Fisiologia
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de circulação de substâncias nos compartimentos corpóreos, transferência e transporte de gases respiratórios, produção de energia em condições aeróbias e anaeróbias e termorregulação, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica.
Capacitar o aluno para a compreensão do princípio de homeostase, sua evolução histórica e sua aplicação ao estudo dos mecanismos de ajuste dos organismos e sua fisiologia ao ambiente natural, em conjunto com o papel da seleção natural no processo de adaptação fisiológica.
Capacitar o aluno para a compreensão do princípio de homeostase e conceitos derivados (reostase reativa, reostase programada, alostase) e para a sua aplicação ao estudo de mecanismos e funções nos animais, em conjunto com o contexto evolutivo e o papel da seleção natural no processo de adaptação fisiológica.
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de movimento e locomoção, alimentação e nutrição, regulação da composição de água e sais nos compartimentos corpóreos e excreção de subprodutos do metabolismo, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica. Desenvolver capacidades de preparação de material didático na forma de resumos em português, apresentação de seminários e proposição de questões sobre temas atuais relacionados ao programa da disciplina. Estas atividades, realizadas em grupo durante os três módulos da disciplina, serão compostas pelas seguintes etapas: (a) conversas entre os docentes e os grupos acerca do conteúdo e da forma de preparação dos resumos, das apresentações e das questões relacionadas aos temas selecionados; (b) apresentação dos seminários para toda a turma com tempo reservado para discussão geral sobre os conteúdos e as estratégias de apresentação utilizadas. Além do reforço teórico relacionado ao conteúdo da disciplina, estas atividades também se caracterizam como Práticas como Componentes Curriculares (PCC) uma vez que buscam desenvolver nos alunos capacidades críticas, importantes para futuros pesquisadores e professores, relacionadas à transmissão do conhecimento.
Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, analisando os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, enfocando aspectos filogenéticos e adaptativos.
Capacitar o aluno a compreender a adaptação dos mecanismos de controle interno nos diferentes níveis de organização, incluindo sistemas de controle neuro-vegetativo, do balanço hidro-eletrolítico e equilíbrio ácido-básico, da ingestão de alimentos e de ritmos biológicos, e os mecanismos de controle da reprodução.