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Arquivo Manual do Moodle - Moodle Handbook

Manual do Professor - Moodle -

Arquivo Educar na Era Digital - Teaching in a Digital Age

Compêndio acerca da EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL.

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Página Noticia da FSP de 11/08/2020 sobre a Lei para combate às Fakenews

Cinco propostas concretas para combater a desinformação

Inserção da educação midiática na 'lei das fake news' é urgente e inevitável

     

Diretora-adjunta da International Fact-Checking Network

Natália Leal

Diretora de Conteúdo da Agência Lupa

Patricia Blanco

Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta

Desde abril, o Brasil costura uma lei para fazer frente à desinformação e evitar os danos que ela provoca. Mas o texto que o Senado enviou à Câmara dos Deputados aborda a educação midiática —ponto crucial dessa batalha— em apenas poucas linhas e de forma genérica.

No dia 5 de agosto, especialistas no assunto levaram aos parlamentares que lideram o debate sobre o "projeto de lei das fake news" cinco propostas para que a educação midiática entre no texto e ganhe o devido tamanho nessa discussão.

Senado vota o PL 2.630/2020, projeto que cria a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet (também conhecida como lei das fake news)
Senado vota o PL 2.630/2020, projeto que cria a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet (também conhecida como lei das fake news) - Waldemir Barreto - 25.jun.20/Agência Senado

Mas, para que isso aconteça, é inevitável que se formem professores, indivíduos capazes de ensinar educação midiática. Assim, o segundo ponto apresentado aos deputados foi a ideia de que cursos universitários passem a oferecer cadeiras de "media literacy".

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O terceiro ponto proposto foi a inclusão de um estímulo para que escolas e universidades também criem projetos de educação midiática. Se eles forem interdisciplinares, melhor. É hora de o Brasil —e os governantes— entenderem que, na luta contra a desinformação, não há outra saída a não ser erguer cidadãos plenos. Pessoas capazes de, por si só, separarem o que é opinião de notícia factual. Que consigam refletir sobre autoria, contexto e pertinência de um texto. Que saibam usar ferramentas básicas para analisar fotos e/ou vídeos. E mais: que saibam —basicamente— como funcionam as redes sociais, seus algoritmos e as possibilidades de segmentação de conteúdo.

O quarto ponto debatido no encontro foi o envolvimento das próprias redes sociais no financiamento de projetos de educação midiática. Sugeriu-se a criação de uma contribuição obrigatória a ser feita pelas plataformas e empresas de tecnologia a projetos de alfabetização midiática. Também falou-se sobre o estabelecimento de uma regra que preveja que todos os valores investidos no impulsionamento de conteúdos falsos ou odiosos venham a ser revertidos a projetos de "media literacy".

Por último, os especialistas em educação midiática solicitaram que, se constituído o conselho de transparência previsto no PL 2630, ele contenha membros aptos a discutir e traçar planos claros para "media literacy". O punitivismo deve ficar em segundo plano. Um eventual conselho voltado para educação seria mais proveitoso.

Foi consenso, portanto, que a inserção da educação midiática no debate sobre a desinformação é urgente e inevitável. E o assunto deve ser visto como política pública, independente de partidos ou mandatos específicos. Deve ser encarado como um aprendizado contínuo, com grande poder transformador, mas precisa ser iniciado imediatamente.

TENDÊNCIAS / DEBATES
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Página Educação e a Pandemia
Página STI PUBLICA TUTORIAIS PARA EAD

A Seção Técnica de Informática Campus USP Ribeirão Preto publicou Tutoriais para facilitar a construção de disciplinas por EAD com os recursos existentes na USP.

https://sti.fmrp.usp.br/tutoriais-ead/

Página Instruções Grupos Debatedores

Funções e escala dos grupos moderadores

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Página Avaliação da disciplina


