Programação
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Universidade de São Paulo – USP Leste
Disciplina: Conservação Biológia (ACH1006)
Programa Detalhado – 2o semestre 2018
Profa. Carla Morsello
Descrição e objetivos
Apresentar a base conceitual, os valores centrais, os princípios científicos e os aspectos práticos que fundamentam o campo científico e profissional da Conservação Biológica. A disciplina é dividida em duas partes, a primeira das quais apresenta conceitos fundamentais, especialmente da Biologia da Conservação assim como as principais ameaças à conservação. Por sua vez, a segunda parte foca nas principais estratégias práticas para promover a conservação.
Formas de avaliação
A avaliação está baseada em provas individuais e exercícios em grupos (descritos adiante). A média do aluno será composta segunda a fórmula a seguir.
Ø P= 2 Provas individuais (P1= Peso 3,5 e P2=Peso 5,0)
Ø Ex= Exercícios (Todos = Peso 1,5)
A composição da Média Semestral será: Ms = (0,35 x P1) + (0,5 x P2) + (0,15 x Média dos Exercícios)
Para ser aprovado, o aluno deverá obter Média Semestral igual ou superior a cinco. O aluno terá direito à recuperação, desde que obtenha Média Semestral entre 3,0 e 4,9.
Provas
- As provas são individuais e sem consulta. Serão compostas por questões dissertativas e testes.
- A LEITURA DOS TEXTOS É OBRIGATÓRIA, bem como os tópicos tratados em aula que não fazem parte dos textos básicos são tema de prova. Portanto, tópicos que não foram detalhados em aula, mas que são abordados nos textos básicos, podem ser assunto de questões de prova.
- Os temas para as provas são cumulativos e, portanto, a segunda prova inclui a temática da primeira.
- Médias finais não serão arredondadas para cima (nem para baixo!). Médias entre 3 e 5 implicam obrigatoriedade de participar da recuperação, na qual serão aprovados alunos com média 5 ou superior.
- Não será permitido realizar a prova em turma e horário diferente daquele da matrícula na disciplina sem autorização prévia solicitada com NO MÍNIMO 15 dias de antecedência e por motivos justificados.
- Alunos atrasados no dia da prova poderão entrar apenas se nenhum outro aluno tiver se retirado da sala. Alunos atrasados não poderão fazer prova em outro horário.
- Não existe prova substitutiva. Alunos que perderem a primeira prova por ausência justificada e DOCUMENTADA, segundo regras da USP, terão a média calculada apenas com a segunda prova que é cumulativa. Alunos que perderem a segunda prova por ausência justificada e documentada farão a prova no dia da recuperação. Não serão considerados como justificativa: compromissos com dentistas (mesmo cirurgias), medicina preventiva (homeopatia, consultas ou cirurgias agendadas que não sejam por motivos de acidente). Os atestados devem ser entregues no original e não por email e serão checados com os profissionais que os emitiram. Alunos que apresentarem falsos atestados ou falso testemunho serão encaminhados para sindicância, com possibilidade de perda de vaga na USP, conforme regras vigentes da universidade.
Exercícios
- Os grupos para TODOS os exercícios devem ter entre 5-6 pessoas e não podem ser nem menores, nem maiores. Os grupos devem ser formados no início e devem ser mantidos até o final da disciplina.
- As datas para entrega de tarefas estão identificadas no programa da disciplina. Porém, pode haver alterações que serão informadas durante as aulas e por meio de emails do Moodle. Não ter lido emails ou consultado o Moodle não é justificativa aceita para perda de prazos.
- Os exercícios e tarefas devem ser entregues no início da aula estipulada como prazo. Não serão aceitos após este prazo, em qualquer hipótese, ainda que no mesmo dia e jogados por debaixo da porta da sala da docente. Os alunos devem imprimir ANTES do início da aula, pois não serão aceitas justificativas relativas a problemas na impressora da EACH, falta de papel, colega que está atrasado e que teria o exercício, cachorro/gato que comeu o exercício ou irmãozinho/filho que rasgou, dentre outros.
Conteúdo e leitura dos textos
· A leitura das referências BÁSICAS anteriormente à aula é OBRIGATÓRIA, enquanto a leitura da bibliografia COMPLEMENTAR é OPTATIVA.
· Os livros didáticos sobre a disciplina são poucos e, em geral, relativamente desatualizados em relação aos textos em inglês. Sendo assim, para aqueles que têm facilidade de leitura em inglês, sugere-se que leiam sempre os textos em inglês, pois serão mais próximos do aprofundamento da matéria dada em aula. Para algumas aulas, não existem textos em português.
