Kursthemen
-
Objetivos:
A disciplina deverá possibilitar ao aluno compreender os atuais desafios na relação do sistema púbico e privado de saúde; distinguir processos administrativos e gerenciais próprios das organizações estatais e das organizações particulares e conhecer as diferentes modalidades de organizações prestadoras de serviços e de cuidados de saúde e de saúde pública.
Conteúdo programático e bibliografia:
Conforme descrito nas seções das aulas 01 a 10.
Avaliação:
A avaliação consiste em:
- Atividades previstas em cada aula (50%);
- Atividade final da disciplina - entrevista com gestores (50%).
-
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Orientações gerais da disciplina
- Debate em grupos: o que é gestão?
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula.
Não atividade preparatória para esta aula.
-
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: SCHEFFER, M. C. ; AITH, Fernando Mussa Abujamra . O Sistema de Saúde Brasileiro. In: Milton de Arruda Martins; Falir José Carrilo; Venâncio Avancini Ferreira Alves; Euclides Ayres de Castilho; Giovanni Guido Cerri. (Org.). Clínica Médica. 2ed.Barueri/SP: Manole, 2015, v. 1, p. 355-365.
2. Leitura complementar: BARBOSA, R. B. ; VECINA NETO, G. Estruturas Jurídico-Institucionais e Modelos de Gestão. In: Gonzalo Vecina Neto; Ana Maria Malik (Org.). Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016. p. 155-167.
3. Leitura complementar: FIGUEIREDO, L. F.; VECINA NETO, G. Estrutura dos serviços privados de saúde no Brasil. In: Gonzalo Vecina Neto; Ana Maria Malik (Org.). Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016. p. 84-100.
- Elaboração do quadro: Características das modalidades de gestão do setor saúde.
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Discussão das características das modalidades de gestão do setor saúde
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: VECINA NETO, G. Noções de Administração Hospitalar. In: Antonio Tadeu Fernandes (ed.). Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Editora Atheneu; 2000. p. 1691-1699.
2. Leitura complementar: CHIAVENATO, I. Iniciação à administração geral. São Paulo: Editora Manole: 2009. 3. ed. rev. e atual. Cap. 1 - p. 1 a 30.
- Elaboração de vídeos em grupos sobre as teorias da administração - no máximo 10 a 15 min.:
1. Administração científica e clássica (Ana Clara de Araujo Santos, Anna Laura Doalto, Camila Pereira Barbosa, Gabriella Manzini Prado, Giulia Muniz de Oliveira, Lucas Campos de Lima, Marcus Vinicius Camargo Prates - download abaixo)
2. Modelo burocrático (Bianca Lopes Nichimori, Camila de Moraes Paulino, Carla Alcilene Cruz Peres, Evelyn Oliveira da Silva, Fabricio Nobile, Julia Danconi, Paulo Ricardo de Souza Silva - vídeo disponível em https://vimeo.com/462598887)
3. Escola das relações humanas (Andrea dos Santos, Carolina de Oliveira Rocha, Fernanda Cristina dos Santos Simão, Natalia Romito di Sessa - download abaixo)
4. Teoria de sistemas (Antonio Perez David Ferrari Neto, Camila Cristina Francisquetti, Danielle Ichikura Oliveira, Erik Luan Costa Santos, Felipe Alvarenga Marim, Larissa Paiva Santos, Murilo de Oliveira - download abaixo)
5. Teoria da contingência (Camila Costa de Oliveira, Catarina Nojiri Chalita, Gabriel Paiva Ferreira, Letícia Gonçalves Ferreira, Luisa Gola Conti, Mariana Spanol de Camargo Pereira, Marjorie Yamamoto - vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=G4oqeMw43HU&feature=youtu.be)
6. Escola participativa (Andressa Ilipronti Miranda, Larissa Carmo da Silva, Luciana Lima Marques, Moises Kim Zanotto de Azevedo, Paulo Sérgio Gilmar Herrera Lopez, Teresa Franca Pinto Nascimento, Thais Silva Araujo de Sousa - download abaixo)
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Discussão dos vídeos apresentados pelos grupos.
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: FRANCO, C.M.; SANTOS, S. A.; SALGADO, M. F. Planejamento e avaliação em saúde. In: PESSÔA, L. R.; SANTOS, E. H. A.; TORRES, K. R. B. O. T. (org.). Manual do Gerente: desafios da média gerência na saúde. Rio de Janeiro, ENSP, 2011.
2. Leitura complementar: CONASEMS; COSEMS-RJ; LAPPIS/IMS/UERJ. Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS: “Diálogos no Cotidiano”. 2.ed. revisada, ampliada. Rio de Janeiro: CEPESQ, 2019. Cap. 1. p. 42-65.
3. Leitura complementar: Planejamento na atenção básica: o planejamento em saúde na América Latina, disponível em - https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/33878/mod_resource/content/1/un2/top1_1.html.
- Pesquisa na internet sobre a ferramenta SWOT: o que é? Para que serve? O que significa cada letra da sigla? Apresente os resultados com o desenho da matriz SWOT.
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Discussão dos principais conceitos sobre gestão estratégica nas organizações de saúde
- Discussão da ferramenta SWOT
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula.
