Programação
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Local das aulas: sala 311 - Bloco B do Prédio da Economia
Link das aulas: https://meet.google.com/awz-zcnr-nch
Link para entrega dos casos: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Trello - Plano de marketing (Trabalho final): https://trello.com/b/PYR0G80m/marketing-ii-2023 / Link para ser membro do Trello: https://trello.com/invite/b/PYR0G80m/ATTIfb819ff3a891cb3967185c45e8f55da67F71CBB6/marketing-ii-2023Datas das entregas do Plano de Marketing:23/03 - Etapa 1: Definição da empresa foco do Plano de Marketing
30/03 - Etapa 2: Missão, valores e metas estratégicas, táticas e operacionais
14/04 – Entrega pelo e-Disciplinas da prévia da nova identidade visual - somente essa entrega será pelo e-Disciplinas.
27/04 - Etapa 3: Proposta de uma nova identidade visual
04/05 - Etapa 4: Proposta de um programa de fidelização de clientes
11/05 - Entrega da 1° Versão do Plano de Marketing
18/05 - Etapa 5: Introdução de novos produtos no mercado
25/05 - Etapa 6: Proposta de um novo produto
01/06 - Etapa 7: Proposta de estratégias de canais e varejo
15/06 - Etapa 8: Proposta de uma estratégia de comunicação em massa
22/06 - Etapa 9: Proposta de uma estratégia de marketing digital
30/06 - Entrega da Versão final do plano de Marketing
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Departamento de Economia, Administração e Sociologia – ESALQ/USP
LES 318 – Marketing II
1s/2023
I. PROFESSOR RESPONSÁVEL:Prof. Dr. Eduardo Eugênio Spers
II. OBJETIVOS:• Conceituar gestão estratégica de mercado enquanto processo dinâmico;
• Capacitar o aluno a entender e aplicar as principais correntes teóricas sobre a análise estratégica e vantagem competitiva sobre a orientação para marketing;
• Contextualizar o cenário empresarial no que diz respeito à constante necessidade da organização avaliar as pressões por mudanças e;
• Compreender os usos e limitações da gestão estratégica e tática de marketing.
III. PROGRAMA ANALÍTICO:
1. Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing
2. Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade
3. Análise dos mercados organizacionais
4. Criação de brand equity
5. Dinâmica competitiva
6. Introdução de novos produtos no mercado
7. Gestão de varejo
8. Marketing digital
9. Vivência empresarial das estratégias de marketing de uma organização
10. Comunicação pessoal
11. Gestão de longo prazo de uma organização de marketing holístico
IV. TEXTO BÁSICO RECOMENDADO
Livro texto: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 15 ed., 2018, 986p.
AAKER, D. A. Administração Estratégica de Mercado. 9ª. ed., Porto Alegre: Bookman, 2012, 416p.
ABDALLA, Márcio Moutinho; CONEJERO, Marco Antonio; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. (Orgs) Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 2019. 264p.
ALMEIDA, L. F.; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. Relational exchange and partnerships: the Ipanema Coffee Case. Organizações Rurais & Agroindustriais, v.18, p.203 - 213, 2016. Disponível em: [http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1066/526]
BARNEY, Jay B; HESTERLY, Willian S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. 480p.
BRIDGER, Darren. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. São Paulo: Autêntica Business, 2018.
GALHANONE, Renata; ROCHA, Thelma Valéria; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. The Influence of Corporate Global Mindset on International Franchising: A study about Brazilian franchisors. RAUSP-E (SÃO PAULO), v.55, p.1 - 16, 2019. Disponível em: [http://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/RAUSP-08-2018-0069/full/pdf?title=the-influence-of-corporate-global-mindset-on-international-franchising-a-study-about-brazilian-franchisors]
HABERLI JÚNIOR, Caetano; OLIVEIRA, Tiago; SPERS, Eduardo Eugênio; YANAZE, Mitsuru. Performance, farmer perception, and the routinisation (RO) moderation on ERP post-implementation. HELIYON, v.5, p.e01784, 2019.
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização - conceitos. São Paulo: Cengage Learning, 12a. ed., 2019, 400p.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 208p. LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. São Paulo: Alta Books, 2018. 260p.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 800p.
MONTEIRO, Thel Augusto; SPERS, Eduardo Eugênio; GIULIANI, Antonio Carlos; PIZZINATTO, Nadia Kassouf. É possível segmentar pelo valor percebido? Uma aplicação em consumidores do ensino de música erudita. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v.12, p.102 - 122, 2013. Disponível em: [http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2311/pdf_118]
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 376p.
OLIVEIRA, Mirella Cais Jejcic de; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro; SABIO, Renata Pozelli; CHINI, J. A model for sensory analysis of foods and beverages: bounded rationality, atributes and perceptions in coffee and meat. Desafio Online, v.3, p.908 - 929, 2015. Disponível em: [http://seer.ufms.br/index.php/deson/article/view/1187]
REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. 400p.
