Oferecer aos alunos fundamentos acerca dos fatores bióticos e abióticos em escalas de tempo recente e histórico que determinam os padrões de distribuição espacial e temporal das espécies de vertebrados (com ênfase nos mamíferos). Fornecer aos alunos uma visão histórica do pensamento biogeográfico, e das técnicas recentes utilizadas na recuperação e interpretação de padrões e processos biogeográficos e como estas técnicas podem ser empregadas na biologia da conservação.
Levar o aluno a entender a trajetória da formação do conhecimento científico, suas características, e principais influências do pensamento ocidental. Também pretende-se levar o aluno a realizar reflexão teórica em torno das principais questões decorrentes desse pensamento: disciplinaridade, transdisciplinaridade, racionalidade e desafios para a pós-modernidade, cultura e ética. Informar os alunos sobre os debates que envolvem a discussão de novos rumos para o conhecimento científico, em consonância com os principais pensadores da atualidade nessa área.
O objetivo da disciplina é apresentar ferramentas do Design Thinking para elaboração de soluções para mudanças no sistema alimentar centradas no ser-humano, em direção à sustentabilidade.
Concebida com vistas a favorecer a reflexão sobre as múltiplas dimensões que envolvem as relações entre agricultura, sociedade e natureza, a disciplina focaliza estudos sociológicos e antropológicos que permitam percorrer o vasto campo de questões que emergem neste âmbito. Assim, a formatação da disciplina prevê um estudo introdutório de conceitos e debates pertinentes na esfera da sociologia e da antropologia, para examinar processos sociais em torno do desenvolvimento ocidental que possam iluminar o lugar da agricultura em nossa sociedade. A emergência das questões ambientais e suas repercussões sociais será particularmente considerado.
Oferecer aos alunos fundamentos de Biologia da Conservação que sirvam para a compreensão dos fatores extrínsecos (bióticos e abióticos) que promovem declínios populacionais e extinções de espécies, das características intrínsecas que as predispõem a essas ameaças e das estratégias utilizadas em sua conservação.
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de integrar sua formação como docente do ensino superior à formação de pesquisador, a partir do desenvolvimento de sua autonomia, de sua capacidade reflexiva sobre a docência e de sua compreensão da necessidade de inserção das preocupações socioambientais na prática educativa do ensino superior. Objetivos específicos: - refletir e problematizar a forma de ensino no ensino superior, buscando novas formas de desenvolver a prática educativa; - compreender teoricamente o processo de construção de conhecimentos pelos sujeitos, fundamentando-se na teoria de Piaget; - analisar as transformações necessárias ao ensino e ao papel do professor, identificando o próprio desenvolvimento profissional e sua relação com as mudanças sugeridas pelas perspectivas construtivistas - inserir as questões socioambientais na elaboração da prática docente do ensino superior. Para que estes objetivos sejam atingidos, o aluno (pós-graduando) deverá desenvolver um papel ativo, assumindo a busca do conhecimento. O curso se orientará, em grande parte, pela perspectiva construtivista, em que o foco se desloca do ensino para a aprendizagem e do professor para o aluno.
Desenvolver nos estudantes a capacidade de entender os sistemas de produção agrícola enquanto partes da biosfera, sujeitas às mesmas leis que regem os fenômenos ecológicos naturais. - Aprofundar a compreensão dos grandes desafios do sistema agroalimentar atual, e desenvolver a compreensão dos vários aspectos de sua complexidade. - Capacitar os estudantes a analisar sistemas de produção agrícola atuais, e, a partir de suas condições concretas, desenhar e implantar sistemas de produção ecologicamente melhorados.