Programação

  • Aula 13

    Prof. Marcos e Luã Gabriel Trento


    Bloco 1: Experiências e reflexões do campo educador florestal
    Bloco 2: Diálogos conceituais


    O Projeto Corredor Caipira: Conectando paisagens e pessoas e o Panorama Florestal de Piracicaba/SP 

    Henrique Ferraz de Campos: Possui 10 anos de experiência profissional em gestão e execução de projetos relacionados às temáticas de agroecologia, sistemas agroflorestais e uso e conservação da biodiversidade. Bacharel em Engenharia Agronômica e Mestre em Ciências no Programa de Pós-Graduação de Recursos Florestais (PPG-RF) pela ESALQ-USP. Ainda possui duas especializações através de Práticas Profissionalizantes no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP com os temas: Gestão de projetos em agroecologia com foco em agroecossistemas sustentáveis no contexto da agricultura familiar, concluído em 2013; e Aprimoramento Prático e teórico em sistemas agroflorestais diversificados e recuperação de áreas degradadas, concluído em 2012. Atualmente atua como coordenador técnico do projeto CORREDOR CAIPIRA

    Eduardo Gusson: Engenheiro Florestal (1999), mestre em Ecologia de Agroecossistemas (2003) e Doutor em Recursos Florestais (2014) pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Membro da Biodendro Consultoria Florestal e pesquisador-convidado do Núcleo Extensão e Pesquisas Temáticas em Conservação e Educação Ambiental - NACE-PTECA/USP.  Atua nas áreas de restauração, conservação e manejo florestal e agroflorestal; silvicultura de nativas e exóticas; inventário florestal e quantificação de biomassa e carbono; planos de manejo florestal comunitário; mapeamentos participativos e programas socioambientais; legislação e política ambiental; pesquisa e comunicação científica.

    Metodologia

    8h - Memória da Aula passada e Presentes (Grupo 1)

    8h10 - A experiência do Corredor Caipira com Henrique Ferraz de Campos (20min)

    8h30 - O panorama Florestal de Piracicaba com Eduardo Gusson (20min)

    8h50 - Questões sobre as experiências (20min)

    9h10 - Intervalo para Café Coletivo (15min)

    9h25 - Apresentação dos conceitos-chave:

    - O que é?
    - Qual a pergunta provocadora o grupo traz em relação ao conceito-chave?

    Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental  (10min total)
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais (7minutos)
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular) (10min total)

    9h50 - Diálogos 

    Qual a relação com as experiências e reflexões apresentadas em aula?

    Como esses conceitos dialogam com a utopia e o projeto de intervenção educadora?

    Qual a relação desses conceitos com a conjuntura atual ?

    10h40 - Avaliação Freinet

    Cada pessoa traz:

    1 pergunta
    1 critica
    1 parabenização
    1 proposta

    11h Finalização da Aula




    Rotina de aula

    • Memória da Aula passada 

    Vídeo, música, relato, ou outra expressão, que retome elementos e reflexões sobre a aula passada)

    • Presentes
    No início da aula pode-se oferecer presentes à sala, sendo aberto, como uma música, alimento, um poema, uma atividade corporal ou dinâmica, etc.

    • Diário de bordo - Opcional

    Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.

    • Diálogo
    Momento de trocas, que pode ser em grupos ou ampliado com a sala toda

    • Café compartilhado
    Trazer alguma contribuição coletiva, para um momento de café compartilhado


    Formação de Grupos

    Os grupos, a partir do dia 30/11, terão como principal atividade, além da elaboração da proposta que responde ao desafio, terão mais uma atividade diária, sendo:


    Aula dia 30/11 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 1 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental 
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular)


    Aula dia 07/12 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 2 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) Autogestão
    Grupo 4 - a) Política Pública
    Grupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Solidária - Circular/Circuitos curtos de comercialização

    Aula dia 14/12 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
    Grupo 3 - Memória da aula passada 
    Grupo 2 - Presente

    Dia 18/12 - Limite da entrega do PROJETO ESCRITO