Máximo: 2 páginas escritas. Valor: 2 pontos.
2. Paper. Dissertação sobre um dos 5 temas sugeridos. Escolha apenas um deles. Valor: 8 pontos. Extensão: máximo 12 páginas (incluindo capa e referências bibliográficas)
Observação: a média final será resultado da soma das duas atividades.
Data de entrega das atividades: última semana de junho, em papel impresso, em mãos.
Temáticas sugeridas
A. As relações de seu país com a United Nation Group of Experts on Geographical Names.
Explore o site https://unstats.un.org/unsd/geoinfo/ungegn/default.html. Busque informações sobre as relações de seu país com os grupos de trabalho ali operantes e descreva como se dá a normalização de nomes geográficos em seu país.
B. Endônimos e exônimos.
Considere os conceitos de endônimos (os nomes de “dentro”) e de exônimos e escolha uma das seguintes abordagens para dissertar:
- Endônimos e exônimos nos contatos interculturais em seu país de origem.
- Atuais políticas de seu país de origem para exônimos.
C. Toponímia indígena e a toponímia original de seu país.
Comparação de contatos culturais que geraram choques impactantes na nomeação dos lugares em seu país de origem com o que ocorreu no Brasil (choque intercultural com Europeus no período colonial). Os contatos podem haver ocorrido por meios pacíficos ou por invasões/guerras.
D. Línguas gerais.
Considerando os itens de programa que abordam os contatos linguísticos na formação da toponímia brasileira (línguas nativas e línguas africanas, sobretudo), verifique se o mesmo processo se deu em algum momento da formação da atual língua de seu país e disserte sobre o assunto.
E. Nomeações artificiais.
O último item de programa aborda a artificialidade na nomeação de bairros, ruas e mesmo cidades brasileiras - o nome nativo (indígena) não é original e foi dado por não nativos, não espontaneamente, por motivos políticos. Verifique se em seu país/região/cidade ocorre o mesmo e compare as duas realidades.
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