A disciplina visa discutir as origens das abordagens da estratégia e suas influências nos enfoques atuais. O ponto de partida é a Teoria Neoclássica e suas criticas, passando pelas novas teorias da firma.
O conceito de Sistemas Agroindustriais evoluiu desde a sua criação em 1958, tendo se tornado em ferramenta para a definição de estratégias privadas e políticas públicas. A disciplina cobrirá o avanço da pesquisa e da utilização do conceito nas estratégias privadas e políticas públicas.
O principal objetivo da disciplina é prover ferramental teórico para a elaboração dos trabalhos acadêmicos dos discentes.
O objetivo da disciplina é apresentar as diversas teorias que utilizadas nos estudos organizacionais, tais como: teoria contingencial, teoria da ecologia organizacional, teoria institucional, teoria da economia organizacional, teoria da aprendizagem organizacional, teoria crítica e teoria pós-moderna, dentre outras teorias mais atuais.
A disciplina objetiva municiar os discentes a compreender o papel do Estado para além do atributo de poder público, buscando as interfaces com a reflexão sobre a concepção, objeto e campo de estudo multidisciplinar das políticas públicas, bem como o processo de suas formulações: temas, agenda setting; implementação, avaliação, processos decisórios e mecanismos de participação. Destacam-se as políticas públicas voltadas à gestão rural e urbana após a promulgação do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257, de 10/07/2001).
A Disciplina: O objetivo da disciplina é apresentar as bases da Economia dos Direitos de Propriedade, um dos pilares para o estudo da Economia das Organizações, Governança e Estratégia. A disciplina apresentará ao aluno um conjunto os fundamentos da Economia dos Direitos de Propriedade e apolicações na área das Organizações. Os alunos serão expostos a literatura ao mesmo tempo que participarão de seminários acadêmicos e aplicados. Caberá ao aluno conectar os seminários à teoria debatida nas aulas identificando potenciais problemas de pesquisa associados a cada tópico apresentado.
Proporcionar ao aluno subsídios para a compreensão da pesquisa qualitativa e suas diferenças em relação à pesquisa quantitativa; Possibilitar a compreensão do aluno sobre os diversos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa; Conceder ao aluno a compreensão sobre as diversas técnicas de análise de dados utilizadas na pesquisa qualitativa; e Permitir com que o aluno entenda a forma de organização, escrita e desenvolvimento das diversas temáticas da pesquisa qualitativa.
Propiciar aos alunos os conceitos fundamentais de finanças e de risco, seus modelos e aplicações, proporcionando visão crítica e compreensão dos mercados financeiro e de capital.