· Como os textos em português são desatualizados, as anotações de aula são muito importantes para a preparação do aluno para as provas. Contudo, tenham em mente que os slides são esquemáticos, enquanto se espera que o aluno desenvolva o (i.e., seja capaz de explicar) o assunto nas provas. Ou seja, a nota de quem decorar e reproduzir o slide na prova será com certeza baixa. Da mesma forma, os exercícios e sua discussão serão assunto possível de questões de prova.
· Celulares não são aceitos durante as provas. Para saber as horas, traga um relógio.
CONBIO, Profa. Carla Morsello, Programa e cronograma detalhados - 2º semestre 2018
Aula
Data/Local
Tópicos
Atividades
Bibliografia Básica (localização entre parênteses), a não ser que indicada como complementar
Tarefas
PARTE I – FUNDAMENTOS DA CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA
1
01/08
· INFORMAÇÕES, PROCEDIMENTOS E PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA
· O QUE É CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA?
· POR QUE CONSERVAR? VALORES E ÉTICAS DE CONSERVAÇÃO
· Apresentação
· Aula expositiva
· Obrigatória:
· Rodrigues, E. Primack, R. B.; O que é Biologia da Conservação. In: Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta. Cap. 1, p. 5-9. (Biblioteca, Moodle).
· Para EXERCÍCIO:
· Sutherland, WJ et al.. 2009. One hundred questions of importance to the conservation of global biological diversity. Conservation Biology 23 (3):557-567. (Moodle)
· Complementares: (e melhores)
· Kareiva, Peter, and Michelle Marvier. 2012. What is conservation science? BioScience 62 (11):962-969. (Moodle)
· Callicott, J. B. Whither conservation ethics? 1990. Conservation Biology, v. 4, n. 1,p. 15-20. (Moodle)
· LER referência obrigatória relativa a esta aula e à próxima.
· Fazer exercício sobre campos de atuação da Conservação Biológica (em pesquisa científica e ONGs)
09/08
NÃO HAVERÁ AULA (DOCENTE EM WORKSHOP)
·
2
15/08
· O QUE CONSERVAR?
· Biodiversidade e escalas: revisão
· Alvos de conservação: espécies-bandeira, espécies-chave; espécies focais; espécies guarda-chuva
· Instruções para exercício das aranhas.
· Entrega do exercício sobre áreas de pesquisa e atuação CONBIO (início aula)
· Aula expositiva
· Explicação exercício aranhas
Obrigatória:
· Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 59-69 e 72-88. (Moodle ou Biblioteca).
Complementar: (e melhor)
· Harrison, I. J. et al.2006. What is Biodiversity? Synthesis document. Network of Conservation Educators and Practitioners, Unpublished Manuscript (Moodle).
· Fazer exercício Aranhas para entender na prática conceitos de biodiversidade.
· Ler textos da próxima aula.
3
22/08
· INTRODUÇÃO: AMEAÇAS À CONSERVAÇÃOE VULNERABILIDADE DAS ESPÉCIES À EXTINÇÃO
· Aula expositiva
· Obrigatória em vulnerabilidade à extinção:
· Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 161-169, 171-172 (Moodle e Biblioteca).
· Ler texto da próxima aula.
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29/08
· O PROBLEMA DAS POPULAÇÕES PEQUENAS:
· aleatoriedade ambiental, demográfica e genética; depressão endogâmica e exogâmica
· Entrega do exercício de aranhas
· Aula expositiva
· Obrigatória
· Frankham, R.; Ballou, J. D., Briscoe, J. 2008. Capítulos 4 e 5: Conseqüências genéticas do tamanho populacional pequeno. In Fundamentos de Genética da Conservação. Ribeirão Preto, SP : SBG (Sociedade Brasileira de Genética), p. 51-101.
· Observação: cálculos não são necessários (somente entender a lógica)
· Ler texto da próxima aula.
05/09
SEMANA DA PÁTRIA (NÃO HAVERÁ AULA)
·
·
5
12/09
· ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS
· Aula expositiva
· Obrigatórias (ambas)
· Primack, R. B.; Rodrigues, E. Biologia da Conservação. Londrina, Ed. Planeta. Cap. 2, p.121-126. (Moodle e Biblioteca)
· Morsello, C. 2001(ou 2006). Áreas protegidas Públicas e Privadas. São Paulo: Fapesp/ Annablume, p. 223-226 (Moodle e Biblioteca).
· Ler texto da próxima aula.
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19/09
· SEMANA DE GESTÃO AMBIENTAL
· Palestras
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·
7
26/09
· PERDA DE HÁBITAT E FRAGMENTAÇÃO:
· Teorias fundamentais
· Fragmentação
· Aula expositiva
· Obrigatória
· MMA. 2003. Fragmentação de Ecossistemas. Brasília, MMA, p. 24-38. (Moodle).
· Ler texto da próxima aula.
