Programação
-
SAÚDE E AMBIENTE"
Apresentação do programa e da bibliografia (Anne, Helena, Frida e José Luiz) –
Histórico e campo de conhecimento da Saúde Ambiental / Helena Ribeiro.
Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=PMR1yIlIeNc
Parte 2:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=XrRAcz-7GiMRibeiro, H. Saúde Pública e Meio Ambiente: evolução do conhecimento e da prática e aspectos éticos. Saúde e Sociedade. Vol. 13, n. 1 p. 70-80, 2004.
https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000100008
Franco Netto G, Freitas CM, Andahur JP, Pedroso MM, Rohlfs DB. Impactos socioambientaisna situação de saúde da população brasileira: Estudo de indicadores relacionados ao saneamento ambiental inadequado. Tempus Acta de Saúde Coletiva. 2009; 3(4): 53-71. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25569
-
a)Saúde e trabalho- (vídeo Ariana Celis- primeira parte – assistir antes da aula online).
b) Slides sobre conceitos, breve histórico, agravos à saúde do trabalhador. Apresentação dos slides durante aula online pela Prof. Frida.
b) Vídeo gravado pelo Prof. Rodolfo Vilela, em 2018, acerca das causas dos acidentes de trabalho. Exemplos da Ponte Rio-Niterói, estádios de futebol, ciclovia no Rio.
c) Texto para leitura e discussão online: “A maior ponte do mundo”, de Domingos Pellegrini Jr (ler o texto e responder às perguntas no final do texto).
O texto pode ser acessado na internet, ou baixar o que estará anexado na plataforma moodle da disciplina. As perguntas ao final do texto devem ser respondidas para serem posteriormente discutidas na aula online. Inserir no fórum do moodle suas respostas.
d) Leitura complementar: René Mendes, Elizabeth Dias. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador Rev. Saúde Pública v.25 n.5 São Paulo out. 1991
https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000500003 ou http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101991000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
-
a) Assistir ao vídeo e responder às perguntas no fórum de debates.
Serão discutidas as perguntas durante a aula online. Inserir no fórum de discussão do moodle suas respostas.
-
b) Vídeo-aula (segunda parte) Ariana Celis – assistir antes da aula online.
Responder às perguntas que estão no último slide desta vídeo-aula. Colocar as respostas no fórum do moodle.
c) Assistir ao vídeo de entrevista sobre Política de saúde do Trabalhador (Dr. Carlos Vaz) (6/9/2012)
Durante aula online com Prof. Frida, serão discutidos tópicos da entrevista sobre Política de saúde do trabalhador, e sobre as perguntas dos slides de Ariana Celis.
-
a) Trabalho e saúde em profissionais da saúde em tempo de COVID-19.
Leitura (antes da aula) artigo seguinte e discussão durante a aula online.
Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de COVID-19. Autores: Cristiane Helena Gallasch, Márcia Lima da Cunha, Larissia Admá de Souza Pereira, João Silvestre Silva-Junior.
Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2020; 28:e49596
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49596
b) Ler editorial Revista Brasileira de Saúde Ocupacional ( RBSO) sobre" A saúde do trabalhador e o enfrentamento do COVID 19". Ver texto abaixo.
c)Assistir ao webinar organizado pela Faculdade de Saúde da USP: Saúde do Trabalhador: o que está acontecendo e as medidas de proteção necessárias
Discussão geral sobre o webinar, que teve apresentações de Gerson Salvador, Frida Marina Fischer e Felipe Daiko Fraga, (coordenação de Marco Akerman). Temas: condições de trabalho na enfermagem, equipamentos de proteção individual, valorização da profissão, meio ambiente e saúde- políticas de saúde. Acesso pelos links:
Paramentação de profissionais de saúde da Coreia do Sul que cuidam dos pacientes infectados por Covid 19.
Segundo o vídeo não haveria profissionais infectados por este motivo- muitos EPIs que utilizam.
Responder as perguntas no Fórum - Que vocês acham desta paramentação ? E’ possível trabalhar muitas horas? Como seriam as pausas para alimentação / banheiro?d) Leitura suplementar- nota técnica ABRASTT ( texto abaixo).