Para assistir quando puder:
- Design thinking: o que é e suas 5 etapas fundamentais (https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU)
- Scrum: aprenda Scrum em 9 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=XfvQWnRgxG0) -
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: VECINA NETO, G.; MALIK, A. M. Gestão em Saúde. São Paulo: Guanabara Koogan, 2011.
Cap. 01 - Serviços de assistência direta ao paciente. p. 209-230
Cap. 02 - Serviços técnicos. p. 231-252
Cap. 03 - Serviços diagnósticos e terapêuticos. p. 253-271
2. Elaboração de um resumo de UMA página, identificando uma pergunta referente aos textos.
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Discussão dos principais conceitos abordados nos textos
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: SCHOUT, Denise; NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh. Do registro ao indicador: gestão da produção da informação assistencial nos hospitais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 12, n. 4, p. 935-944, Ago. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000400015&lng=en&nrm=iso>.
- Realização de exercícios sobre indicadores hospitalares.
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Discussão dos exercícios.
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula.
Para navegar quando puder:
https://www.anahp.com.br/dados-do-setor/
ttps://cqh.org.br/portal/pag/area.php?p_narea=98https://www.qualityindicators.ahrq.gov/
-
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf
- Elaboração do quadro: conceitos em segurança do paciente (esterilização, desinfecção, sanitização, degermação, antissepsia, desinfestação)
Atividade síncrona - 15 as 17 horas: meet.google.com/gxy-rjcw-nua
- Apresentação e discussão das atividades elaboradas pelos alunos.
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666cons.htm)
2. Leitura complementar - licitações e gestão de estoque: Vecina Neto, Gonzalo; Reinhardt Filho, Wilson. Gestão de recursos materiais e de medicamentos. vol. 12. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania)
3. Leitura complementar - gestão de estoque: World Health Organization (WHO). Drug and therapeutics committees: a practical guide Department of Essential Drugs and Medicines Policy. Managing the formulary process. Geneva: WHO; 2003. p. 72-78. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/68553
- Elaboração de quadro: tipos e modalidades de licitação
- Pesquisa na internet: regra de pareto
Atividade síncrona: google meet, das 15 as 17 horas
- Apresentação e discussão das atividades elaboradas pelos alunos.
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula.
Para navegar quando puder:
- Como construir uma análise ABC de valor?
https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73422
Aula 03 - EUM quantitativos: o uso dos dados agregados
- VI Fiscalização Ordenada - 2019: medicamentos, farmácias, hospitais, UBS, almoxarifados. 27/08/2019.
https://www.tce.sp.gov.br/sites/default/files/noticias/1-RelatorioConsolidadoCCS201908271448.pdf -
9ª aula - 23/11/2020 - Gestão de custos (noções de contabilidade, análise de balanço e tipos de custo)
Atividade da aula:
- Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Economia da Saúde. Programa Nacional de Gestão de Custos: manual técnico de custos – conceitos e metodologia / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Economia da Saúde. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006. 76 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: https://deivissonlopes.files.wordpress.com/2013/07/06_0243_m.pdf
2. Leitura complementar - Vieira FS. Produção de informação de custos para tomada de decisão no Sistema Único de Saúde: uma questão para política pública. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, Rio de Janeiro: Ipea, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7972/1/td_2314.pdf
- Leitura da reportagem "Com queda de receita de até 40% hospitais recorrem a empréstimos bancários" + pesquisa na internet sobre o conceito de EBITDA
- Pesquisa na internet sobre os termos + elaboração de quadro: tipos de custo
- Leitura do estudo de caso: compro ou não compro um novo aparelho de raio-X?
Atividade síncrona: google meet, das 15 as 17 horas
- Discussão do estudo de caso: compro ou não compro um novo aparelho de raio-X?
Atividade final da aula:
Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
Leitura de textos:
1. Leitura obrigatória:
- Liderança sem respostas fáceis (síntese e adaptação por Mário Lúcio Machado - Wisnet Consulting).
- O pipeline de liderança e o gestor de líderes (trecho adaptado de Ram Charan, Stephen Drotter and Jim Noel, 2011).
Atividade síncrona: google meet, das 15 as 17 horas
- Realização de exercícios sobre liderança e motivação
- Discussão das competências, habilitadades e atitudes de líderes para saúde pública
Atividade final da aula:
- Elaboração de síntese reflexiva a respeito da aula. -
Atividade da aula:
- Realizar a caracterização do local de trabalho do entrevistado (Dr. Antonio Carlos Madeira de Arruda - Diretor Médico do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus), a partir da consulta a sites de busca livre e aos sistemas de informações do SUS.
- Preparar uma questão para compor o roteiro de entrevistas da sala
Atividade síncrona: google meet, das 15 as 17 horas
- Diálogo com gestores
Atividade final da aula:
- Elaborar, individualmente um relatório, descrevendo os principais aspectos / desafios da gestão público-privada que chamaram sua atenção na entrevista, bem como suas conexões com o conteúdo da disciplina. Postar a atividade no moodle até 14/12/20.
-
Parte I - Financiamento
https://www.youtube.com/watch?v=pvP1NjLqg2w
Parte II - Financiamento
https://www.youtube.com/watch?v=ILbyYOoSphw
Parte III - Arranjo assistencial
Phttps://www.youtube.com/watch?v=XBTE5TOjgc8
Parte IV - Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação
https://www.youtube.com/watch?v=h-QNCqI2Wdo
Parte V - Controle Social
https://youtu.be/SANywOorw_k