Programação
-
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Disciplina: Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (ACH0142)
Programa Detalhado – 2o semestre 2018
Profa. Carla Morsello
OBJETIVOS
A disciplina abordará as questões contemporâneas que permeiam a sociedade em sua relação com o ambiente natural, tanto no contexto local, como global. Seus principais objetivos são:
o Utilizar teorias, conceitos e métodos das Ciências Ambientais e Sociais para a compreensão das relações entre Sociedade e Natureza.
o Analisar os principais problemas socioambientais contemporâneos e como eles nos afetam.
o Ampliar a capacidade analítica dos alunos quanto às relações entre os processos de produção, apropriação, utilização de recursos naturais e geração de resíduos e efluentes, assim como identificar desigualdades sociais associadas a esses processos.
o Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos eticamente e profissionais capacitados para lidarem a problemática socioambiental.
ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA
A disciplina está organizada em três módulos complementares: (i) Pressões; (ii) Estado/Impactos e (iii) Respostas, e contará com quatro tipos de atividades. Primeiro, aulas teóricas expositivas dedicadas a apresentar aspectos teóricos e conceituais relativos aos módulos. Segundo, apresentação de vídeos sobre alguns dos temas dos módulos. Terceiro, seminários e apresentação de vídeos sobre temas contemporâneos na área ambiental, com personalidades de destaque em cada um dos assuntos. Por fim, seminários orais preparados e apresentados por grupos de alunos.
FILMES E DEBATES SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS
Em alguns dias durante o cronograma da disciplina, serão apresentados documentários premiados que discutem problemas e ameaças ambientais e socioambientais, assim como questões de cidadania e de mudanças comportamentais e no consumo.
ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO EM GRUPO
o Os grupos deverão ser formados por 5-6 alunos, que selecionarão um tema dentro da área de interesse. Este interesse pode ser do campo profissional de atuação, ou então outros problemas socioambientais importantes, conforme instruções dadas em aula.
o O seminário e a tabela a ser entregue no dia da apresentação oral deverão ser preparados ao longo do semestre, de acordo com uma metodologia pré-definida e apresentada no Roteiro Metodológico da disciplina disponível no Moodle. Este documento explicita o embasamento metodológico e apresenta as instruções necessárias para a preparação do seminário e da Tabela de avaliação. Sua leitura é OBRIGATÓRIA a todos os alunos, sendo inclusive tema de prova.
BIBLIOGRAFIA, LEITURAS E MATERIAL DA INTERNET NO CASO DOS TRABALHOS
o A bibliografia do curso indicada como obrigatória deve ser lida ANTES das aulas respectivas.
o As LEITURAS OBRIGATÓRIAS são imprescindíveis para o acompanhamento satisfatório do curso. A prova final será baseada nesta mesma bibliografia, no conteúdo das aulas expositivas, no roteiro metodológico, nos vídeos e nas discussões em sala e em perguntas sobre os trabalhos.
o SITES DA INTERNET. Para a realização dos seminários orais e da Tabela de avaliação de pressões, impactos e respostas, não devem ser utilizadas informações de sites da internet,, a não ser que a professora seja consultada previamente e dado aval. A qualidade das referâncias adotadas compõe porcentagem substancial da nota do trabalho.
FORMAS DE AVALIAÇÃO
o A avaliação do desempenho dos alunos será composta de:
· Prova = 75% da nota final
· Seminário oral e entrega das tabelas de avaliação de impactos: 25% da nota final
A composição da Média Semestral será calculada da seguinte forma:
MS = (0,75 x Prova) + (0,25 x Seminário e entrega da Tabela final e redação, conforme instruções)
o Para ser aprovado, o aluno deverá obter Média Semestral igual ou superior a 5,0. O aluno terá direito à recuperação, desde que obtenha Média Semestral entre 3,0 e 4,9. A nota da recuperação substitui as outras notas e, portanto, o aluno com 5,0 ou mais na recuperação estará aprovado.
o Não será permitido fazer a prova em outras turmas/horários, a não ser com autorização prévia da professora (com solicitação até no máximo 10 dias antes da prova).
