Saúde Ambiental
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Introduzir a avaliação de risco como ferramenta de tomada de decisão e de gestão em engenharia ambiental, com ênfase na avaliação dos problemas ambientais e seus impactos sobre a saúde humana.
Estudo da contaminação ambiental por agentes químicos, focalizando principalmente os efeitos sobre um ecosistema em geral e sobre o homem em particular, fornecendo conceitos básicos e estimulando o desenvolvimento do raciocínio ecológico e a participação em equipe multiprofissional
Valorizar o conceito fundamental de saúde ambiental, bem como as políticas públicas inter setoriais na perspectiva sócio ambiental. Colocará ênfase na elaboração de projetos e ou ações de intervenção estimulando o desenvolvimento de iniciativas dos alunos e desenvolvimento de habilidades na construção de soluções inovadoras. Discutir e propor estratégias de gestão e vigilância da qualidade ambiental na interface com a saúde humana. Analisar as inter-relações nas políticas públicas nos campos da saúde, trabalho, ambiente, clima, energia, habitação, saneamento, transporte entre outros, objetivando o desenvolvimento científico e o equacionamento de questões enfrentadas pelas comunidades.
Introduzir os instrumentos de avaliação da qualidade de matrizes ambientais e do ambiente de trabalho. Compreender os indicadores de controle e monitoramento da qualidade ambiental e das condições de trabalho.
Analisar os principais processos históricos de desenvolvimento socioeconômico e da evolução do conhecimento em saúde ambiental e saúde do trabalhador para que o aluno entenda criticamente o contexto atual e sua complexidade.
A disciplina busca introduzir e discutir elementos teórico-analíticos e experiências empíricas, privilegiando diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, para pensar, a partir de uma abordagem qualitativa, questões e aspectos relacionados à interface ambiente e saúde.
Despertar o interesse pelos textos fundadores da ética e pelo pensamento ético contemporâneo. Oferecer um repertório de obras e enfoques capazes de subsidiar e estimular a reflexão ética como condição elementar da cidadania. Formar profissionais capazes de elaborar e implementar preceitos éticos em sua prática, especialmente no campo da saúde e do meio ambiente. Aperfeiçoar os métodos de educação para a ética por meio do debate de casos concretos e com o emprego da arte.

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