Oferecer aos alunos fundamentos acerca dos fatores bióticos e abióticos em escalas de tempo recente e histórico que determinam os padrões de distribuição espacial e temporal das espécies de vertebrados (com ênfase nos mamíferos). Fornecer aos alunos uma visão histórica do pensamento biogeográfico, e das técnicas recentes utilizadas na recuperação e interpretação de padrões e processos biogeográficos e como estas técnicas podem ser empregadas na biologia da conservação.
- Docente: Alexandre Reis Percequillo
- Docente: Joyce Rodrigues do Prado
Levar o aluno a entender a trajetória da formação do conhecimento científico, suas características, e
principais influências do pensamento ocidental. Também pretende-se levar o aluno a realizar reflexão
teórica em torno das principais questões decorrentes desse pensamento: disciplinaridade,
transdisciplinaridade, racionalidade e desafios para a pós-modernidade, cultura e ética. Informar os
alunos sobre os debates que envolvem a discussão de novos rumos para o conhecimento científico, em
consonância com os principais pensadores da atualidade nessa área.
- Docente: Laura Alves Martirani
- Docente: Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello
O objetivo da disciplina é apresentar ferramentas do Design Thinking para elaboração de soluções para
mudanças no sistema alimentar centradas no ser-humano, em direção à sustentabilidade.
- Docente: Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Concebida com vistas a favorecer a reflexão sobre as múltiplas dimensões que envolvem as relações
entre agricultura, sociedade e natureza, a disciplina focaliza estudos sociológicos e antropológicos que
permitam percorrer o vasto campo de questões que emergem neste âmbito. Assim, a formatação da
disciplina prevê um estudo introdutório de conceitos e debates pertinentes na esfera da sociologia e da
antropologia, para examinar processos sociais em torno do desenvolvimento ocidental que possam
iluminar o lugar da agricultura em nossa sociedade. A emergência das questões ambientais e suas
repercussões sociais será particularmente considerado.
- Docente: Paulo Eduardo Moruzzi Marques
Oferecer aos alunos fundamentos de Biologia da Conservação que sirvam para a compreensão dos
fatores extrínsecos (bióticos e abióticos) que promovem declínios populacionais e extinções de espécies,
das características intrínsecas que as predispõem a essas ameaças e das estratégias utilizadas em sua
conservação.
- Docente: Flavio Bertin Gandara Mendes
- Docente: Jaime Bertoluci
- Docente: Teresa Cristina Magro Lindenkamp
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de integrar sua formação como docente do ensino superior à formação de pesquisador, a partir do desenvolvimento de sua autonomia, de sua capacidade reflexiva sobre a docência e de sua compreensão da necessidade de inserção das preocupações socioambientais na prática educativa do ensino superior.
Objetivos específicos:
- refletir e problematizar a forma de ensino no ensino superior, buscando novas formas de desenvolver a prática educativa;
- compreender teoricamente o processo de construção de conhecimentos pelos sujeitos, fundamentando-se na teoria de Piaget;
- analisar as transformações necessárias ao ensino e ao papel do professor, identificando o próprio desenvolvimento profissional e sua relação com as mudanças sugeridas pelas perspectivas construtivistas
- inserir as questões socioambientais na elaboração da prática docente do ensino superior.
Para que estes objetivos sejam atingidos, o aluno (pós-graduando) deverá desenvolver um papel ativo, assumindo a busca do conhecimento. O curso se orientará, em grande parte, pela perspectiva construtivista, em que o foco se desloca do ensino para a aprendizagem e do professor para o aluno.
- Docente: Vania Galindo Massabni
Desenvolver nos estudantes a capacidade de entender os sistemas de produção agrícola enquanto partes da biosfera, sujeitas às mesmas leis que regem os fenômenos ecológicos naturais. - Aprofundar a compreensão dos grandes desafios do sistema agroalimentar atual, e desenvolver a compreensão dos vários aspectos de sua complexidade. - Capacitar os estudantes a analisar sistemas de produção agrícola atuais, e, a partir de suas condições concretas, desenhar e implantar sistemas de produção ecologicamente melhorados.
- Docente: Carlos Armenio Khatounian