Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Habilidades Digitais | Anotações da aula 1 | |
"Nativos Digitais" e habilidades digitais | ||
Internet e Web | Objetivos e Plano de aula | |
Atualizado semana 3: Resumo apresentação do Ewout | ||
Tarefa: editar arquivos HTML | Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles e edite com um editor de texto como
Wordpad ou Notepad++ (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo
com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir
um arquivo .html) |
|
Tarefa 1: (*Atualizada Semana 3): criar uma página na Web | ||
Tarefa 2: *Semana 3*: criar uma página Web usando PHP | ||
Tarefa 3: criar site usando Criador de Sites | ||
Apresentação sobre HTML | Link para a segunda parte da Apresentação |
|
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores | ||
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio | ||
Tutorial HTML/CSS do W3schools | Tutorial HTML/CSS do W3schools |
|
Mapa de cabos submarinos de internet | ||
Documentário de 1995 sobre a Internet | In the mid 1990's many people were on line, but the internet and the
world wide web were still a new phenomenon. This program looks at the
new open world of the web. Demonstrations include Eudora, Anarchy, the
WELL, WinCIM, InterACT.net, and HoTMetal Pro HTML Editor. Guests include
New York Times technology writer John Markoff. Also features a profile
of the band Severe Tire Damage, the first band to ever perform live over
the internet. Originally broadcast in 1995. Copyright 1995 Stewart
Cheifet Productions. |
|
TICs nas Escolas | Teced - Pesquisas TICs Educação | |
Anotações da apresentação do Ewout | ||
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa quantitativa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil | "[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
|
Pesquisa qualitativa sobre TICs nas Escolas | Um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. |
|
Apresentação: Mídia Social (material de 2016) | ||
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf | Capítulos 3 e 4 escaneados |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4. |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4 |
|
Aprendizagem Colaborativa | Notas de aula 5-6 | |
Texto 1: Aprendizagem Colaborativa Online | Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015). Ler seção 4.4 (páginas 163-171). |
|
Texto 2: por que trabalhar em grupo? | Um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe. |
|
(Semana 6) Criar conta no Wikipedia | Instruções para criar uma conta no Wikipedia |
|
(Semana 6) Ler as Boas-vindas do Wikipedia | ||
(Semana 6) Instruções para a atividade Wikipedia | ||
(Semana 6) Fazer o tutorial do Wikipedia | Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia. |
|
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas | ||
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas | ||
Wikimedia em Sala de Aula | ||
Wikipedia de A a Z | ||
Wikis em Linguagem Simples | "Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
|
Videoaulas | Exemplos de Video Aulas |
|
Fazer um videoaula: boas práticas | Fazer um videoaula: boas práticas |
|
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês) | ||
Apresentação Oficina de Vídeo do Adriel Sartori | ||
Ilha das Flores: Roteiro | ||
Aulas do "Youtube Academy" | Em particular: Habilidades de produção e Pré-produção |
|
Vídeos da turma de 2010 | ||
Notas de aula 6 | ||
Objetos de Aprendizagem | Notas de Aula | |
Apresentação Objetos de Aprendizagem | ||
Currículo+ (da Secr. da Educação SP) | "Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo" |
|
Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC (BIOE) | ||
Portal do Professor (MEC) | ||
eduCAPES | ||
Exemplo de pacote SCORM | Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
|
Exemplo "H5P": questão para incorporar na sua página | ||
Plano de Aula "alinhado com o BNCC" (Nova Escola) | ||
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres | ||
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR) | Plataforma que permite customizar "games". Veja também a documentação |
|
REA | Apresentação REA | |
Iniciativa Educação Aberta | Veja em particular o FAQ |
|
Caderno REA | ||
AVA 1 | Apresentação AVA 1 | |
Apresentação da Oficina Moodle da USP | ||
Entrar no Moodle de Testes | Criei ambientes temporários na nossa instância de desenvolvimento, para poder participar da "oficina Moodle" (parte das aulas AVA 1 e AVA 2). Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do USP. Use o botão "Senha USP" para se logar.Após se logar, vá à categoria "Teced / 2018": siga o link na página inicial ou clique aqui. 1. se inscreva como aluno em "Oficina Moodlle" 2. se inscreva como docente em algum dos outros ambientes "Curso do Professor X". Note bem: cada um dos cursos Professor X comparta somente 1 (um) Docente. Tente outro se não conseguir entrar. Durante a oficina, mantenha o ambiente "Oficina Moodle " aberta numa aba do seu navegador, e o seu ambiente "Prof XXX" numa outra aba. Alterne entre as abas com Ctrl-TAB |
|
Criar conta no Moodle Cloud | Para ter acesso a um Moodle "de verdade", como adminstrador e dono do site, pode criar uma conta no Moodle Cloud. Para os fins destas duas aulas sobre Moodle é melhor usar o ambiente no https://dev/atp.usp.br/stoa2 que disponibilizei para vocês, mas se está pensando fazer uso de um Moodle para alguma atividade de verdade, ou se quiser criar um curso online para o seu projeto final, o Moodle Cloud é indicado. |
|
Ajuda do Moodle da USP | Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência" |
|
Qual Ferramenta usar? | ||
AVA 2 | Anotações da aula 11 | |
Apresentação AVA 2 | ||
Entrar no Moodle de Testes | ||
AVA 3 | Desafios ao AVA: Ambientes Pessoais de Aprendizagem e "MOOCs" | |
Education at Scale | Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs |
|
Apresentação no TED sobre Coursera | Nâo deixe de ler esta análise do Tony Bates. |
|
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps) | Apresentação do George Siemens sobre "Moocs" |
|
Lista de cursos online abertos no exterior | Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês |
|
Apoio | Livro Educar na era digital | EED |
Avaliação, Calendário e Planejamento |