Programação

  • Aula 12

    Prof. Marcos 

    Acompanhamento: Doutorando Luã Gabriel Trento

    Disciplina: Políticas públicas, legislação e educação florestal - 2022

    Programação da segunda parte da disciplina: Educação e Floresta: Construindo caminhos e utopias para uma nova sociedade

    Neste final de 2022 já não é novidade para ninguém a urgência de tomarem-se decisões que revertam o quadro de degradações sociais, ambientais e humanas vivenciados de forma mais ou menos intensa em todo Planeta.

    Uma disciplina voltada à formação de jovens universitários, especialmente no campo florestal, não pode calar-se diante deste chamamento para o agir profissional, cidadão e pessoal que vai precisar de todo mundo – um mais um é sempre mais que dois, como diz a poesia musical Sal da Terra, de Guilherme Arantes. A presente proposta de programa para 4 encontros. 


    Encontro 1

    23/11 

    •  Rodada de apresentação
    •  Palestra inicial – Marcos Sorrentino: provocações sobre os desafios sociais e ambientais postos.
    •  Principais desafios sociais e ambientais:

    Divisão em 3 grupos (já formados), onde cada pessoa irá pensar em 3 dos principais problemas que a humanidade (social e ambiental) passam. Os problemas deverão ser relatados e dialogados no grupo, buscando selecionar apenas 1. Esse desafio/problema será arguido para o resto do grupo, em relação à sua prioridade. 

    O grupo, a partir desse tema priorizado, irá pensar numa utopia para ele. Essa utopia deverá se materializar em um PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCADORA.

    Objetivo: Construir um projeto de intervenção educadora tendo o elemento arbóreo como facilitador no enfrentamento da problemática percebida pelo grupo

    O projeto deve ser desenvolvido pelos grupos de estudantes que se organizarão da forma que considerarem melhor para realizar um trabalho que seja significativo e que possa ser efetivamente realizado.

    O projeto deverá ser apresentado dia 14/12 e o projeto escrito, deverá ser entregue, com as contribuições advindas no dia 14/12, até o dia 18/12

    Rotina de aula

    • Memória da Aula passada 

    Vídeo, música, relato, ou outra expressão, que retome elementos e reflexões sobre a aula passada)

    • Presentes
    No início da aula pode-se oferecer presentes à sala, sendo aberto, como uma música, alimento, um poema, uma atividade corporal ou dinâmica, etc.

    • Diário de bordo - Opcional

    Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.

    • Diálogo
    Momento de trocas, que pode ser em grupos ou ampliado com a sala toda

    • Café compartilhado
    Trazer alguma contribuição coletiva, para um momento de café compartilhado


    Formação de Grupos

    Os grupos, a partir do dia 30/11, terão como principal atividade, além da elaboração da proposta que responde ao desafio, terão mais uma atividade diária, sendo:

    Aula dia 30/11 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 1 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental 
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais
    Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular)


    Aula dia 07/12 - Diálogos com experiências e construção conceitual
    Grupo 2 - Memória da aula passada e presente
    Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) Autogestão
    Grupo 4 - a) Política Pública
    Grupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Circular/Circuitos curtos de comercialização

    Aula dia 14/12 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
    Grupo 3 - Memória da aula passada 
    Grupo 2 - Presente

    Dia 18/12 - Limite da entrega do PROJETO ESCRITO

    SOBRE O PROJETO:

    A definir pelo grupo: 
    O problema/desafio: Qual desafio posto, que pretendemos intervir?
    A Utopia: Como imagino que seria a condição ideal? 
    Elemento arbóreo: Como futuros/as Engenheiros/as Florestais, como o elemento arbóreo facilita/media no enfrentamento do problema/desafio?
    Local: Onde será feita a intervenção? 
    Grupo social: Com qual grupo social/sujeito social se irá desenvolver a proposta de intervenção?
    Prazo: Qual será o prazo/tempo desse processo intervencionista?
    Articulação: Com quem será feito/desenvolvido a intervenção? Quais as parcerias e articulações podem ser desenvolvidas no território e na comunidade?


    Critério de Avaliação:

    • Contempla os tópicos exigidos (abaixo);
    • Aprofundamento crítico no tema;
    • Coerência entre o que está sendo proposto com o que está sendo apresentado em aula;
    • Formato do relatório, em relação à gramática, formatação e coerência narrativa;


    Relatório deve conter:

    a)  Capa (título, nomes e número usp)

    b) Panorama do problema a ser abordado 

    • Abordar como está a conjuntura/panorama do problema: Desafios e oportunidades atuais - Fundamentando na literatura e nos exemplos que conhecerem para justificar a sua relevância e pertinência;

    • Desenvolver o conteúdo a partir de uma revisão bibliográfica (Formato ABNT ou outro formato de preferência)

    • Desenvolver o panorama em diálogo com a Utopia de transformação desse problema/desafio;

    • Contextualizar o território (físico ou relacional) onde será desenvolvida, com mapas, fotos, tabelas e descrição;

    • Enunciar claramente os seus objetivos (geral e específicos), metas e atividades a serem realizadas; 

    c) Etapas, com cronograma, para a resolução do problema

    • Quais as etapas previstas/possíveis que o grupo propõe para a resolução desse problema? Por que escolheram essas etapas? (justifiquem ao desenvolver a proposta)

    • Qual o tipo de abordagem? Haverá diagnóstico anterior? Desenvolverão metodologias participativas? 

    d) A metodologia da abordagem 

    • Descrever a metodologia da abordagem. Como se dará o diagnóstico? As atividades serão conduzidas de que maneira? Explicar e contextualizar cada uma.

    • Descrevendo como a realizarão (método e técnicas) e suas formas de monitoramento e avaliação dos resultados desejados; 

    •  Sustentabilidade da intervenção (como ela irá SE sustentar, após a intervenção);

    •  Sujeitos que serão envolvidos na intervenção, seja como parceiros no planejamento e realização da intervenção, seja como sujeitos com os quais pretende-se promover o processo educador e de solução de problemas;

    • Outros itens considerados relevantes pelo grupo (orçamento, por exemplo) para conquistar os recursos (humanos, institucionais, financeiros) par a viabilizar.

    e)   Referências bibliográficas (ABNT)




    • O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global elaborado na Rio 92, no Fórum Global da sociedade civil, é considerado por teóricos do campo da EA como um divisor de águas, por enunciar claramente uma perspectiva da educação e do ambientalismo até então não sistematizada claramente. Sugiro que leiam e se preparem para os diálogos que ocorrerão no próximo ano, na Rio+30. 

    • Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras.

    • Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal.

    • Para subsidiar a construção das propostas dos grupos segue um documento elaborado em Piracicaba.
    • Para leitura e análise de toda a classe. 

      Caso a intervenção seja em PIRACICABA/SP, para auxiliar nas tarefas de elaboração das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar (e anotar) sobre  o que nele inserir para que os seus sonhos de um Município incorpore o elemento arbóreo na paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais.

    • Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba