Planilhas de Notas Provas e exercícios |
NotasP1_Diurno |
|
|
NotasP1_Noturno |
|
|
Planilhas de notas provas e exercícios_Diurno e Noturno (Pré-REC) |
|
|
Atividades de CONBIO |
Notas_diurno_exs1e2 |
|
|
Notas_noturno_exs1e2 |
|
|
Atividade 3_Estratégias de conservação |
|
|
Exercicio 3_Audubon_2013_Influencing conservation action (Texto de apoio - possíveis ações) |
|
|
Audubon_2011_Tools of Engament_A toolkit for engaging people in conservation |
|
|
AULA1_O que é Conservação Biologica. |
CONBIO_AULA 1_O que é conservação biológica? |
|
|
• Rodrigues, E. Primack, R. B.; O que é Biologia da Conservação. In: Biologia da Conservação (OBRIGATÓRIA, pg 5-9) |
|
|
Callicott, J. B. Whither conservation ethics? 1990. Conservation Biology, v. 4, n. 1,p. 15-20. (COMPLEMENTAR) |
|
|
• Kareiva, Peter, and Michelle Marvier. 2012. What is conservation science? BioScience 62 (11):962-969. (COMPLEMENTAR) |
|
|
EXERCÍCIO 1. Planilha para preencher e entregar |
|
|
Sutherland et al.(2009). One hundred questions of importance to the conservation of global biological diversity (PARA EXERCÍCIO) |
|
|
AULA2_O que conservar? |
Instruções para exercício "Aranhas" |
|
|
Harrison et al.(2006). What is biodiversity? Synthesis document. (COMPLEMENTAR) |
|
|
Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 59-69 e 72-88. |
|
|
AULA 3_ O que conservar? (Slides de aula) |
|
|
AULA3_Introdução às ameaças à conservação e vulnerabilidade à extinção |
Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 161-169, 171-172 |
|
|
CONBIO_AULA3_Vulnerabilidade à extinção |
|
|
AULA 4_O problema das populações pequenas |
Frankham et al.(2008). Capítulos 4 e 5: Consequências genéticas do tamanho populacional pequeno |
Observação: Cálculos não são necessários (somente entender os conceitos e lógica) |
|
AULA 4_O Problema das Populações Pequenas (SLIDES DE AULA) |
|
|
AULA 5_Espécies exóticas e invasoras |
Primack, R. B.; Rodrigues, E. Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta. Cap. 2, p.121-126 |
|
|
Morsello, C. 2001. Espécies exóticas e invasoras. In: Áreas protegidas Públicas e Privadas. São Paulo: Fapesp/ Annablume, p. 65-115. (OBRIGATÓRIA) |
|
|
Espécies Exóticas e Invasoras (slides de aula) |
|
|
AULA 6_Perda de hábitat e fragmentação |
MMA. 2003. Fragmentação de Ecossistemas |
|
|
AULAS 6 e 7_Perda de hábitat e fragmentação (SLIDES DE AULA) |
|
|
AULA7_Perda de hábitat e fragmentação (continuação) |
Olifiers, N.; Cerqueira, R. 2006. Fragmentação de Hábitat: Efeitos Históricos e Ecológicos. In: Biologia da Conservação: Essências (Rocha, C. F.D. et al., eds). São Carlos: Rima, 2006, p. 261-275 |
|
|
AULA9_ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO IN SITU: ÁREAS PROTEGIDAS |
AULA9_Estratégias in situ: áreas protegidas (Slides de aula) |
|
|
Morsello_2001_Áreas protegidas públicas e privadas_cap2_pág65-115 |
|
|
AULA 10_PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO DE CONSERVAÇÃO |
Albernaz e Souza_2007_Planejamento sistemático para a conservação na Amazônia brasileira – uma avaliação preliminar das áreas prioritárias de Macapá-99 (BÁSICA) |
|
|
Margules e Pressey_2000_Systematic conservation planning (BÁSICA ALTERNATIVA EM INGLÊS) |
|
|
WWF. S-data. Planejamento sistemático de conservação (BÁSICA) |
|
|
AULA10_Planejamento sistemático de conservação (Slides de aula) |
|
|
AULA 11_Estratégias de conservação Ex situ e reintroduções |
Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 421-422, 425-433, 436-444 |
|
|
AULA11_Estratégias ex situ de conservação (Slides de Aula) |
|
|
AULA12_Instrumentos econômicos de incentivo à conservação |
Ferraro, P. J.; Kiss, A. Direct payments to conserve biodiversity. Science, v. 298, p. 1718-1719 |
|
|
AULA12-13_Incentivos econômicos à conservação (Slides de aula) |
|
|
AULA 13_ Instrumentos econômicos de incentivo à conservação (continução) |
Van-Schaik and Rijksen 2002 Projetos integrados de conservação e desenvolvimento Problemas e Potenciais |
|
|
AULA14_Dimensões humanas da conservação |
AULA14_Dimensões humanas da conservação (Slides de aula) |
|
|
Vaske e Manfredo_2012_Social psychological considerations in wildlife management (Texto apoio - parte da aula) |
|
|
Avila e Bianchi_Guia de economia comportamental (Apoio - procurar conceitos) |
|