Programação
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SOBRE O TRABALHO FINAL
Vejam abaixo as planilhas com temas e datas de apresentação. Se você ainda não se definiu, me procure pelo e-mail baetabohomoletz@gmail.com ou whatsapp 982572895.
Você pode escolher qualquer tema de seu interesse, desde que encontre textos dos autores (archive.org contém inúmeros textos) que contribuíram para o desenvolvimento do tema e que não tenha sido escolhido por outros. Deve também inserir seu trabalho no contexto da época (utilizar as biografias em “Dicionário de Bibliografias Científicas”, org. C.C. Gillespie, trad Carlos Almeida Pereira, Contraponto 2007) e no contexto dos temas que estudamos.
Diurno e Noturno: apresentação em powerpoint, acompanhada de texto que detalha o trabalho.
Textos originais. Abaixo você vai encontrar alguns textos que serão utilizados para elaborar as apresentações do trabalho final. Pode, também, adicionar algum texto que tenha encontrado. Procure também na página archive.org.
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O arquivo em anexo contém diversas fontes de estudo do tema da disciplina.
Durante as aulas, vamos discutir alguns textos específicos, disponibilizados nesta
página, mas há inúmeras possibilidades adicionais interessantes para aqueles
que queiram se aprofundar.
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Esta é apenas uma sugestão. Você pode, e deve, escolher um tema que represente algum interesse particular seu!
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Alexandre e Evandro vão preparar alguns experimentos descritos no texto e apresentar a linha geral de raciocínio de Faraday em suas aulas de Natal.
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Nesse fórum vocês podem colocar ou discutir pontos específicos dos textos lidos, sugerir links, propor questões para discussão.
A ideia é compartilhar conhecimentos e aflições livremente.
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O que define uma teoria física? Há um início para a física? Qual o papel do pessoal e do diálogo entre os cientistas da natureza?
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Vamos percorrer um longo caminho no tempo, na construção dos princípios de conservação da mecânica. Retomamos os textos de Descartes (postados na aula anterior), após dialogar com Aristóteles, que viveu 20 séculos antes dele. Depois visitamos os pensamentos de Galileu.
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Selecionei alguns parágrafos para que Gocês tentem algebrizar o texto, o que pode ajudar a compreender do que o autor quer nos falar.
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Esse texto é parte de Duas Novas Ciências, de Galileu. Selecionei a parte que discute velocidade e sua relação com as variáveis espaço percorrido e tempo.
Para a próxima aula é essencial ler com qualidade as páginas 133 a 135.
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Proporção aritmética com Aristóteles e Descartes, a geometrização de Galileu, utilizada por Leibniz para discutir a queda dos corpos, e, finalmente, o cálculo de Leibniz, adotado por Euler para descrever colisões - um recorte possível, através de "instantâneos", de um longo caminho que levou aos princípios de conservação de momento e de energia.
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Leibniz analisa a queda de corpos e discute com Descartes sobre a conservação no movimento.
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Euler discute a colisão elástica através do cálculo aplicado às leis de Newton. Sem mencionar a disputa sobre qual seria a grandeza conservada no movimento, apresenta uma descrição matemática que "resolve" a questão.
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O termo energia no trabalho de Young, de 1845, para designar a energia cinética. O termo não vai "pegar" durante algum tempo, depois disso.
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A análise de Young aparece de forma muito diferente no livro didático. A tarefa, desta vez, é identificar algebricamente o que ele descreve, e comparar com o livro didático de sua preferência.
Bom estudo!
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No século I antes de Cristo, Lucrécio observa os raios de Sol e reflete sobre as partículas invisíveis na matéria.
Black separa a sensação de calor daquilo que provoca em nós a sensação de calor. Observa a grande capacidade do calor de difundir e discute o papel ativo do calor a partir da evidência de sua maior fonte, o Sol. Tende a acreditar no modelo de partículas especiais para o calor, que explica sua propagação no vácuo, além de permitir a interpretação da difusão do calor na matéria. Menciona o modelo de tremores de partículas da matéria, que não lhe parece o mais adequado.
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Boyle relata em detalhes seus experimentos sobre a elasticidade do gás. E cujos números o levam à hipótese de que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.
Boyle e Davy (com quem trabalhou Faraday, como ajudante de laboratório) imaginam e argumentam sobre seus modelos para o calor e o gás. Bernoulli avança em uma descrição matemática para o modelo que chamamos de cinético para o gás.
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Boyle experimenta com o ar.
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Bernoulli idealiza partículas em movimento
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Partículas de um fluido muito comunicável, ou movimento das partículas de matéria? Davy, com quem Faraday iniciou sua vida de pesquisador, tenta nos convencer com experimentos em pensamento, que a segunda hipótese é a correta.
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"O tipo de movimento que chamamos de calor" - esse é o título de um artigo de Maxwell, emblemático da ideia que se torna dominante na segunda metade do século XIX. Joule e seu experimento de pás que aquecem a água a partir da energia gravitacional é o nome mais conhecido. Curiosamente, Mayer, médico alemão distante da academia, descreve as transformações de energia de forma muito abrangente na mesma época em que Joule, publica seu trabalho tão conhecido, sobre o equivalente mecânico do calor. No mesmo ano, 1845, ambos publicam trabalhos em que aparece o valor numérico dessa equivalência.
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Se a eficiência da potência motora de uma queda d'água está na diferença de alturas entre o reservatório do alto e o reservatório de baixo, qual á a "altura" equivalente para a "queda" de calórico na máquina de calor que produz potência motriz?
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Clausius acha que há necessidade de outra função, além da energia, para descrever o gás ideal.
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Irreversibilidade e entropia são conceitos enunciados por Clausius nos anos 1860.
A discussão de Carnot sobre um limite teórico para a eficiência das máquinas térmicas incluía o fluxo de calor ideal na ausência de diferença de temperatura. Clausius amplia esse conceito de idealidade ao incluir o movimento do pistão na ausência de diferença de pressão. Introduz o termo reversibilidade e sua inexistência na natureza.
O ciclo de Carnot, reversível e ideal, que se realiza através de etapas em que a temperatura muda apenas por variação de volume, para garantir a máxima eficiência, leva Clausius a descobrir a existência de uma função de estado diferente da energia interna.
A procura por Clausius dessa função surge da necessidade de interpretar os processos que acontecem com as moléculas do gás que se expande ou muda de estado.
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V Encontro da Licenciatura.
Informe-se em http://encontrolic.wixsite.com/2018
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A Instituição Real de Londres oferecia cursos para jovens, no período de Natal. Faraday foi um dos seus palestrantes mais entusiastas e engajados.
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Huygens explica os efeitos mecânicos que poderiam descrever propriedades da luz. Surge o "método de construção de Huygens". Newton opta por uma óptica de partículas de cores distintas.
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Maxwell interpreta na matemática da academia os campos eletromagnéticos que Faraday propôs em sua matemática própria. E dá um "pequeno" passo além: vê a luz atravessando o espaço como ondas de éter eletromagnético. É uma das mais belas unificações de áreas diferentes da física: vale a pena ler a forma como Maxwell apresenta isso.
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Maxwell percebe que ondas eletromagnéticas teriam a velocidade da luz.
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