Ao final da disciplina a avaliação levará em conta as principais mudanças propostas na disciplina inicial do aluno, e/ou dupla, decorrentes das reflexões propiciadas pelo estudo, principalmente as que envolvem o modelo didático-pedagógico, a inclusão de recursos de transmissão de conteúdos. a organização de atividades e a formação de grupos ou atividades colaborativas. Justifique a utilização de recursos como bancos de dados, salas de conversas, consultas, questionários, foros, glossários, aulas, pacote de recursos, oficinas, tarefas, wikis, arquivos, portfolios, rótulos, livros, páginas, etc. Comente os ganhos pretendidos. Pêso 50%

Página Links uteis

Trabalhando com moodle

Pasta Vídeo Moodle Extensão - 03-09-20
Reunião Inicial 06/08/2020 Página EMENTA 2020

Curso teórico/prático de discussão da educação online e exercício de migração de disciplina tradicional para o formato online.

Arquivo A Educação Pós Pandemia: Crise e Oportunidades

Discussão da crise na educação presencial e oportunidades pós pandemia

TEMA 1 EDUCAR NA ERA DIGITAL 13/08/2020 Página Roteiro 1 - A Educação na Era Digital

A sociedade moderna é estruturada em Sistemas e Redes que se interligam e transformam o mundo e nossa forma de viver. 

Recomendada a leitura do Capítulo 1 do Livro A Educação na Era Digital (páginas 49 a 73) disponibilizado na sala de leituras.

TEMA 2 - 20/08/2020 Página Roteiro 2

LEITURA OBRIGATÓRIA: Capítulo 02 do livro A Educação na Era Digital  (pág. 74 a 108)

LEITURA SUPLEMENTAR: Ensinar, Apreender e Processos de Ensinagem.

Inicie pela leitura dos 3 primeiros itens do texto de Anastasiou & Alves disponibilizado no portal

ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM.

Veja as criticas das autoras à educação tradicional, centrada no professor, nas aulas magistrais; veja também o conceito de ensinagem e opine sobre o mesmo - ele representa um avanço?


As autoras propõem a incorporação do método dialético no movimento entre a realidade e o pensamento (conceitos)

Qual é o conceito de apreender?

As operações do pensamento devem estar sempre presentes e são indicativas da possibilidade do aprendizado?


ATIVIDADE: Compartilhar no seu portfólio as possíveis respostas para essas questões. 


Arquivo Ensinar, Aprender, Apreender e Ensinagem

Capítulo 1 do livro Processos de Ensinagem na Universidade de Anastasiou & Alves

TEMA 4 - Compreendendo a Tecnologia na Educação e os Métodos de Ensino Online na Educação Métodos de Ensino Online Arquivo Roteiro 04 COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO ONLINE

 EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM

 Inicie pela leitura dos textos

 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Saúde – JSY Rocha

 Distance Learning for Medical Teachers: a short course – Grant, J. & Zachariah, A.; mimeo 20 p.

 

 Leitura Complementar

 AVAs:

 Visite o portal do MOODLE e veja as diferentes formas de utilização.

 Leia sobre o Moodle: – Uso de ferramentas Moodle na EAD

 

 


 


Arquivo Distance Education in medicine

Artigo de Janet Grant

Arquivo Uso de Tecnologias no Ensino em Saúde

Texto JSYR

TEMA 5 - 10/09/2020 Arquivo Roteiro - Pesquisa Aprendizagem no WEBQUEST

WebQuest - ferramenta para promover a pesquisa aprendizagem

Arquivo Com criar uma boa WebQuest
Recomendações para a construção de um bom exercício de pesquisa aprendizagem
Arquivo WEBQUEST

Material acerca do WebQuest extraído da Escola do Futuro da USP.

TEMA 6 - 17/09/2020 - AVALIAÇÃO Arquivo Roteiro 6 - Avaliação (Guide 6 - Assessment)
Página Reference 1 - Capitulo 11 do Bates
Arquivo Referência 2 - Reference 2
Arquivo A Avaliação na EAD

Modelos de avaliação na EAD