Avaliação desta parte da disciplina com Prof. Frida: frequência e participação no fórum e nas aulas online.
e) Leitura suplementar:
Controlar a fadiga em momentos de crise: Orientação para enfermeiros, gerentes e outros funcionários de serviços de saúde
15/4/ Autores: enfermeira Beverly M. Hittle, PhD; Imelda S. Wong, PhD; e enfermeira Claire C. Caruso, PhD, FAANhttps://blogs.cdc.gov/niosh-science-blog/2020/04/15/fatigue-hcw-portuguese/
-
Modelos de Desenvolvimento Econômico e meio ambiente / Helena Ribeiro.
Apresentação e discussão do filme: Seremos história?Leitura obrigatória: Veiga, J.E. da. O âmago da Sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 28, n. 82, 2014.
Acesso em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000300002
-
Leituras obrigatórias:
Ribeiro, H, e Comin Vargas, H. Urbanização, Globalização e Saúde. Revista USP 107. Saúde Urbana. Universidade de São Paulo. P. 13-26. Out/dez. 2015
http://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/8664/666
Wagner Costa Ribeiro: Justiça espacial e justiça socioambiental: uma primeira aproximação.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-40142017000100147&lng=en&nrm=iso&tlng=ptVideos
"O que os brasileiros pensam sobre desigualdades" - Oxfam Brasil
Por que Estudar a Pobreza? Amartya Sen Leitura recomendada:
Maria, N.C.; Slovic, A.D. Aplicação da Matriz FPSEEA de Saúde Ambiental para a Macrometrópole paulista: subsídios para o planejamento e gestão socioambiental regional. Guajú. Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável. Vol. 4, n. 1 (2018). Acesso em: https://revistas.ufpr.br/guaju/article/view/58642
-
Covid-19, emergência climática e questões socioambientais
Sinopse
A pandemia da Covid-19 nos coloca o desafio de repensar, enquanto comunidade global, nas relações entre ambiente e sociedade e nas crises que caracterizam esta era do Antropoceno, cujas forças motrizes das principais ameaças vivenciadas estão, em última instância, relacionadas à exploração capitalista dos recursos naturais, ao modo de vida urbanizado e ao desenvolvimento e uso intensivo de artefatos capazes de alterar características naturais do sistema terrestre de maneira decisiva e perigosa. Neste webinar, os participantes vão explorar três perguntas norteadoras: Quais as relações entre a Covid-19 e a perda de biodiversidade? Quais as interações entre a emergência climática e a emergência da Covid-19? Como essa pandemia poderá reconfigurar as relações entre ambiente e sociedade e fortalecer uma agenda da sustentabilidade?
Palestrantes:
Gabriela Di Giulio (FSP-USP)
Tércio Ambrizzi (IAG/Incline – USP)
Carlos Joly (Biota/Fapesp, Unicamp)
Mediação – Helena Ribeiro (FSP-USP)
Leituras:
Oliveira, T.C, Abranches, M.V., Martins Lana, R.
(In)Segurança alimentar no contexto da pandemia por SARS-CoV-2. Cad. Saúde Pública 2020; 36(4): e00055220
Coronavirus é mais letal entre negros no Brasil apontam dados da saúde - 10 de abril 2020 Folha de São Paulo
-
Devido a situação atual não será possível nossa visita no centro Comunitário de Paraisópolis, porém optamos por convidar dois palestrantes:
- Erik, aluno de terceiro ano de graduação da FSP, que participa da ONG Parque Fazendinha em Paraisopolis e que irá trazer sua experiencia na comunidade, desafios socioambientais e COVID
- Professsor Wanderley Paganini, FSP e Superintendente da SABESP que falará sobre os desafios de saneamento e recursos hídricos em regiões vulneráveis.
Contamos com a participação de vocês!
-
Ecossistemas naturais e modificados I
Leitura obrigatória: Alho, C.J.R. Importância da biodiversidade para a saúde humana. Estudos Avançados, v. 26 n. 74, 2012.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011
-
-