Programação
-
Aula 13
Prof. Marcos e Luã Gabriel Trento
Bloco 1: Experiências e reflexões do campo educador florestal
Bloco 2: Diálogos conceituaisO Projeto Corredor Caipira: Conectando paisagens e pessoas e o Panorama Florestal de Piracicaba/SP
Henrique Ferraz de Campos: Possui 10 anos de experiência profissional em gestão e execução de projetos relacionados às temáticas de agroecologia, sistemas agroflorestais e uso e conservação da biodiversidade. Bacharel em Engenharia Agronômica e Mestre em Ciências no Programa de Pós-Graduação de Recursos Florestais (PPG-RF) pela ESALQ-USP. Ainda possui duas especializações através de Práticas Profissionalizantes no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP com os temas: Gestão de projetos em agroecologia com foco em agroecossistemas sustentáveis no contexto da agricultura familiar, concluído em 2013; e Aprimoramento Prático e teórico em sistemas agroflorestais diversificados e recuperação de áreas degradadas, concluído em 2012. Atualmente atua como coordenador técnico do projeto CORREDOR CAIPIRA
Eduardo Gusson: Engenheiro Florestal (1999), mestre em Ecologia de Agroecossistemas (2003) e Doutor em Recursos Florestais (2014) pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Membro da Biodendro Consultoria Florestal e pesquisador-convidado do Núcleo Extensão e Pesquisas Temáticas em Conservação e Educação Ambiental - NACE-PTECA/USP. Atua nas áreas de restauração, conservação e manejo florestal e agroflorestal; silvicultura de nativas e exóticas; inventário florestal e quantificação de biomassa e carbono; planos de manejo florestal comunitário; mapeamentos participativos e programas socioambientais; legislação e política ambiental; pesquisa e comunicação científica.
Metodologia
8h - Memória da Aula passada e Presentes (Grupo 1)
8h10 - A experiência do Corredor Caipira com Henrique Ferraz de Campos (20min)
8h30 - O panorama Florestal de Piracicaba com Eduardo Gusson (20min)
8h50 - Questões sobre as experiências (20min)
9h10 - Intervalo para Café Coletivo (15min)
9h25 - Apresentação dos conceitos-chave:
- O que é?
- Qual a pergunta provocadora o grupo traz em relação ao conceito-chave?Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental (10min total)
Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais (7minutos)
Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular) (10min total)9h50 - Diálogos
Qual a relação com as experiências e reflexões apresentadas em aula?
Como esses conceitos dialogam com a utopia e o projeto de intervenção educadora?
Qual a relação desses conceitos com a conjuntura atual ?
10h40 - Avaliação Freinet
Cada pessoa traz:
1 pergunta
1 critica
1 parabenização
1 proposta11h Finalização da Aula
Rotina de aula
- Memória da Aula passada
Vídeo, música, relato, ou outra expressão, que retome elementos e reflexões sobre a aula passada)
- Presentes
- Diário de bordo - Opcional
Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.
- Diálogo
- Café compartilhado
Formação de Grupos
Os grupos, a partir do dia 30/11, terão como principal atividade, além da elaboração da proposta que responde ao desafio, terão mais uma atividade diária, sendo:
Aula dia 30/11 - Diálogos com experiências e construção conceitual
Grupo 1 - Memória da aula passada e presente
Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental
Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais
Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular)
Aula dia 07/12 - Diálogos com experiências e construção conceitual
Grupo 2 - Memória da aula passada e presente
Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) AutogestãoGrupo 4 - a) Política PúblicaGrupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Solidária - Circular/Circuitos curtos de comercialização
Aula dia 14/12 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
Grupo 3 - Memória da aula passada
Grupo 2 - Presente
Dia 18/12 - Limite da entrega do PROJETO ESCRITO-
Material de Apoio aos conceitos-chave
Os materiais dispostos são base para a atividade. Fiquem à vontade para buscar outras referências para serem trazidas à aula.
Outros materiais em links:
Intervenção Educadora
Vídeo: Intervenção Educadora - Fala Marcos Sorrentino