o Alunos que perderem a primeira prova por ausência justificada (segundo regras da USP) e DOCUMENTADA terão a média calculada apenas com a segunda prova, que é cumulativa. Alunos que perderem a segunda prova por ausência justificada e documentada farão a prova no dia da recuperação. Compromissos com dentistas, medicina preventiva (homeopatia, consultas ou cirurgias agendadas) não serão aceitos como justificativa. Os atestados devem ser entregues no original e não por email, NA AULA SUCESSIVA À PROVA e serão checados com os profissionais que os emitiram. Atestados falsos são considerados crime e serão tratados como tal (ver casos recentes de alunos que perderam a vaga na USP por conta disso).
o Os alunos que não comparecerem à apresentação oral do trabalho não terão direito à nota do grupo.
TAREFAS
o As tarefas a serem realizadas ANTES das aulas como, por exemplo, leituras, preparação de Tabelas e Trabalhos a serem entregas, ou então a necessidade de trazer material impresso ou de apoio, estão discriminadas na tabela do cronograma.
o
Tabela 1. Cronograma de aulas e atividades
Aula
Data
Tópicos
Dinâmica e taretas em sala de aula
Leituras obrigatórias (localização)
Tarefas para o dia
1
01/08
· Introdução ao curso
· Apresentação: objetivos, metodologia, plano de aulas, formas de avaliação.
· Vídeo “The Story of Stuff” (http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en) ou
· http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303
· Apresentação da disciplina
· Vídeo “The story of stuff”
· Debate
· SAFATLE, A. Geração Coca-Cola. Adiante, p.20-31 (Moodle).
· Leitura da reportagem após a aula
IMPORTANTE: NÃO HAVERÁ AULA DIA 8 DE AGOSTO (DOCENTE EM CONGRESSO)
MÓDULO PRESSÕES: Quais atividades e processos associados às atividades humanas causam alterações importantes no meio ambiente?
2
15/08
· Apresentação da metodologia DPSIR
· Definição de três temas preliminares para o trabalho pelo grupo.
· Aula expositiva
· Exercício em sala de aula: definir tema e preencher Tabela A1
· Roteiro metodológico da disciplina. (no Moodle)
· Leitura do Roteiro Metodológico ANTES da aula.
· Trazer a tabela A1 Impressa para a aula (uma por grupo)
3
22/08
· Sociedades de pequena escala, sociedades do passado e degradação ambiental
a) Por que as sociedades destroem o meio ambiente?
· Aula expositiva
· DIAMOND, J. 2005. Por que Algumas Sociedades Tomam Decisões Desastrosas? In: Colapso. Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso. Rio de Janeiro: Record. Capítulo 14. (Moodle em Epub).
· Leitura do texto
· 21 de agosto: Prazo máximo para dar upload em Tarefa na AULA 2 da lista em excel com a composição do grupo (nomes completos por extenso e números USP) assim como lista de 3 temas
4
29/08
· Sociedades capitalistas: A generalização do problema ambiental
a) O papel do crescimento populacional
b) O papel da industrialização e do capitalismo, características do capitalismo
Conclusão: Diferenças entre sociedades de pequena escala e industrializadas
· Aula expositiva
· FOLADORI, G. Capítulo 7: As Relações Capitalistas para o Comportamento Humano em face de seu ambiente. In: Limites do Desenvolvimento sustentável . Campinas: Ed. Unicamp, p.163-179. (Moodle).
· COMPLEMENTAR: COHEN, J. E. A maturidade da população. Scientific American Brasil, p.40-47. (Moodle)
· Leitura dos dois textos
05/09
Recesso escolar (Semana da Pátria)
5
12/09
· Documentário: “Pegada Humana”
· Vídeo
· Debate
· Scarpa, F; Soares, A. P. 2012. Pegada Ecológica: Qual é a sua? São José dos Campos, SP: INPE, 24 p.
MÓDULO 2 – ESTADO E IMPACTOS: Quais alterações positivas ou negativas as atividades e os processos da sociedade geram no meio ambiente ou nos humanos?
6
22/09
(Sábado)
· AULA EXTRA
· Debate eleitoral: Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o papel dos governantes e das políticas públicas.
· Debate
· Silva, E. 2018. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os Desafios da Nação. In: Desafios da nação: artigos de apoio, volume 2 (De Nigri, A. et al., org.). Brasília: Ipea. p659-678. (Moodle)
· Preparação para o Debate e leitura posterior do texto obrigatório (prova).
