Diagrama de temas
-
-
Poste no Fórum sua dúvida sobre a disciplina.
-
As visitas técnicas serão realizadas em blocos de 4/3 ou 12 estudantes, dependendo do local a ser visitado. Cada serviço visitado receberá a lista com os nomes dos estudantes que deverão comparecer e cada estudante deverá levar sua ficha de frequência e solicitar a assinatura do profissional que o acompanhar na vista. Essa ficha de frequência será utilizada para computar a frequência da disciplina.
Os locais de visitas estão organizados em 6 blocos dependendo da natureza do equipamento (saúde ou intersetorial), nível de atenção (primário, secundário ou terciário) e setor (público ou privado).Em cada bloco, vocês irão a 1 ou 2 locais dentro de uma lista de opções selecionadas, totalizando 8 visitas.
A cada visita, vocês deverão preparar um portfólio com suas experiências e este será avaliado ao final da disciplina. Os portfólios deverão ser entregues nas datas previstas no cronograma da disciplina, por meio do Moodle.
Aqui vocês também encontrarão:
1) Roteiros para visitas: é importante que levem o roteiro para quando estiverem em cada local, não esqueçam de fazer as perguntas certas e não esquecerem de nenhum item importante.
2) Recomendações para visitas: sigam rigorosamente cada uma destas recomendações para as visitas. Leiam atentamente e garantam o cumprimento rigoroso.
3) Ficha frequência individual: esta ficha de frequência individual deverá ser impressa por vocês e levada para cada visita. Lá, vocês deverão solicitar a assinatura do responsável pela visita para garantir a frequência nessa parte da disciplina. Recolheremos esta ficha ao final da disciplina.
4) Locais e cronograma de visitas: nestes quadros encontrarão os locais que os 6 grupos visitarão, endereços, quem procurar e quem os acompanharão nas visitas.
-
A avaliação da disciplina será composta dos instrumentos: Portfólios das visitas (60%) e Seminário apresentando a entrevista com o profissional (40%). A presença na disciplina será computada pelas aulas formais e folha de frequência das visitas.
A cada visita, vocês deverão preparar um portfólio com suas experiências e este será avaliado ao final da disciplina. Os portfólios deverão ser entregues nas datas previstas no cronograma da disciplina, por meio do Moodle. O nome do arquivo deverá ser o nome do estudante, seguido pelo nome do Local (Ex: MariaLuiza_ICESP).
Seguem três modelos de portfólio para vocês conhecerem e uma explicação do que esperamos de um portfólio:(1) Um modelo que consideramos ideal, (2) Um modelo incorreto, (3) Um modelo que poderia melhorar, (4) O que é um Portfólio.
-
Cada grupo fará uma entrevista com um profissional que selecionamos para contemplar os seis blocos de visitas dependendo da natureza do equipamento (saúde ou intersetorial), nível de atenção (primário, secundário ou terciário) e setor (público ou privado). As entrevistas serão feitas no mesmo grupo que farão as visitas, formado por 4/5 estudantes. No dia de apresentação dos seminários, vocês apresentarão, com uso de recursos audiovisuais (ppt, vídeos, fotos), a entrevista feita com o profissional por 30 minutos, seguidos de 10 minutos de discussão coletiva.
Aqui vocês também encontrarão:1) Aula do Prof. Ricky Watari sobre como montar sua apresentação em PPT com qualidade.
2) Guia para elaboração do seminário da entrevista.
3) Roteiro para vocês se orientarem nas entrevistas
4) Grupos para as entrevistas e os entrevistados que vocês deverão contactar e combinar o dia da entrevistaNível Atenção/ Atuação Local Profissional, Contatos
1ario Público - Grupo A UBS Ft. Daniel Bafini, danielbaffini@gmail.com, 11 94222-1530
2ario Público - Grupo B Policlínica Osasco Ft. Bruno Galhardo, b.galhardo@hotmail.com 11 98080-0883
2ario Privado - Grupo C Home Care Renata Mazetti, rmazetti@crefito3.org.br 11 99724-2516
2ario Privado - Grupo D Clinica Privada Ft. Lina Cadamuro, lina.cadamuro@gmail.com, 11 99484-3262
3ario Público - Grupo E Hosp. Mun. Prof Mário Degni Ft. Paula Akashi, p.akashi@gmail.com, 11 98199-1399
3ario Privado - Grupo F Hosp. Sírio Libanes Ft. Andreia Queiroga aofqueiroga@gmail.com, 11 98446-758
-
-
Sejam Bem-vindos!
O objetivo desta disciplina é oportunizar vivências em diversos locais de atuação profissional para que o estudante compreenda as atribuições, competências e rotina dos fisioterapeutas, compreenda o processo de trabalho da gestão, bem como as relações interpessoais no serviço visitado (fisioterapeuta e demais profissionais de saúde, fisioterapeuta e o paciente/usuário, fisioterapeuta e o gestor).
