Programação

  • Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

    Disciplina: Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (ACH0142)

    Programa Detalhado – 2o semestre 2018

    Profa. Carla Morsello

    OBJETIVOS

    A disciplina abordará as questões contemporâneas que permeiam a sociedade em sua relação com o ambiente natural, tanto no contexto local, como global. Seus principais objetivos são:

    o    Utilizar teorias, conceitos e métodos das Ciências Ambientais e Sociais para a compreensão das relações entre Sociedade e Natureza.

    o    Analisar os principais problemas socioambientais contemporâneos e como eles nos afetam.

    o    Ampliar a capacidade analítica dos alunos quanto às relações entre os processos de produção, apropriação, utilização de recursos naturais e geração de resíduos e efluentes, assim como identificar desigualdades sociais associadas a esses processos.

    o    Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos eticamente e profissionais capacitados para lidarem a problemática socioambiental.

    ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina está organizada em três módulos complementares: (i) Pressões; (ii) Estado/Impactos e (iii) Respostas, e contará com quatro tipos de atividades. Primeiro, aulas teóricas expositivas dedicadas a apresentar aspectos teóricos e conceituais relativos aos módulos. Segundo, apresentação de vídeos sobre alguns dos temas dos módulos. Terceiro, seminários e apresentação de vídeos sobre temas contemporâneos na área ambiental, com personalidades de destaque em cada um dos assuntos. Por fim, seminários orais preparados e apresentados por grupos de alunos.

    FILMES E DEBATES SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS

    Em alguns dias durante o cronograma da disciplina, serão apresentados documentários premiados que discutem problemas e ameaças ambientais e socioambientais, assim como questões de cidadania e de mudanças comportamentais e no consumo.

    ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO EM GRUPO

    o    Os grupos deverão ser formados por 5-6 alunos, que selecionarão um tema dentro da área de interesse. Este interesse pode ser do campo profissional de atuação, ou então outros problemas socioambientais importantes, conforme instruções dadas em aula.

    o    O seminário e a tabela a ser entregue no dia da apresentação oral deverão ser preparados ao longo do semestre, de acordo com uma metodologia pré-definida e apresentada no Roteiro Metodológico da disciplina disponível no Moodle. Este documento explicita o embasamento metodológico e apresenta as instruções necessárias para a preparação do seminário e da Tabela de avaliação. Sua leitura é OBRIGATÓRIA a todos os alunos, sendo inclusive tema de prova.

     

    BIBLIOGRAFIA, LEITURAS E MATERIAL DA INTERNET NO CASO DOS TRABALHOS

    o    A bibliografia do curso indicada como obrigatória deve ser lida ANTES das aulas respectivas.

    o    As LEITURAS OBRIGATÓRIAS são imprescindíveis para o acompanhamento satisfatório do curso. A prova final será baseada nesta mesma bibliografia, no conteúdo das aulas expositivas, no roteiro metodológico, nos vídeos e nas discussões em sala e em perguntas sobre os trabalhos.

    o    SITES DA INTERNET. Para a realização dos seminários orais e da Tabela de avaliação de pressões, impactos e respostas, não devem ser utilizadas informações de sites da internet,, a não ser que a professora seja consultada previamente e dado aval. A qualidade das referâncias adotadas compõe porcentagem substancial da nota do trabalho.

    FORMAS DE AVALIAÇÃO

    o    A avaliação do desempenho dos alunos será composta de:

    ·         Prova = 75% da nota final

    ·         Seminário oral e entrega das tabelas de avaliação de impactos: 25% da nota final

    A composição da Média Semestral será calculada da seguinte forma:

    MS = (0,75 x Prova) + (0,25 x Seminário e entrega da Tabela final e redação, conforme instruções)

    o    Para ser aprovado, o aluno deverá obter Média Semestral igual ou superior a 5,0. O aluno terá direito à recuperação, desde que obtenha Média Semestral entre 3,0 e 4,9. A nota da recuperação substitui as outras notas e, portanto, o aluno com 5,0 ou mais na recuperação estará aprovado.

    o    Não será permitido fazer a prova em outras turmas/horários, a não ser com autorização prévia da professora (com solicitação até no máximo 10 dias antes da prova).

    o    Alunos que perderem a primeira prova por ausência justificada (segundo regras da USP) e DOCUMENTADA terão a média calculada apenas com a segunda prova, que é cumulativa. Alunos que perderem a segunda prova por ausência justificada e documentada farão a prova no dia da recuperação. Compromissos com dentistas, medicina preventiva (homeopatia, consultas ou cirurgias agendadas) não serão aceitos como justificativa. Os atestados devem ser entregues no original e não por email, NA AULA SUCESSIVA À PROVA e serão checados com os profissionais que os emitiram. Atestados falsos são considerados crime e serão tratados como tal (ver casos recentes de alunos que perderam a vaga na USP por conta disso).

    o    Os alunos que não comparecerem à apresentação oral do trabalho não terão direito à nota do grupo.

