Introdução

Esta é uma tarefa com uma certa complexidade. É preciso ler cuidadosamente os passos. Idealmente, ss passos 1 - 3 devem ser feitos ainda em sala de aula.

O objetivo é criar um página ou mini-site pessoal,  ou de um algum projeto pessoal, misturando tecnologias Web antigas (transferindo arquivos com FTP) com novas (HTML e CSS moderno, responsivo, que funciona em celular etc.).

Passo 1: acesso a um servidor Web

O socrates.if.usp.br é um servidor (computador) no IFUSP onde alunos podem criar contas e criar um espaço na Web, ter um email @soc.if.usp.br, instalar software, etc. Para criar uma conta neste servidor, vá a sala Pró-aluno e preenche o formulário (clique no link e imprima ou veja se tem cópias disponíveis). Depois de preencher, entregue ao monitor da sala Pró-aluno que encaminhará ao CCIFUSP.

Agora vai ter que esperar alguns dias até a conta ser liberada pelo CCIFUSP. Atenção: o CCIFUSP não avise quando a conta está liberada! É necessário perguntar aos monitores da sala Pró-aluno se a conta já pode ser usada e qual é a senha inicial.

Alternativa temporária: usar uma conta comum que criei num servidor nosso que roda um servidor Web em http://teced.atp.usp.br/. Veja o passo a seguir para os credenciais.

Alternativa: se tiver acesso num servidor Web sob sua controle, fica a vontade de usar!

Passo 2: instalar um programa de transferência de arquivos

Por enquanto, vamos somente usar a funcionalidade "disponibilizar arquivos na Web" do servidor socrates.if.usp.br. Vai precisar ter acesso a algum programa que transfere arquivos do seu computador (local) até um outro computador (remoto) onde tem conta.

Para usuários de Windows, existem vários programas. Um é WinSCP (faça download aqui, mas tome cuidado de não clicar na propaganda!). Outro bem conhecido é Filezilla (vai precisar do cliente)

Se usar Linux e conhece a linha de comando, pode usar "scp". Ou se usar o gerenciador de arquivo Nautilus, procure o item de menu "File / Connect to server" e use sftp://socrates.if.usp.br.

Alternativa temporária: nos credenciais do programa de transferência de arquivos, use

 host = teced.atp.usp.br

 login = teced

 senha = teced

 porta = 9022

Se usar Linux, poderia usar sftp://teced@teced.atp.usp.br:9022 no Nautilus, ou scp -P9022 teced.atp.usp.br

Passo 3: Disponibilizar na Web um arquivo

Use o programa que escolheu acima para transferir um documento (que pode ficar público!) para o seu espaço.

  1. Conecta com o servidor remoto (ou host) "socrates.if.usp.br" e usa o login e senha que criou no passo
  2. Procure o diretório WWW no seu diretório remoto (se não existir, pode criar).
  3. Transfere um arquivo qualquer (mas que pode ficar público) para este diretório. Por favor use algum dos seus próprios trabalhos ou se assegure que tem o direito de distribuição (se o arquivo é sua própria produção, então tem este direito automaticamente).
  4. Verifique com seu navegador se deu certo: acesse http://socrates.if.usp.br/~o-seu-login ou procure pelo seu nome aqui

Alternativa temporária: os arquivos são servidos pelo servidor Web no URL http://teced.atp.usp.br/

Passo 4: Customizar um template HTML

Vai criar uma página Web (um arquivo em formato HTML). Uma maneira boa de criar páginas web é adaptar um template ou modelo que alguém criou. Templates de boa qualidade são fácil de achar e podem ser usados de graça (sob certas condições como por exemplo atribuição) ou por um preço relativamente baixa.

Neste instante, recomendo usar um template baseado no framework (arcabouço) Bootstrap. Aqui tem  várias boas opções. Para usar uma, baixe o template (são vários arquivos). Existem muito mais repositórios de templates, pagos ou não. Veja outro site com templates "abertas" (pode usar, com atribuição)

Depois de des-zippar, edite (usando um editor de texto, por exemplo Bloco de Notas) o arquivo index.html para modificar o template. Repare que pode fazer uma pré-visualização dos efeitos das suas modificações abrindo o arquivo index.html usando seu navegador. Finalmente, para "colocar no ar" no seu site, transfira todos os arquivos para o seu diretório WWW, como em passo 3.

Atualização semana 3:

  1. proponho que como modificação mínimo do template combinamos pelo menos algumas trocas de texto e pelo menos uma das imagens (do perfil, ou do "background").
  2. uma vez pronto, acrescente seu trabalho (por meio de um URL) ao seu portfólio (o ideal  é se o site está no seu próprio espaço, mas se não vai conseguir, use teced.atp.usp.br mesmo).

Passo 5: Entregar seu trabalho

Envie o URL (o endereço Web) do seu página / mini-site num espaço que ainda vou preparar.

Atualização semana 3: proponho manter um portfólio com suas produções durante este semestre.

Última atualização: segunda-feira, 20 ago. 2018, 19:03