Tópico Nome Descrição
Página Datas importantes

  • 02/março - Aula introdutória - estrutura do curso, bases conceituais e operacionais
  • 09/março - Prática Trilha das Mudanças Climáticas Globais, Educomunicação e produção de vídeos
  • 16/março - Estudo a Distância, com acompanhamento pelo monitor
  • 23/março - Solução de dúvidas (14-15h) e prova a seguir
  • 24/março - Saída para o campo (6h 30min, estacionamento da Botânica
  • 25/março - Liberações para estagiário de monitoria
  • 26/março - 29/março - Prática de EA junto a alunos de escolas públicas
  • 29/março - Retorno, com chegada prevista para as 21h
  • 6/abril - Apresentação de vídeo em grupos de 3 pessoas (duração máxima de 3 minutos por vídeo)

Página Informações iniciais sobre o credenciamento

Passo 1: Comece por aqui!

Página Estrutura do estudo a distância

Passo 2: continue por este aqui!

Credenciamento de Monitores Ambientais - Projeto Ecossistemas Costeiros URL Passo 3: Programa de Formação de Monitores de Educação Ambiental

Clique no link acima, do site Projeto Ecossistemas Costeiros e leia os itens relacionados, que você verá no menú a direita da página:

  • Formação de monitores
  • Níveis de formação
Página Passo 4: após a leitura, responda às questões aqui propostas (estudo dirigido)

As perguntas tem intenção de direcionar aos pontos mais importantes, mas certifique-se de que conhece a fundo e completamente o regulamento relacionado ao nível de habilitação que você pretende!

Protocolo Mudanças Climáticas Globais Arquivo Protocolo Mudanças Climáticas Globais

Passo 5: leia o protocolo.

Página Passo 6: Estudo dirigido - principais seções do protocolo

Identifique as principais seções do protocolo seguindo as instruções deste tópico.

Página Passo 7: Estações de Atividade

São estações ao longo da trilha onde serão passados conteúdos específicos. Veja as informações e procure responder as perguntas propostas.

Arquivo Passo 8: Resumo executivo do processo educativo

A apresentação do protocolo em uma unidade de conservação é apenas uma das fases do processo educativo. No processo completo objetivamos (1) o aperfeiçoamento de professores, (2) a educação dos alunos de ensino básico, (3) a formação de monitores, (4) a formação de uma rede de colaboração entre universidade, unidades de conservação e as escolas do seu entorno. O processo de intervenção nas escolas dura um ano e pode ser visto no documento anexo.

Página Passo 9: ED sobre processo educativo nas escolas

Responda as questões abaixo:


Padrões de compromisso e segurança Página Passo 10: Leitura - Padrões de compromisso e segurança
Página Passo 11 - ED Segurança

1) Quais as 3 diretrizes básicas relativas a segurança?

2) Cite as principais recomendações do Site Leave no TRace, que devem ser apresentadas também no módulo de mínimo impacto da Trilha das Mudanças Climáticas Globais.

Indicadores Filosóficos-conceituais e Normativos que norteiam a Educação Ambiental Página Bases Conceituais da Educação Ambiental

Passo 12: Veja o resumo das principais bases conceituais da educação ambiental contidas no tratado.

Arquivo Tratado de Educação Ambiental - Rio 92

Passo 13: Leitura  do Tratado (PDF retirado do site do Programa Nacional de Educação Ambiental - http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf). Leia apenas das páginas 57 a 66,


Página ED: bases conceituais da EA

Passo 14: com base no tratado, responda as questões propostas.

O Conceito de transdiciplinaridade Arquivo Inserção do Protocolo Trilha dos Ecossistemas em uma Estrutura Transdiciplinar

Passo 15: leia o artigo que esclarece como o programa de ensino do protocolo está inserido no conceito de ensino transdisciplinar.

Arquivo Leitura Complementar - artigo Max-Neef (2005)

`Passo 16: A leitura deste artigo é obrigatória apenas para alunos do Curso BIB-0443 Prática de Educação em Ambientes Marinhos e Costeiros.

Página ED - Transdiciplinaridade

Passo 17: responda aos quesitos propostos, se baseando no texto inicial. No último quesito você deve relacionar o direcionamento conceitual ao exemplo prático do protocolo.

Outdoor Learning Arquivo Passo 18 - Beames et al. 2017

A leitura deste artigo é obrigatória apenas para alunos do Curso BIB-0443

Página ED - Outdoor Learning e Adventure Education

Passo 19 - Responda as questões do estudo dirigido

Ciclo do carbono e fotossíntese Página Passo 20: leia algumas informações iniciais sobre a fotossíntese

Leia as informações básicas sobre fotossíntese.

Página Passo 21: ED - Processos na fotossíntese

Responda a estas questões baseado no texto inicial apresentado.

Mudanças climáticas globais Arquivo Passo 22 - Conhecimentos Básicos sobre Mudanças Climáticas Globais

Leia o texto em anexo

Arquivo Passo 23 - Consulta ao relatório de síntese para os gestores de políticas públicas do IPCC

O "Synthesis Report for Policymakers" do AR5 deve ser utilizado no estudo dirigido como objeto de consulta e aprofundamento em relação as questões colocadas e ao tema das mudanças climáticas globais.

Página Passo 24: ED - questões básicas sobre mudanças climáticas globais.
Responda as questões propostas no estudo dirigido.