    TAREFAS

    o    As tarefas a serem realizadas ANTES das aulas como, por exemplo, leituras, preparação de Tabelas e Trabalhos a serem entregas, ou então a necessidade de trazer material impresso ou de apoio, estão discriminadas na tabela do cronograma.


    o     


    Tabela 1. Cronograma de aulas e atividades

    Aula

    Data

    Tópicos

    Dinâmica e taretas em sala de aula

    Leituras obrigatórias (localização)

    Tarefas para o dia

     

    1

    01/08

    ·   Introdução ao curso

    ·   Apresentação: objetivos, metodologia, plano de aulas, formas de avaliação.

    ·   Vídeo “The Story of Stuff” (http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755&hl=en) ou

    ·   http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303

    ·   Apresentação da disciplina

    ·   Vídeo “The story of stuff”

    ·   Debate

    ·   SAFATLE, A. Geração Coca-Cola. Adiante, p.20-31 (Moodle).

    ·   Leitura da reportagem após a aula

     

     

    IMPORTANTE: NÃO HAVERÁ AULA DIA 8 DE AGOSTO (DOCENTE EM CONGRESSO)

     

    MÓDULO PRESSÕES: Quais atividades e processos associados às atividades humanas causam alterações importantes no meio ambiente?

     

    2

    15/08

    ·   Apresentação da metodologia DPSIR

    ·   Definição de três temas preliminares para o trabalho pelo grupo.

    ·   Aula expositiva

    ·   Exercício em sala de aula: definir tema e preencher Tabela A1

    ·   Roteiro metodológico da disciplina. (no Moodle)

    ·   Leitura do Roteiro Metodológico ANTES da aula.

    ·   Trazer a tabela A1 Impressa para a aula (uma por grupo)

     

    3

    22/08

    ·   Sociedades de pequena escala, sociedades do passado e degradação ambiental

    a)    Por que as sociedades destroem o meio ambiente?

    ·   Aula expositiva

    ·   DIAMOND, J. 2005. Por que Algumas Sociedades Tomam Decisões Desastrosas? In: Colapso. Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso. Rio de Janeiro: Record. Capítulo 14. (Moodle em Epub).

    ·   Leitura do texto

    ·   21 de agosto: Prazo máximo para dar upload em Tarefa na AULA 2 da lista em excel com a composição do grupo (nomes completos por extenso e números USP) assim como lista de 3 temas

     

    4

    29/08

    ·   Sociedades capitalistas: A generalização do problema ambiental

    a)    O papel do crescimento populacional

    b)    O papel da industrialização e do capitalismo, características do capitalismo

    Conclusão: Diferenças entre sociedades de pequena escala e industrializadas

    ·   Aula expositiva

    ·   FOLADORI, G. Capítulo 7: As Relações Capitalistas para o Comportamento Humano em face de seu ambiente. In: Limites do Desenvolvimento sustentável . Campinas: Ed. Unicamp, p.163-179. (Moodle).

    ·   COMPLEMENTAR: COHEN, J. E. A maturidade da população. Scientific American Brasil, p.40-47. (Moodle)

    ·   Leitura dos dois textos

     

     

     

    05/09

    Recesso escolar (Semana da Pátria)

     

     

     

     

    5

    12/09

    ·   Documentário: “Pegada Humana”

    ·   Vídeo

    ·   Debate

    ·   Scarpa, F; Soares, A. P. 2012. Pegada Ecológica: Qual é a sua? São José dos Campos, SP: INPE, 24 p.

     

     

    MÓDULO 2 – ESTADO E IMPACTOS: Quais alterações positivas ou negativas as atividades e os processos da sociedade geram no meio ambiente ou nos humanos?

     

    6

    22/09

    (Sábado)

    ·   AULA EXTRA

    ·   Debate eleitoral: Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o papel dos governantes e das políticas públicas.

    ·   Debate

    ·   Silva, E. 2018. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os Desafios da Nação. In: Desafios da nação: artigos de apoio, volume 2 (De Nigri, A. et al., org.). Brasília: Ipea. p659-678. (Moodle)

    ·   Preparação para o Debate e leitura posterior do texto obrigatório (prova).

