Para a atividade desta semana vamos escolher e melhorar uma página no Wikipedia. Os objetivos de aprendizagem da atividade são

  • Se familiarizar com a tecnologia wiki.
  • Sentir como é e aprender fazer um documento colaborativo.
  • Entender como funciona Wikipedia.

Vamos operacionalizar assim:

Primeiro, escolhe uma página. Se não tiver inspiração, veja uma lista de artigos sobre Física que precisam de melhorias. É importante achar uma página que pode ser melhorada, com uma pequena contribuição.

Não é uma boa ideia começar editar grandes quantidades de texto no Wikipédia, sem ter um pouco de experiência com a comunidade lá. Algumas sugestões:

  1. Começam com edições pequenas, melhorias de gramática, etc.
  2. Verifiquem e usam a página de discussão, antes de inserir textos maiores.
  3. Para inserções mais complexas (imagens, fórmulas)  teste as edições na página de testes do seu espaço pessoal, antes de mexer na página em questão.

Segundo, registre as suas contribuições no seu portfólio. Talvez é interessante linkar para a versão da página antes e após as suas edições.

Terceiro, após um tempinho (alguns dias), verifique se suas melhorias sobreviveram. Se foram revertidas, tente entender porque. Deve tentar se comunicar (usando o sistema de comunicação do Wikipedia) com quem reverteu e tentem chegar num acordo.

Última atualização: segunda-feira, 17 set. 2018, 09:04