ROCHA, Thelma Valéria; BORINI, F. M.; SPERS, E. E. A autonomia de marketing das subsidiárias estrangeiras no Brasil para desenvolvimento de novos produtos em multinacionais. Revista de Administração (FEA-USP), v.45, p.328 - 342, 2010. Disponível em: [http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1408]
ROCHA, Thelma Valéria; BORINI, F. M.; SPERS, E. E. A internacionalização das franquias brasileiras. Marketing (São Paulo), v.6, p.67 - 73, 2011.
SABIO, Renata Pozelli; MEIRELLES, F. S.; ROCHA, Thelma Valéria; SPERS, Eduardo Eugênio. Aspectos Mercadológicos da Exportação de Frutas Brasileiras para a União Europeia. Revista de Economia Agrícola (IMPRESSO), v.60, p.67 - 79, 2013. Disponível em: [http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=13485]
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2016.
SPERS, E. E. Estudo de Caso Dungulin State. Seminário Internacional PENSA/FIA/FEA/USP de Agribusiness, 1999.
SPERS, E. E., Aracruz: internacionalizando a dívida no balcão de Nova York. Revista Case Studies. IBMEC, Rio de Janeiro, ano 2, no. 7, jan./fev. 1998, 54-69p.
Artigos Acadêmicos
HABERLI JÚNIOR, Caetano; SPERS, Eduardo Eugênio; YANAZE, Mitsuru. Brazilian farmer perception of dynamic capability and performance over the adoption of enterprise resource planning technology. International Food and Agribusiness Management Review, v.1, p.1 - 14, 2020. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/10/ifamr2020.0029.pdf
OLIVEIRA, Anny Clemente Santiago; ARAUJO, Thaís Helena; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro; SPERS, Eduardo Eugênio; SPERS, Eduardo Eugênio. Consumer Preferences for Potato Cultivars with Different Culinary Aptitudes: a Case Study from São Paulo. American Journal of Potato Research, p.1 - 12, 2020. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/12/10.1007_s12230-019-09756-1.pdf
BURNIER, Pedro Carvalho; BARCELLOS, M. D.; SPERS, Eduardo Eugênio. Role of sustainability attributes and occasion matters in determining consumers’ beef choice. Food Quality And Preference, v.1, p.104075, 2020. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/09/Sustainability-attributes-and-occasion-beef.pdf
AGUERO DIAS LEONA, Felix; SPERS, Eduardo Eugênio; MALUF DE LIMA, Lilian. Self-Esteem and Visual Attention in Relation to Congruent and Non-Congruent Images: A Study of the Choice of Organic and Transgenic Products Using Eye Tracking. Food Quality And Preference, v.84, p.103938, 2020. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/04/1-s2.0-S095032932030207X-main.pdf
CHEUNG, Thelma Lucchese; AGUIAR, Luis A. Kluwe; SPERS, Eduardo Eugênio; CUNHA, Lilian Maluf de Lima. The Brazilians’ sensorial perceptions for novel food - cookies with insect protein. Journal of Insects as Food and Feed, p.1 - 14, 2020. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/12/10-1108_BFJ-12-2019-0904.pdf
SILVA, Leonardo Aureliano; HAGIHARA, Ana Cláudia Tachibana; CARVALHO, Luiz Gonzaga Assumpção; SPERS, Eduardo Eugênio. Crowding, Desconto Promocional e Privacidade do Consumidor em Restaurantes. International Journal Business Marketing, v.4, p.30 - 40, 2019. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2020/03/128-1-584-2-10-20200207.pdf
BURNIER, Pedro Carvalho; SPERS, Eduardo Eugênio; GUERRA, Diego de Souza. Effect of Production Process and Attitudes on the Intent to Buy Sustainable Beef. Journal of International Food & Agribusiness Marketing, v.3, p.1 - 27, 2019. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2019/10/Doc.-X-88.pdf
HABERLI JÚNIOR, Caetano; OLIVEIRA, Tiago; SPERS, Eduardo Eugênio; YANAZE, Mitsuru. Performance, farmer perception, and the routinisation (RO) moderation on ERP post-implementation. Heliyon, v.5, p.e01784, 2019. Link: https://spers.pro.br/site/wp-content/uploads/2019/10/Doc.-X-87ok.pdf
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
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Considerações iniciais, discussão do conteúdo a ser abordado e sugestões quanto à metodologia e estrutura.