Serão 16 aulas divididas em: 8 visitas técnicas, 5 aulas formais, 1 dia para as entrevistas e 2 dias para apresentação dos seminários conduzidos por vocês. As aulas formais darão fundamentação para as visitas que sucederão e terão como objetivo instrumentar os estudantes com ferramentas e estratégias que serão utilizadas para atingir as metas de aprendizagem na disciplina.
Hoje vocês precisarão (em casa):
(1) Assistir o Filme: A Saúde tem Cura
(2) Fazer uma Resenha 1 página dos principais pontos que mais marcaram vocês. Entregar até dia 23/8 no link.
Filme no
-
Colocar o documento em WORD e entregar até 23/8 as 23:59.
-
-
Nesse encontro faremos uma apresentação dos objetivos, organização e avaliação da disciplina. Nos organizaremos em grupos que serão as unidades de trabalho nesta disciplina.
-
Esse programa contem a organização da disciplina, objetivos, cronograma, como montar seu portfólio, os conteúdos do portfólio, como fazer seu seminário e o conteúdo das entrevistas.
-
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
Entrega do portfólio da visita 1 será dia 06 de setembro (ATENÇÃO)-
Colocar o documento em WORD.
-
-
PARTE 1: Conceitos essenciais: Organização do Sistema da Saúde, Organizações sociais, níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde
Ministrante - Profa. Raquel Casarotto
Leitura prévia do "Esse tal do SUS", assistir o Filme curto sobre os "Princípios do SUS" e a "Saúde tem cura".
Leitura obrigatória para a disciplina: "SUS de A a Z"; "Cartilha entendendo o SUS"; "Glossário Ministério da Saúde" (PDFs)
PARTE 2: Fisioterapia Esportiva e nos Jogos Olímpicos 2021
Ministrante - Ft. Jéssica Rocha-
Vídeo curto sobre os princípios do SUS.
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
Entrega dos portfólios das visitas 2 e 3.-
Colocar o documento em WORD.
-
Colocar o documento em WORD.
-
-
PARTE 1: Intersetorialidade, Redes de Atenção e Experiências do NASF
Ministrante - Ft. Carla Barbosa Silva (NASF Limeira)
PARTE 2: Serviço ATENDE (Intersetorialidade)
Ministrante - Profissional José Carlos Biagioni
https://www.sptrans.com.br/atende/AULA GRAVADA MEET (2021 para quem desejar rever)
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
Entrega dos portfólios das visitas 4 e 5.-
Colocar o documento em WORD.
-
Colocar o documento em WORD.
-
-
Sistemas de Saúde no mundo: Filme “Sicko” de Michael Moore
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
-
Verifiquem o quadro das visitas para checar qual local seu grupo visitará.
Entrega dos portfólios das visitas 6 e 7.-
Colocar o documento em WORD.
-
Colocar o documento em WORD.
-
-
Usar dia e horário para Entrevistas com o especialista
Momento destinado para os estudantes entrarem em contato com os fisioterapeutas especialistas nos 3 setores de saúde.
Pessoal: AGENDEM com seus profissionais. Eles estão aguardando. Não deixem para última hora, pois eles podem NÃO estar disponíveis nesse dia especificamente.
-
Colocar o documento em WORD.
-
-
Seminários - Apresentação das Entrevistas com Profissionais (30 minutos cada)
- Abertura do seminário com a apresentação do grupo e do tema (pelo coordenador)
- Introdução - contextualização do tema (área de atuação do entrevistado) e apresentação da estrutura de tópicos (5 minutos) (coordenador ou um membro do grupo)
- Os tópicos devem ser elencados de forma lógica a partir do roteiro de entrevista com o especialista. NÃO HÁ A OBRIGATORIEDADE DE SEGUIR A ORDEM DO ROTEIRO.
- Desenvolvimento – apresentação da atuação do entrevistado - cada tópico e o encadeamento lógico e coerente entre os mesmos - (demais membros do grupo – 10 minutos);
- Considerações importantes sobre a fala livre do entrevistado que complemente informações no qual o roteiro da entrevista não contemplou (5 minutos) (coordenador ou um membro do grupo);
- Conclusão – reflexão, síntese e ênfase nos pontos chave sobre tema (5 minutos) (demais membros do grupo)
- Considerações sobre a atividade da entrevista (3 minutos) (coordenador ou um membro do grupo)
- Discussão em grupo – consolidação dos aspectos fundamentais sobre o tema (5 minutos) (plateia e mediadores/ professores).
-
Continuação da apresentação dos seminários.