Programação

  • informações gerais

    SOBRE O TRABALHO FINAL

    Vejam abaixo as planilhas com temas e datas de apresentação. Se você ainda não se definiu, me procure pelo e-mail baetabohomoletz@gmail.com ou whatsapp 982572895.

    Você pode escolher qualquer tema de seu interesse, desde que encontre textos dos autores (archive.org contém inúmeros textos) que contribuíram para o desenvolvimento do tema e que não tenha sido escolhido por outros. Deve também inserir seu trabalho no contexto da época (utilizar as biografias em “Dicionário de Bibliografias Científicas”, org. C.C. Gillespie, trad Carlos Almeida Pereira, Contraponto 2007) e no contexto dos temas que estudamos.

    Diurno e Noturno: apresentação em powerpoint, acompanhada de texto que detalha o trabalho.

    Textos originais. Abaixo você vai encontrar alguns textos que serão utilizados para elaborar as apresentações do trabalho final. Pode, também, adicionar algum texto que tenha encontrado. Procure também na página archive.org.

  • Aula 1 O que é Física Clássica?

    O que define uma teoria física? Há um início para a física? Qual o papel do pessoal e do diálogo entre os cientistas da natureza?

  • Aula 2 Movimento - descrição e permanência

  • Aula 3 Movimento: ainda descrição e conservação

    Vamos percorrer um longo caminho no tempo, na construção dos princípios de conservação da mecânica. Retomamos os textos de Descartes (postados na aula anterior), após dialogar com Aristóteles, que viveu 20 séculos antes dele. Depois visitamos os pensamentos de Galileu.


  • Aula 4 Os caminhos da conservação na mecânica

    Proporção aritmética com Aristóteles e Descartes, a geometrização de Galileu, utilizada por Leibniz para discutir a queda dos corpos, e, finalmente, o cálculo de Leibniz, adotado por Euler para descrever colisões - um recorte possível, através de "instantâneos", de um longo caminho que levou aos princípios de conservação de momento e de energia.

  • Aula 5 Young defende o uso do termo ENERGIA

  • Aula 6 Calor - substância, sensação ou ...

    No século I antes de Cristo, Lucrécio observa os raios de Sol e reflete sobre as partículas invisíveis na matéria.

    Black separa a sensação de calor daquilo que provoca em nós a sensação de calor. Observa a grande capacidade do calor de difundir e discute o papel ativo do calor a partir da evidência de sua maior fonte, o Sol. Tende a acreditar no modelo de partículas especiais para o calor, que explica sua propagação no vácuo, além de permitir a interpretação da difusão do calor na matéria. Menciona o modelo de tremores de partículas da matéria, que não lhe parece o mais adequado.

  • Aula 7 A experiência de Boyle e diversos modelos para o calor

    Boyle relata em detalhes seus experimentos sobre a elasticidade do gás. E cujos números o levam à hipótese de que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.

    Boyle e Davy (com quem trabalhou Faraday, como ajudante de laboratório) imaginam e argumentam sobre  seus modelos para o calor e o gás. Bernoulli avança em uma descrição matemática para o modelo que chamamos de cinético para o gás.

  • Aula 8 A conservação de energia sai do plano ideal

  • Aula 9 O surgimento da entropia e da 2a lei da Termodinâmica

  • Aula 10 Irreversibilidade e Entropia - em Clausius e nos livros-texto

    Irreversibilidade e entropia são conceitos enunciados por Clausius nos anos 1860. 

    A discussão de Carnot sobre um limite teórico para a eficiência das máquinas térmicas incluía o fluxo de calor ideal na ausência de diferença de temperatura. Clausius amplia esse conceito de idealidade ao incluir o movimento do pistão na ausência de diferença de pressão. Introduz o termo reversibilidade e sua inexistência na natureza.

    O ciclo de Carnot, reversível e ideal, que se realiza através de etapas em que a temperatura muda apenas por variação de volume, para garantir a máxima eficiência, leva Clausius a descobrir a existência de uma função de estado diferente da energia interna.

    A procura por Clausius dessa função surge da necessidade de interpretar os processos que acontecem com as moléculas do gás que se expande ou muda de estado.

  • Aula 11 dedicada ao Encontro da Licenciatura

    V Encontro da Licenciatura

    Informe-se em http://encontrolic.wixsite.com/2018 


  • Aula 12 Entrando no mundo da eletricidade

  • Aula 13 As forças da matéria, segundo Faraday

  • Aula 14 A natureza da luz - onda ou partícula?

    Huygens explica os efeitos mecânicos que poderiam descrever propriedades da luz. Surge o "método de construção de Huygens". Newton opta por uma óptica de partículas de cores distintas.

  • Aula 15 A interpretação por Maxwell dos campos de Faraday

    Maxwell interpreta na matemática da academia os campos eletromagnéticos que Faraday propôs em sua matemática própria. E dá um "pequeno" passo além: vê a luz atravessando o espaço como ondas de éter eletromagnético. É uma das mais belas unificações de áreas diferentes da física: vale a pena ler a forma como Maxwell apresenta isso.

  • Tópico 16

  • Tópico 17

  • Tópico 18

  • Tópico 19

  • Tópico 20