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Capítulo 1 — Marketing para novas realidades
Conteúdo abordado na disciplina Marketing I -
Capítulo 2 – Elaboração de estratégias e plano de marketing
Exercícios em Grupo sobre Capítulo 2 – Elaboração de estratégias e plano de marketing.Entrega Plano (TRELLO) - Etapa 1: Definição da empresa foco do Plano de Marketing -
Aula aberta com o Ricardo da Aceleradora Pulse, vinculada à empresa Raízen
Entrega de casos - Cap 2: Intel e Cisco pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6-
Vencimento: sexta-feira, 24 mar. 2023, 23:59
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Capítulo 5 – Criação de relações de longo prazo baseadas em fidelidade.
Entrega Plano (TRELLO) - Etapa 2: Missão, valores e metas estratégicas, táticas e operacionais. -
Apresentação Grupo 1 –Top 10 global consumer trends 2023.
Apresentação Grupo 2 – 2023 Digital Shopper Trends.
Entrega de casos - Cap 5: Nordstrom e Tesco pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6 -
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Capítulo 11 – Criação de brand equity
Orientações sobre a primeira entrega do trabalho final.
Apresentação Grupo 3 – Understanding sustainable living through product claims.Entrega: SOMENTE UM ALUNO de cada grupo deverá entregar a prévia de uma nova identidade visual da empresa trabalhada no plano de marketing. A prévia será analisada por um profissional da área de design.-
Vencimento: sexta-feira, 14 abr. 2023, 23:59
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Casos de Design.
Convidado: Moretti Design
Entrega de casos - Cap 11: McDonalds e Procter Gamble pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
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Vencimento: quinta-feira, 20 abr. 2023, 23:59
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Capítulo 12 – Dinâmica competitiva e expansão do mercado
Apresentação Grupo 4 – Fashion and luxury: winning recovery strategies in a post COVID 19 WorldEntrega Plano (TRELLO) - Etapa 3: Proposta de uma nova identidade visual - com as dicas dadas pelo palestrante Emílio -
Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 12: IBM e Samsung pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6 -
Capítulo 15 – Introdução de novos produtos no mercado
Capítulo 8 – Ingresso no mercado globalEntrega Plano (TRELLO) - Etapa 4: Proposta de um programa de fidelização de clientes
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Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 15: Salesforce e Apple pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
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PARA A PROVA: Todo o conteúdo abordado até esta data
Entrega plano (TRELLO) 1ª Versão do plano de marketing
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Capítulo 18 - Gestão de varejo, atacado e logística .
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Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 18: Best Buy e Zara pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Apresentação Grupo 5 – Top five digital consumer trends in 2022.
Entrega plano (TRELLO) - Etapa 5: Introdução de novos produtos no mercado
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Capítulo 7 – Análise dos mercados organizacionais.
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Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 7: Accenture e GE pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Entrega plano (TRELLO) - Etapa 6: Proposta de um novo produto
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Capítulo 20 – Gerenciamento da comunicação de massa.
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Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 20: Coca-cola e Gillette pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Entrega plano (TRELLO) - Etapa 7: Proposta de estratégias de canais e varejo
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Aberto: quinta-feira, 1 jun. 2023, 00:00Vencimento: sexta-feira, 2 jun. 2023, 23:59
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Capítulo 21 – Gerenciamento das comunicações digitais
Apresentação Grupo 6 – What’s New In Retail: Emerging Global Concepts -
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Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 21: Facebook e Unilever pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Entrega plano (TRELLO) - Etapa 8: Proposta de uma estratégia de comunicação em massa.
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Capítulo 22 – Gerenciamento das comunicações pessoais
Apresentação Grupo 7 – Travel 2040 -
Casos e Aplicações
Entrega de casos - Cap 22: Progressive e Victoria’s Secret pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6
Entrega Plano (TRELLO) - Etapa 9: Proposta de uma estratégia de marketing digital
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Capítulo 23 – Gestão em longo prazo de uma organização de marketing holístico
Apresentação Grupo 8 – Understanding the Path to Purchase
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Aberto: quinta-feira, 22 jun. 2023, 00:00Vencimento: sexta-feira, 23 jun. 2023, 23:59
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Pitch - Experiências com MKT
Casos e Aplicações Entrega de casos - Cap 23: Virgin e Starbucks pelo link: https://forms.gle/337FYE3vPPRm17Rx6 -
30/06 - A produção de conhecimento acadêmico de marketing / Entrega da versão final do Plano de Marketing
Entrega (TRELLO) - Plano de Marketing Final
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Vencimento: sexta-feira, 30 jun. 2023, 23:59
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Aberto: quinta-feira, 29 jun. 2023, 00:00Vencimento: quinta-feira, 6 jul. 2023, 00:00
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Aberto: sábado, 1 jul. 2023, 00:00Vencimento: sexta-feira, 7 jul. 2023, 23:59
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Vencimento: sexta-feira, 7 jul. 2023, 23:59
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Prova facultativa. Por gentileza, avise ao professor e/ou à monitora sobre seu interesse em realizar a prova.