Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Datas importantes |
|
|
Informações iniciais sobre o credenciamento | Passo 1: Comece por aqui! |
|
Estrutura do estudo a distância | Passo 2: continue por este aqui! |
|
Credenciamento de Monitores Ambientais - Projeto Ecossistemas Costeiros | Passo 3: Programa de Formação de Monitores de Educação Ambiental | Clique no link acima, do site Projeto Ecossistemas Costeiros e leia os itens relacionados, que você verá no menú a direita da página:
|
Passo 4: após a leitura, responda às questões aqui propostas (estudo dirigido) | As perguntas tem intenção de direcionar aos pontos mais importantes, mas certifique-se de que conhece a fundo e completamente o regulamento relacionado ao nível de habilitação que você pretende! |
|
Protocolo Mudanças Climáticas Globais | Protocolo Mudanças Climáticas Globais | Passo 5: leia o protocolo. |
Passo 6: Estudo dirigido - principais seções do protocolo | Identifique as principais seções do protocolo seguindo as instruções deste tópico. |
|
Passo 7: Estações de Atividade | São estações ao longo da trilha onde serão passados conteúdos específicos. Veja as informações e procure responder as perguntas propostas. |
|
Passo 8: Resumo executivo do processo educativo | A apresentação do protocolo em uma unidade de conservação é apenas uma das fases do processo educativo. No processo completo objetivamos (1) o aperfeiçoamento de professores, (2) a educação dos alunos de ensino básico, (3) a formação de monitores, (4) a formação de uma rede de colaboração entre universidade, unidades de conservação e as escolas do seu entorno. O processo de intervenção nas escolas dura um ano e pode ser visto no documento anexo. |
|
Passo 9: ED sobre processo educativo nas escolas | Responda as questões abaixo: |
|
Padrões de compromisso e segurança | Passo 10: Leitura - Padrões de compromisso e segurança | |
Passo 11 - ED Segurança | 1) Quais as 3 diretrizes básicas relativas a segurança? 2) Cite as principais recomendações do Site Leave no TRace, que devem ser apresentadas também no módulo de mínimo impacto da Trilha das Mudanças Climáticas Globais. |
|
Indicadores Filosóficos-conceituais e Normativos que norteiam a Educação Ambiental | Bases Conceituais da Educação Ambiental | Passo 12: Veja o resumo das principais bases conceituais da educação ambiental contidas no tratado. |
Tratado de Educação Ambiental - Rio 92 | Passo 13: Leitura do Tratado (PDF retirado do site do Programa Nacional de Educação Ambiental - http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf). Leia apenas das páginas 57 a 66, |
|
ED: bases conceituais da EA | Passo 14: com base no tratado, responda as questões propostas. |
|
O Conceito de transdiciplinaridade | Inserção do Protocolo Trilha dos Ecossistemas em uma Estrutura Transdiciplinar | Passo 15: leia o artigo que esclarece como o programa de ensino do protocolo está inserido no conceito de ensino transdisciplinar. |
Leitura Complementar - artigo Max-Neef (2005) | `Passo 16: A leitura deste artigo é obrigatória apenas para alunos do Curso BIB-0443 Prática de Educação em Ambientes Marinhos e Costeiros. |
|
ED - Transdiciplinaridade | Passo 17: responda aos quesitos propostos, se baseando no texto inicial. No último quesito você deve relacionar o direcionamento conceitual ao exemplo prático do protocolo. |
|
Outdoor Learning | Passo 18 - Beames et al. 2017 | A leitura deste artigo é obrigatória apenas para alunos do Curso BIB-0443 |
ED - Outdoor Learning e Adventure Education | Passo 19 - Responda as questões do estudo dirigido |
|
Ciclo do carbono e fotossíntese | Passo 20: leia algumas informações iniciais sobre a fotossíntese | Leia as informações básicas sobre fotossíntese. |
Passo 21: ED - Processos na fotossíntese | Responda a estas questões baseado no texto inicial apresentado. |
|
Mudanças climáticas globais | Passo 22 - Conhecimentos Básicos sobre Mudanças Climáticas Globais | Leia o texto em anexo |
Passo 23 - Consulta ao relatório de síntese para os gestores de políticas públicas do IPCC | O "Synthesis Report for Policymakers" do AR5 deve ser utilizado no estudo dirigido como objeto de consulta e aprofundamento em relação as questões colocadas e ao tema das mudanças climáticas globais. |
|
Passo 24: ED - questões básicas sobre mudanças climáticas globais. | Responda as questões propostas no estudo dirigido. |