Programação

      • 02/março - Aula introdutória - estrutura do curso, bases conceituais e operacionais
      • 09/março - Prática Trilha das Mudanças Climáticas Globais, Educomunicação e produção de vídeos
      • 16/março - Estudo a Distância, com acompanhamento pelo monitor
      • 23/março - Solução de dúvidas (14-15h) e prova a seguir
      • 24/março - Saída para o campo (6h 30min, estacionamento da Botânica
      • 25/março - Liberações para estagiário de monitoria
      • 26/março - 29/março - Prática de EA junto a alunos de escolas públicas
      • 29/março - Retorno, com chegada prevista para as 21h
      • 6/abril - Apresentação de vídeo em grupos de 3 pessoas (duração máxima de 3 minutos por vídeo)

    • Passo 2: continue por este aqui!

  • Credenciamento de Monitores Ambientais - Projeto Ecossistemas Costeiros

    Passos 3 e 4: este tópicos informarão você sobre o Programa de Credenciamento como Monitor Ambiental do Projeto Ecossistemas Costeiros do Instituto de Biociências da USP.

  • Protocolo Mudanças Climáticas Globais

    A formação inicial de monitores se dá atualmente utilizando como modelo de atividade o das  Mudanças Climáticas Globais".

    A estrutura do curso a partir deste ponto estará centrada neste protocolo, iniciando-se pelo seu estudo.

    Você deve lê-lo em detalhes, memorizando o que for necessário e preparar-se para apresenta-lo como monitor, após seguir uma apresentação feita por um monitor experiente (ver cronograma).

    Siga as orientações sugeridas abaixo para organizar seu estudo. 

  • Padrões de compromisso e segurança

    Um aspecto fundamental do credenciamento se refere a garantir padrões de compromisso, qualidade e segurança nas atividades de educação ambiental, através do embasamento em protocolos e da formação de qualidade dos monitores.

    o texto abaixo apresenta diretrizes relativas a esses 3 aspectos.

  • Indicadores Filosóficos-conceituais e Normativos que norteiam a Educação Ambiental

    O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (Rio92) é o documento base do que se considera educação ambiental no mundo. Foi elaborado nessa conferência global, mas é o resultado de vários encontros mundiais onde esses conceitos foram sendo construídos, em particular as conferências de Estocolomo, em 1972 e de Tblisi em 1976. Corresponde basicamente ao documento "Carta da Terra" e a Legislação Brasileira de EA de 1999.

  • O Conceito de transdiciplinaridade

    Para aplicação correta do protocolo é fundamental o conhecimento de suas bases conceituais, que direcionam não apenas qual conteúdo será apresentado, mas também como. 

    O protocolo está baseado em um organização transdiciplinar. Esse conceito basicamente está relacionado para um educação interdisciplinar onde as diferentes disciplinas estão relacionadas em níveis hierárquicos, dentro da abordagem de temas de grande relevância.

    Através da leitura e da resposta as questões propostas no estudo dirigido, você poderá conhecer o que significa esse conceito e como as disciplinas que abordamos estão relacionadas entre si.

  • Outdoor Learning

    O conceito de Outdoor Learning está intimamente ligado a educação ambiental. Frequentemente o termo Outdoor Learning é relacionado a educação na natureza selvagem ou pouco modificada pelo homem. Mas recentemente esse termo tem sido expandido para educação fora da sala de aula, o que tem relação ainda com o que se denomina escola sem paredes. Essa é uma nova fronteira na educação, onde a escola deixa de ter seu papel tradicional, pois o conteúdo está em grande parte fora dela.

  • Ciclo do carbono e fotossíntese

    O conteúdo principal que se objetiva na Trilha dos Ecossistemas - Módulo Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas Globais é o conhecimento do ciclo do carbono, iniciando-se pelo processo fotossintético, seguido pela respiração, seja das próprias plantas, dos animais e dos decompositores, devolvendo o carbono ao ar. Esse processo permite o acúmulo da energia da radiação solar e sua posterior utilização e simultaneamente é responsável pela síntese da matéria orgânica, componente estrutural básico de todos os seres vivos. Se objetiva mostrar que esse é um processo de equilíbrio, onde o carbono é retirado e devolvido a natureza em um período relativamente curto.

    Ao longo da trilha esse assunto é abordado principalmente na Estação "Gincana da Mata Atlântica". 

    Nesta seção você obterá informações mais detalhadas que no protocolo sobre a fotossíntese, tendo uma visão geral do funcionamento desse processo.


  • Mudanças climáticas globais

    No item anterior discutimos o ciclo do carbono e fluxo de energia dentro da fotossíntese e respiração, mostrando que, de forma geral, esse ciclo está em equilíbrio na natureza. Esse conteúdo é passado na parte inicial, mais longa, da Gincana da Mata Atlântica. 

    No final dessa estação as últimas questões se referem às mudanças climáticas globais ligadas a liberação do carbono na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2, ou gás carbônico) em grande quantidade, a partir do uso de combustíveis fosseis, enfatizando que, nesse caso, ocorre um desequilibro a partir do acumulo desse gás, acentuado desde o inicio da revolução industrial.

    Nesta seção você encontrara informações sobre as causas e principais efeitos das mudanças globais.

    Complementarmente, caso haja interesse, leia o  texto de apoio de Flannery (2007), que fala sobre os mecanismos mais extremos de retroalimentação, que podem levar a um impacto extremo e redução drástica na população humana ao longo deste e do próximo século, ou mesmo a sua extinção.


  • Questionário

    Questões sobre o conteúdo em geral

  • Tópico 10