Esta disciplina visa expor os alunos ao processo completo de construção de Sistemas de Informação e de Software em geral. Este processo envolve elicitação de requisitos, análise, projeto, codificação, avaliação/teste e entrega do sistema. Assim, a disciplina tem foco eminentemente prático com os conceitos tratados em aula servindo como subsídio para o desenvolvimento de um sistema completo ao final do curso.
O objetivo geral dessa disciplina é apresentar ao aluno os principais métodos utilizados para análises de dados, compreensão de fenômenos e tomada de decisão em problemas de reconhecimento de padrões. Mais especificamente, serão introduzidos fundamentos e algoritmos para modelagem e classificação de dados, seleção e extração de características, juntamente com os métodos apropriados para avaliação de desempenho dos modelos obtidos. As similaridades e diferenças entre os métodos apresentados e suas principais vantagens e desvantagens serão também abordadas e discutidas ao longo do curso.
Proporcionar ao aluno conhecimentos fundamentais de um conjunto de métodos e técnicas que envolvem Processamento de Imagens, Computação Gráfica e Realidade Virtual. Além disso, essa disciplina deve dar ao aluno uma visão integrada de conceitos de Modelagem Geométrica, Síntese de Imagens, Visão Computacional, Interatividade e Imersão, todos eles vistos a partir de modelos computacionais eficientes.
Desenvolver produtos funcionais na área de SI - Sistemas de Informação para interligar e consolidar conceitos teóricos e práticos durante a criação de produtos baseados em tecnologia digital. Estimular a criação de produtos funcionais em SI como forma de ampliar o impacto dos resultados de pesquisas e ideias inovadoras. Aproximar o aluno dos desafios e oportunidades do mercado de SI.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP