Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
23/Nov | leitura introdutória ao campo da EA | O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global elaborado na Rio 92, no Fórum Global da sociedade civil, é considerado por teóricos do campo da EA como um divisor de águas, por enunciar claramente uma perspectiva da educação e do ambientalismo até então não sistematizada claramente. Sugiro que leiam e se preparem para os diálogos que ocorrerão no próximo ano, na Rio+30. |
Leitura recomendada - Popularização do Direito Ambiental | Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras. |
|
Artigo sobre a questão do desmatamento - Revista Piauí | Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal. |
|
Plano de desenvolvimento rural de Piracicaba | Para subsidiar a construção das propostas dos grupos segue um documento elaborado em Piracicaba. |
|
Plano diretor de Piracicaba | Para leitura e análise de toda a classe. Caso a intervenção seja em PIRACICABA/SP, para auxiliar nas tarefas de elaboração das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar (e anotar) sobre o que nele inserir para que os seus sonhos de um Município incorpore o elemento arbóreo na paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais. |
|
Anexos do Plano diretor | Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba |
|
Texto Grupo Terra - O rural em Piracicaba/SP | segue o texto do Grupo Terra. |
|
30/Nov | Material de Apoio aos conceitos-chave | Material de Apoio aos conceitos-chaveOs materiais dispostos são base para a atividade. Fiquem à vontade para buscar outras referências para serem trazidas à aula. Outros materiais em links: Intervenção Educadora Vídeo: Intervenção Educadora - Fala Marcos Sorrentino |