Tópico | Nome | Descrição |
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Programa, exercícios e TCD | ||
Temas para o Trabalho de Conclusão da Disciplina. | ||
Aula 1: Concepções de saúde e doença | O que é saúde? E o que é doença? Você alguma vez teve oportunidade de refletir sobre o tema? Todos nós temos alguma percepção sobre saúde e sobre doença, seriam entidades separadas? Será que estes conceitos sempre foram entendidos da mesma forma pela população no decorrer de nossa história? Neste tópico poderemos
obter essas e outras informações sobre tais concepções, observando suas
mudanças ao longo do tempo, suas relações com a religião e os costumes da
sociedade e o modo como este tema sempre esteve presente na história da
população. |
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Aula 2: Práticas de Saúde Pública | O que é saúde pública? O que significa um "problema de saúde pública"? Para você, o que é ter saúde? Doença e enfermidade possuem o mesmo significado? Saúde é igual a serviço de saúde? Neste tópico apontaremos algumas relações entre a formação dos Estados nacionais e as práticas de saúde pública; as diferenças entre assistência e atenção à saúde; e, qual é o papel da saúde pública na sociedade contemporânea. |
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Aula 3: Indicadores utilizados em Saúde Pública | O que é epidemiologia? Há diferenças entre os diagnósticos clínico e comunitário? Qual é a importância da análise de ocorrências de doenças na população? Qual é a diferença entre prevalência e incidência? Neste tópico poderemos conhecer quais são os indicadores de saúde mais importantes em Saúde Pública. |
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Aula 4: Transições demográfica, epidemiológica e nutricional | Quais eram as principais causas de mortalidade há cem anos? O que é pirâmide etária? As mudanças na fecundidade podem afetar a dinâmica populacional? O que mudou nas condições de saúde com o saneamento básico? A transição demográfica pode alterar a distribuição das doenças? Quais desafios se anunciam para assegurar um envelhecimento saudável e digno? Neste tópico poderemos conhecer as mudanças na estrutura etária e na saúde da população e quais são os desafios a serem enfrentados. |
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Aula 5: Transição nutricional. Problemas de alimentação e nutrição de importância em Saúde Pública. Como mensurar sua magnitude na população? | O estado nutricional de uma população tem relação com a sua saúde? Qual é a importância em avaliá-lo? Você sabe o que é transição nutricional? Qual é a sua relação com as transições demográfica e epidemiológica? Neste tópico poderemos conhecer as transformações no estado nutricional e as suas implicações na saúde da população. |
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Aula 6: Vigilâncias epidemiológica e sanitária | Você sabe o que é vigilância epidemiológica? Você conhece uma doença de notificação compulsória? Qual é a importância da vigilância sanitária na saúde das pessoas? Qual é o papel do nutricionista relacionado às práticas de vigilância? Este tópico abordará as bases legais e as características básicas das atividades das vigilâncias epidemiológica e sanitária. |
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Aula opcional - Fontes de informação científica, técnicas de busca e de registro | ||
Aula 7: Sistemas, serviços e programas de saúde. Políticas intersetoriais com impacto na saúde nutricional | O que são programas e serviços de saúde? Como eles podem ser articulados para operar sob a égide de um sistema? Porque os sistemas de proteção social diferem entre os países? As políticas públicas de Alimentação e Nutrição influenciam na saúde da população? O que é uma política intersetorial? Além destas questões, este tópico explorará as diferenças entre sistemas, serviços e programas de saúde e apresentará exemplos de políticas com impacto na saúde nutricional. |
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Aula 8: Sistema Único de Saúde e o modelo de atenção | O nosso país possui um sistema de saúde? Quais são as suas principais características? O que você entende por modelo de atenção à saúde? Quais são os modelos existentes no Brasil? Qual é a importância do Sistema Único de Saúde (SUS)? Este tópico trará noções sobre os diferentes modelos de atenção à saúde e uma reflexão sobre o sistema de saúde brasileiro. |
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Aula 9: Atenção primária à saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família | O que é Atenção Primária à Saúde? E Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)? Como são efetuadas as ações de Alimentação e Nutrição na atenção básica no Brasil? Neste tópico será abordada a evolução das políticas e estratégias da Atenção Primária, além de seus problemas estruturais que ainda persistem no Brasil. |
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Aula 3 | Vídeo: aula 3 | |
Slides: aula 3 | ||
Texto: Epidemiologia e Indicadores de saúde | ||
Aula 4 | Vídeo: aula 4 | |
Slides: aula 4 | ||
Texto: O envelhecimento no Brasil - transição ... | ||
Aula 5 | Vídeo: Aula 5 (parte 1) | |
Vídeo: Aula 5 (parte 2) | ||
Vídeo: Aula 5 (parte 3) | ||
Slides: aula 5 | ||
Texto: A transição nutricional no Brasil | ||
Texto: Informações nutricionais | ||
Trecho de Filme: Muito Além do Peso | ||
Aula 6 | Vídeo: Aula 6 | |
Slides: aula 6 | ||
Texto: Vigilância epidemiológica | ||
Texto: Vigilância sanitária (pág 54) | ||
Texto completamentar: A organização da Vigilância Alimentar e Nutricional no SUS | ||
Orientações para realizar o TCD | ||
Aula 7 | Vídeo: aula 7 (parte 1) | |
Vídeo: aula 7 (parte 2) | ||
Sistemas de Saúde: origens, componentes e dinâmica | ||
Texto: Sistema Único de Saúde | ||
Texto: História do campo e da Alimentação e Nutrição | ||
Aula 8 | Videoaula 8 - parte 1 | |
Videoaula 8 - parte 2 | ||
Slides aula 8 | ||
Texto - Modelos de Atenção à Saúde | ||
Aula 9 | Vídeo: aula 9 | |
Slides: aula 9 | ||
Texto: A Atuação do Nutricionista na Atenção Básica | ||
Texto: Ações de Alimentação e Nutrição | ||
TCD | Vídeo: Fontes de informações científicas | |
Vídeo: Orientações para realizar o TCD | ||
Slide: Orientações para realizar o TCD |