O objetivo da aula 6 é entender como Wikipedia funciona e de que maneira pode ser usado para fins educacionais. Para atingir este objetivo vamos criar uma conta no Wikipedia, ler um pouco do material disponível lá, fazer parte do tutorial. Ao criar uma conta no Wikipedia ganharão também um espaço de testes para brincar com a linguagem de marcação que Wikipedia usa.

Passo 1: Criar conta no Wikipedia

Vá para a Wikipedia lusófona e clique no link "Criar uma conta" . Pode usar como login ("Nome de utilizador(a)") o seu nome ou um pseudônimo. 

Atenção: contas no Wikipedia não podem ser removidas totalmente. Se não quiser que este espaço no Wikipedia apareça ao buscar por seu nome no Google, use um pseudônimo, não use seu próprio nome.

Depois de se logar, clique em "Testes", no link ao lado do seu nome de usuário que fica no topo da tela, em vermelho.

Será remetido a esta tela:

Escreva qualquer coisa abaixo de "Edite abaixo desta linha" e aperta o botão "Gravar página" embaixo deste formulário. Preste atenção nos avisos que Wikipedia dá ("não deve usar esta página para anúncios, não é uma rede social", etc. etc.)

Explore um pouco mas as ferramentas de edição.

Passo 2: fazer (parte do) tutorial

O Tutorial é bem interessante e leve pouco tempo para fazer. Recomendem usar uma página de testes central, mas pode muito bem usar seu próprio espaço de testes, que acaba de criar.

Passo 3: colocar o link da página do seu perfil no Wikipedia no seu portfólio


Última atualização: sexta-feira, 14 set. 2018, 17:52