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03/10
· PERDA DE HÁBITAT E FRAGMENTAÇÃO: (continuação)
· Efeitos: efeito de borda; perda de conectividade e consequências
· Aula expositiva
· Olifiers, N.; Cerqueira, R. 2006. Fragmentação de Hábitat: Efeitos Históricos e Ecológicos. In: Biologia da Conservação: Essências (Rocha, C. F.D. et al., eds). São Carlos: Rima, 2006, p. 261-275 (ou até 279 c/ refs). (Biblioteca e Moodle)
· Estudar para a prova!!
9
10/10
PROVA PARCIAL
Toda a matéria até esta data
Ler texto da próxima aula.
PARTE II – A PRÁTICA DA CONSERVAÇÃO
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17/10
· Estratégias de conservação in situ: áreas PROTEGIDAS
· Aula expositiva
· Morsello, C. 2001(ou 2006). Áreas protegidas Públicas e Privadas. São Paulo: Fapesp/ Annablume, p. 65-115p (Biblioteca e Moodle).
· Ler texto próxima aula.
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24/10
· PlanejaMENTO SISTEMÁTICO DE CONSERVAÇÃO
· Aula expositiva
· Básicas:
· WWF. S-data. Planejamento sistemático de conservação. (Moodle)
· Albernaz, A. L. K. M.; Souza, M. D. (2007). Planejamento sistemático para a conservação na Amazônia brasileira–uma avaliação preliminar das áreas prioritárias de Macapá-99. Megadiversidade, p 87-101.
· Básica alternativa em inglês (melhor)
· Margules, C.R.; Pressey, R. L. Systematic conservation planning.Nature, v. 405, n. 6783, p. 243, 2000.
· Ler texto próxima aula.
12
31/10
· Estratégias de conservação ex situ: Zoológicos e reintroduções
· Aula expositiva
· Primack, R. B. et al. 1998. Fundamentos de Conservación Biológica. México, D.F., Fondo de Cultura Economica, p. 421-422, 425-433, 436-444 (Moodle e Biblioteca).
· Ler textos próxima aula.
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07/11
· INSTRUMENTOS ECONôMICOS DE INCENTIVO à Conservação:
· Instrumentos diretos: pagamentos por conservação, REDD+
· Aula expositiva
· Ferraro, P. J.; Kiss, A. Direct payments to conserve biodiversity. Science, v. 298, p. 1718-1719. (Moodle)
·
14
14/11
· INSTRUMENTOS ECONôMICOS DE INCENTIVO à Conservação:
· Instrumentos indiretos: Projetos Integrados de Conservação e Desenvolvimento
· Aula expositiva
· Van-Schaik, C.; Rijksen, H. D. 2002. Projetos integrados de conservação e desenvolvimento: Problemas e Potenciais. In: Terborgh, J.; Van Schaik, C.; Davenport, L.; Rao, M. (eds.). Tornando os parques eficientes: estratégias para a conservação da natureza nos trópicos.Editora da UFPR/ FBPN. Curitiba, p. 37-52. (Moodle e Biblioteca).
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21/11
· Dimensões humanas da conservação:
· Valores, atitudes, fatores cognitivos e efeitos no comportamento
· Aula expositiva e palestra (Ambas a confirmar)
· A determinar
·
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28/11
PROVA FINAL
Toda a matéria desde o início: aulas, exercícios e textos.
A determinar
· PROVA DE RECUPERAÇÃO
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Exercício da AULA1. O prazo para upload é 15 de agosto às 22 horas.
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- INFORMAÇÕES, PROCEDIMENTOS E PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA
- O QUE É CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA?
- POR QUE CONSERVAR? VALORES E ÉTICAS DE CONSERVAÇÃO
- INFORMAÇÕES, PROCEDIMENTOS E PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA
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- Biodiversidade e escalas: revisão
- Alvos de conservação: espécies-bandeira, espécies-chave; espécies
focais; espécies guarda-chuva
- Biodiversidade e escalas: revisão
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- Aleatoriedade ambiental
- Aleatoriedade demográfica
- Aleatoriedade genética: depressão endogâmica e exogãmica
- Aleatoriedade ambiental
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- Teorias fundamentais
- Fragmentação
- Teorias fundamentais
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- Efeitos: efeito de borda; perda de conectividade
e consequências
- Efeitos: efeito de borda; perda de conectividade
e consequências
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Instrumentos diretos:
- pagamentos por conservação
- pagamentos por serviços ambientais
- REDD+
- pagamentos por conservação
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Instrumentos indiretos:
- Projetos Integrados de Conservação e Desenvolvimento
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- Por que dimensões humanas?
- Teoria da Escolha Racional
- Teoria do Processo Dual
- Heurísticas
- Vieses
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Teorias da Psicologia.
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