7
26/09
· O estado dos ecossistemas mundiais e relação com o bem-estar humano
· Aula exposi-tiva
· MEA. 2005. Vivendo além dos nossos limites: o capital natural e o bem-estar humano. Washington, DC: Millennium Ecosystem Assessment. (Moodle).
· Leitura do texto
· Prazo máximo (27/09) para dar upload em Tarefa da AULA 6 da Tabela A.2 preenchida e lista de dúvidas escrita, caso houver.
· Obs: Tabela no Modelo do Roteiro Metodológico.
8
03/10
· Documentário: Home
·
· Ler texto associado à aula 6.
· Ler texto associado à aula 6
9
10/10
· Os impactos à saúde humana
· Aula exposi-tiva
·
· LUNA, E. J. A. 2002. A emergência das doenças emergentes e as doenças infecciosas emergentes e reemergentes no Brasil. Rev. Bras. Epidemiologia, v. 5, n. 3, p. 229-243 (Moodle).
· Prazo máximo para dar upload em Tarefa da AULA 8 da Tabela A.3 preenchida e lista de dúvidas escrita, caso houver.
MÓDULO 3 – RESPOSTAS: O que (ações ou mecanismos) a própria sociedade está fazendo para alterar este quadro de alterações sobre o meio ambiente?
10
17/10
· A Tragédia dos Bens Comuns e o papel das instituições
· Aula exposi-tiva
· FEENY et al. 2011. A Tragédia do bem comum 22 anos depois. In: Recursos Naturais de uso comum. p. 17-42. (Moodle).
11
24/10
· O Desenvolvimento sustentável como resposta
a) As novas estratégias
· Aula exposi-tiva
· MONTIBELLER-FILHO, G. 2004. O Mito do Desenvolvimento Sustentável, extrato dentre as pp. 44-56. (Moodle)
12
31/10
Verificação parcial do trabalho e orientações para grupos com dúvidas.
Orienta-ções
Avaliação preliminar da Tabela A.4.
· Roteiro Metodológico da Disciplina.
· Literatura pertinente ao tema do trabalho.
· Prazo máximo para dar upload da Tabela A.4 em Tarefa da aula 11 e lista de dúvidas escrita, caso houver.
· Trazer Tabela impressa e textos pertinentes ao preenchimento da tabela (lidos) para tirar dúvidas
13
7/11
PROVA FINAL
· Toda a matéria, incluindo textos obrigatórios, roteiro metodológico, anotações de aulas expositivas, vídeos, seminários e conteúdo dos trabalhos.
· Prova
· Todas
14
14/11
· Apresentação dos Seminários (Trabalho em Grupo).
· Apresentação dos Seminá-rios em grupo
· Sorteio da ordem de apresentação.
· Prazo máximo para upload da Tabela Final de avaliação das pressões, impactos e respostas e para entrega de cópia impressa. Imprimir antes!!
15
21/11
· Apresentação dos Seminários (Trabalho em Grupo).
· Apresen-tação dos Seminá-rios em grupo
· Sorteio da ordem de apresentação.
A CON-FIRMAR)
· PROVA DE RECUPERAÇÃO
· Prova
· Todas a a matéria.
-
-
A lista deve ser enviada em arquivo Excel (ou outras formas de planilha) com colunas e informações neste formato a seguir:
Lista de alunos do grupo
Nome completo
Número USP
Curso
Lista de 3 temas e pressões associadasTemas Pressões Tema 1 (descrever) Tema 2 (descrever) Tema 3 (descrever) Importante: o prazo se encerra no dia 22 de agosto. A identificação de pressões deve seguir o indicado em aula e na leitura do Roteiro Metodológico.
-
-
-
Dar upload de arquivos do tipo pdf ou então de apresentações que seja possível abrir em Powerpoint. Caso não seja, converter o arquivo antes de dar upload.
-
Dar upload de arquivos do tipo texto (doc, docx, txt, pdf). Converter, caso tenha utilizado outro programa, pois o Moodle às vezes não reconhece.
-
Verifique a nota por turma e número USP.
-