Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2018)
Início
Ambientes
2018
IF
430
4300459-2018
AVA 1
Apresentação da Oficina Moodle da USP
Apresentação da Oficina Moodle da USP
Clique em
Apresentação da Oficina Moodle da USP
para abrir o recurso.
◄ Apresentação AVA 1
Seguir para...
Seguir para...
Espaço para Discussões
Anotações da aula 1
"Nativos Digitais" e habilidades digitais
Questionário Formativo Habilidades Digitais
Avalie suas Práticas de Segurança e Privacidade
Exercícios práticas habilidades digitais
Objetivos e Plano de aula
Atualizado semana 3: Resumo apresentação do Ewout
"Como funciona a Internet?"
Tarefa: editar arquivos HTML
Tarefa 1: (*Atualizada Semana 3): criar uma página na Web
Tarefa 2: *Semana 3*: criar uma página Web usando PHP
Tarefa 3: criar site usando Criador de Sites
Avaliação Tarefas Semana 2 e 3 (páginas Web)
Questionário *Semana 3*: A Web dinâmica
Apresentação sobre HTML
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio
Tutorial HTML/CSS do W3schools
Mapa de cabos submarinos de internet
Documentário de 1995 sobre a Internet
Teced - Pesquisas TICs Educação
Anotações da apresentação do Ewout
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa quantitativa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil
Pesquisa qualitativa sobre TICs nas Escolas
Atividade 1: Debate TICs e Mídia Social nas Escolas
Apresentação: Mídia Social (material de 2016)
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
Notas de aula 5-6
Texto 1: Aprendizagem Colaborativa Online
Texto 2: por que trabalhar em grupo?
(Semana 6) Criar conta no Wikipedia
(Semana 6) Ler as Boas-vindas do Wikipedia
(Semana 6) Instruções para a atividade Wikipedia
Avaliação atividade Wikipedia
(Semana 6) Fazer o tutorial do Wikipedia
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Wikimedia em Sala de Aula
Wikipedia de A a Z
Wikis em Linguagem Simples
Exemplos de Video Aulas
Fazer um videoaula: boas práticas
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)
Apresentação Oficina de Vídeo do Adriel Sartori
Ilha das Flores: Roteiro
Atividade aula 6: um (mini-) videoaula
Aulas do "Youtube Academy"
Vídeos da turma de 2010
Notas de aula 6
Notas de Aula
Apresentação Objetos de Aprendizagem
Currículo+ (da Secr. da Educação SP)
Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC (BIOE)
Portal do Professor (MEC)
eduCAPES
Catálogo de Objetos de Aprendizagem para o Ensino Média (Física)
Exemplo de pacote SCORM
Exemplo "H5P": questão para incorporar na sua página
Plano de Aula "alinhado com o BNCC" (Nova Escola)
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR)
conteúdo H5P
Mostrar um SCORM
Apresentação REA
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Tarefa: fazer remix de um objeto de aprendizagem
Iniciativa Educação Aberta
Caderno REA
Apresentação AVA 1
Avaliação do Exercício "Curso Online"
Entrar no Moodle de Testes
Criar conta no Moodle Cloud
Ajuda do Moodle da USP
Qual Ferramenta usar?
Anotações da aula 11
Apresentação AVA 2
Entrar no Moodle de Testes
Desafios ao AVA: Ambientes Pessoais de Aprendizagem e "MOOCs"
Education at Scale
Apresentação no TED sobre Coursera
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps)
Lista de cursos online abertos no exterior
Livro Educar na era digital
Escolhe a data para sua mini-proposta
Avaliação, Calendário e Planejamento
Avaliação do Exercício "Curso Online" ►