Programação
-
Aula 12
Prof. Marcos
Acompanhamento: Doutorando Luã Gabriel Trento
Disciplina: Políticas públicas, legislação e educação florestal - 2022
Programação da segunda parte da disciplina: Educação e Floresta: Construindo caminhos e utopias para uma nova sociedade
Neste final de 2022 já não é novidade para ninguém a urgência de tomarem-se decisões que revertam o quadro de degradações sociais, ambientais e humanas vivenciados de forma mais ou menos intensa em todo Planeta.
Uma disciplina voltada à formação de jovens universitários, especialmente no campo florestal, não pode calar-se diante deste chamamento para o agir profissional, cidadão e pessoal que vai precisar de todo mundo – um mais um é sempre mais que dois, como diz a poesia musical Sal da Terra, de Guilherme Arantes. A presente proposta de programa para 4 encontros.
Encontro 1
23/11
- Rodada de apresentação
- Palestra inicial – Marcos Sorrentino: provocações sobre os desafios sociais e ambientais postos.
- Principais desafios sociais e ambientais:
Divisão em 3 grupos (já formados), onde cada pessoa irá pensar em 3 dos principais problemas que a humanidade (social e ambiental) passam. Os problemas deverão ser relatados e dialogados no grupo, buscando selecionar apenas 1. Esse desafio/problema será arguido para o resto do grupo, em relação à sua prioridade.
O grupo, a partir desse tema priorizado, irá pensar numa utopia para ele. Essa utopia deverá se materializar em um PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCADORA.
Objetivo: Construir um projeto de intervenção educadora tendo o elemento arbóreo como facilitador no enfrentamento da problemática percebida pelo grupo
O projeto deve ser desenvolvido pelos grupos de estudantes que se organizarão da forma que considerarem melhor para realizar um trabalho que seja significativo e que possa ser efetivamente realizado.
O projeto deverá ser apresentado dia 14/12 e o projeto escrito, deverá ser entregue, com as contribuições advindas no dia 14/12, até o dia 18/12
Rotina de aula
- Memória da Aula passada
Vídeo, música, relato, ou outra expressão, que retome elementos e reflexões sobre a aula passada)
- Presentes
- Diário de bordo - Opcional
Cada estudante pode elaborar um diário de bordo, com as suas reflexões e aprendizados na área. Esse diário deve ser postado no STOA, como uma forma de diálogo e de acompanhamento dos seus aprendizados.
- Diálogo
- Café compartilhado
Formação de Grupos
Os grupos, a partir do dia 30/11, terão como principal atividade, além da elaboração da proposta que responde ao desafio, terão mais uma atividade diária, sendo:
Aula dia 30/11 - Diálogos com experiências e construção conceitual
Grupo 1 - Memória da aula passada e presente
Grupo 2 - Apresentação conceitual: a) Agroecologia b) Educação Ambiental
Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Cultura e Saberes tradicionais
Grupo 4 - Apresentação conceitual: a) Intervenção educadora (viés da educação popular)
Aula dia 07/12 - Diálogos com experiências e construção conceitual
Grupo 2 - Memória da aula passada e presente
Grupo 3 - Apresentação conceitual: a) Bem Viver b) AutogestãoGrupo 4 - a) Política PúblicaGrupo 1 - Apresentação conceitual: a) Economia Circular/Circuitos curtos de comercialização
Aula dia 14/12 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
Grupo 3 - Memória da aula passada
Grupo 2 - Presente
Dia 18/12 - Limite da entrega do PROJETO ESCRITOSOBRE O PROJETO:
A definir pelo grupo:
O problema/desafio: Qual desafio posto, que pretendemos intervir?
A Utopia: Como imagino que seria a condição ideal?
Elemento arbóreo: Como futuros/as Engenheiros/as Florestais, como o elemento arbóreo facilita/media no enfrentamento do problema/desafio?
Local: Onde será feita a intervenção?
Grupo social: Com qual grupo social/sujeito social se irá desenvolver a proposta de intervenção?
Prazo: Qual será o prazo/tempo desse processo intervencionista?
Articulação: Com quem será feito/desenvolvido a intervenção? Quais as parcerias e articulações podem ser desenvolvidas no território e na comunidade?Critério de Avaliação:
- Contempla os tópicos exigidos (abaixo);
- Aprofundamento crítico no tema;
- Coerência entre o que está sendo proposto com o que está sendo apresentado em aula;
- Formato do relatório, em relação à gramática, formatação e coerência narrativa;
Relatório deve conter:
a) Capa (título, nomes e número usp)
b) Panorama do problema a ser abordado
Abordar como está a conjuntura/panorama do problema: Desafios e oportunidades atuais - Fundamentando na literatura e nos exemplos que conhecerem para justificar a sua relevância e pertinência;
Desenvolver o conteúdo a partir de uma revisão bibliográfica (Formato ABNT ou outro formato de preferência)
Desenvolver o panorama em diálogo com a Utopia de transformação desse problema/desafio;
Contextualizar o território (físico ou relacional) onde será desenvolvida, com mapas, fotos, tabelas e descrição;
Enunciar claramente os seus objetivos (geral e específicos), metas e atividades a serem realizadas;
c) Etapas, com cronograma, para a resolução do problema
Quais as etapas previstas/possíveis que o grupo propõe para a resolução desse problema? Por que escolheram essas etapas? (justifiquem ao desenvolver a proposta)
Qual o tipo de abordagem? Haverá diagnóstico anterior? Desenvolverão metodologias participativas?
d) A metodologia da abordagem
Descrever a metodologia da abordagem. Como se dará o diagnóstico? As atividades serão conduzidas de que maneira? Explicar e contextualizar cada uma.
Descrevendo como a realizarão (método e técnicas) e suas formas de monitoramento e avaliação dos resultados desejados;
Sustentabilidade da intervenção (como ela irá SE sustentar, após a intervenção);
Sujeitos que serão envolvidos na intervenção, seja como parceiros no planejamento e realização da intervenção, seja como sujeitos com os quais pretende-se promover o processo educador e de solução de problemas;
Outros itens considerados relevantes pelo grupo (orçamento, por exemplo) para conquistar os recursos (humanos, institucionais, financeiros) par a viabilizar.
e) Referências bibliográficas (ABNT)
-
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global elaborado na Rio 92, no Fórum Global da sociedade civil, é considerado por teóricos do campo da EA como um divisor de águas, por enunciar claramente uma perspectiva da educação e do ambientalismo até então não sistematizada claramente. Sugiro que leiam e se preparem para os diálogos que ocorrerão no próximo ano, na Rio+30.
-
Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras.
-
Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal.
-
Para subsidiar a construção das propostas dos grupos segue um documento elaborado em Piracicaba.
-
Para leitura e análise de toda a classe.
Caso a intervenção seja em PIRACICABA/SP, para auxiliar nas tarefas de elaboração das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar (e anotar) sobre o que nele inserir para que os seus sonhos de um Município incorpore o elemento arbóreo na paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais.
-
Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba
-
segue o texto do Grupo Terra.