     

    7

    26/09

    ·   O estado dos ecossistemas mundiais e relação com o bem-estar humano

    ·   Aula exposi-tiva

    ·   MEA. 2005. Vivendo além dos nossos limites: o capital natural e o bem-estar humano. Washington, DC: Millennium Ecosystem Assessment. (Moodle).

    ·   Leitura do texto

    ·   Prazo máximo (27/09) para dar upload em Tarefa da AULA 6 da Tabela A.2 preenchida e lista de dúvidas escrita, caso houver.

    ·   Obs: Tabela no Modelo do Roteiro Metodológico.

     

    8

    03/10

    ·   Documentário: Home

    ·    

    ·   Ler texto associado à aula 6.

    ·   Ler texto associado à aula 6

     

    9

    10/10

    ·   Os impactos à saúde humana

    ·   Aula exposi-tiva

    ·    

    ·   LUNA, E. J. A. 2002. A emergência das doenças emergentes e as doenças infecciosas emergentes e reemergentes no Brasil. Rev. Bras. Epidemiologia, v. 5, n. 3, p. 229-243 (Moodle).

    ·   Prazo máximo para dar upload em Tarefa da AULA 8 da Tabela A.3 preenchida e lista de dúvidas escrita, caso houver.

     

    MÓDULO 3 –  RESPOSTAS: O que (ações ou mecanismos) a própria sociedade está fazendo para alterar este quadro de alterações sobre o meio ambiente?

     

    10

    17/10

    ·   A Tragédia dos Bens Comuns e o papel das instituições

    ·   Aula exposi-tiva

    ·   FEENY et al. 2011. A Tragédia do bem comum 22 anos depois. In: Recursos Naturais de uso comum. p. 17-42. (Moodle).

     

     

    11

    24/10

    ·   O Desenvolvimento sustentável como resposta

    a)    As novas estratégias

    ·   Aula exposi-tiva

    ·   MONTIBELLER-FILHO, G. 2004. O Mito do Desenvolvimento Sustentável, extrato dentre as pp. 44-56. (Moodle)

     

     

    12

    31/10

    Verificação parcial do trabalho e orientações para grupos com dúvidas.

    Orienta-ções

    Avaliação preliminar da Tabela A.4.

    ·   Roteiro Metodológico da Disciplina.

    ·   Literatura pertinente ao tema do trabalho.

    ·         Prazo máximo para dar upload da Tabela A.4 em Tarefa da aula 11 e lista de dúvidas escrita, caso houver.

    ·         Trazer Tabela impressa e textos pertinentes ao preenchimento da tabela (lidos) para tirar dúvidas

     

    13

    7/11

    PROVA FINAL

    ·   Toda a matéria, incluindo textos obrigatórios, roteiro metodológico, anotações de aulas expositivas, vídeos, seminários e conteúdo dos trabalhos.

     

    ·   Prova

    ·   Todas

     

     

    14

    14/11

    ·   Apresentação dos Seminários (Trabalho em Grupo).

    ·   Apresentação dos Seminá-rios em grupo

    ·   Sorteio da ordem de apresentação.

    ·   Prazo máximo para upload da Tabela Final de avaliação das pressões, impactos e respostas e para entrega de cópia impressa. Imprimir antes!!

     

    15

    21/11

    ·   Apresentação dos Seminários (Trabalho em Grupo).

    ·   Apresen-tação dos Seminá-rios em grupo

    ·   Sorteio da ordem de apresentação.

     

     

     

    A CON-FIRMAR)

    ·   PROVA DE RECUPERAÇÃO

    ·   Prova

    ·   Todas a a matéria.

     

     

     


  • AULA1_Introdução à disciplina

  • AULA 9_Os impactos à saúde humana

  • AULA 2_Apresentação metodologia Trabalho e Temas

  • AULA 3_PRESSÕES: Sociedades de pequena escala

  • AULA 4_PRESSÕES: Sociedades Capitalistas

  • AULA 5_PRESSÕES: Documentário

  • AULA 6_EXTRA_Objetivos do milênio e eleições

  • AULA 7_ESTADO E IMPACTOS: Estado ecossistemas mundiais e bem-estar

  • AULA 8_Documentário: Home

  • AULA 10_A Tragédia dos Bens Comuns e o papel das instituições

  • AULA 11_O Desenvolvimento sustentável como resposta

  • AULA12_Instruções para seminário oral e trabalho final

  • GRUPOS DE TRABALHO E ENTREGAS PARCIAIS E FINAL

  • Planilha de avaliação

    Verifique a nota por turma e número USP.

  • Tópico 15