Topic outline
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Nessa aula tivemos aula expositiva sobre o tópico, discussão do estudo dirigido e ainda discussão sobre duas revisões spbre os estudos de alelopatia no Brasil.Os textos utilizados nessa aula permanecerão aqui para acesso.
as questões do estudo dirigido eram as seguintes:
1- O que é a alelopatia e qual a sua diferença com a atividade fitotóxica?2- Como os aleloquímicos podem ser liberados no ambiente?3- O que são e quais os papéis dos exudados das raízes?4- qual a diferença e a importância das substâncias DIMBOA e DIBOA?5- quais fatores ambientais podem afetar os aleloquímicos?Abraços -
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A respeito da revisão sobre inseticidas de origem botânica disponibilizada, responda:
1- De que classes de compostos são originados a maioria dos pesticidas usados atualmente?
2- Quais as principais diferenças entre pesticidas botânicos e sintéticos?3- Quais são as estratégias de estoque de substâncias pesticidas que as plantas podem ter?4- Segundo o autor, qual o maior "pecado" das extrações vegetais realizadas em laboratório atualmente? Quais métodos podem mitigar os problemas gerados por estas extrações?Abraços
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Defesas induzidas nas plantas - II
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Estudo dirigido.
1 - qual as diferenças entre compostos orgânicos voláteis induzidos e constitutivos?
2 - Em que situações a emissão de compostos orgânicos voláteis pode ser alterada?
3 - Por que, em alguns momentos, a quantidade de espécies reativas de oxigênio se torna tóxica às celulas?
4- Quais são os principais compostos voláteis relacionados a defesa da planta contra estresse abiótico?
5 - De maneira geral, em quais fatores de estresse ambiental atuam esses principais compostos orgânicos voláteis?
Veremos cada um mais atentamente na próxima aula.
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Abordagens de filogenia molecular e a interpretação da evolução de metabólitos secundários baseada nessas hipóteses - Parte 1
9:00 - 10:00 - Aula expositiva
10:00 - 10:15 - Intervalo
10:15 - 11:00 Discussão sobre o artigo
11:00 - 13:00 - Procedimentos para alinhamento de sequências de DNA e construção de matrizes
Obs: Se possível, nós recomendamos que cada aluno traga seu notebook.
Sugestões de programas para instalação (Plataforma Windows)
BioEdit - http://www.mbio.ncsu.edu/BioEdit/bioedit.html
MEGA 7 - http://www.megasoftware.net/
Questões para estudo dirigido.
1) Quais os fatores que podem influenciar a alta diversificação estrutural da produção dos metabólitos secundários nas plantas?
2) Com base no mapeamento dos caracteres químicos sob as arvores filogenéticas de três grandes famílias (Fabaceae, Solanaceae e Lamiaceae) baseadas em regiões genômicas cloroplastidiais e nucleares, quais as substâncias que ocorrem consistentemente em clados monofiléticos, ou seja, que podem ser potenciais sinapomorfias?
3) De acordo com a interpretação do autor, há algum carácter químico que indique ser plesiomórfico?
4) Algumas substâncias foram detectadas em plantas de táxons não relacionados. Cite quais as substâncias e em quais grupos ocorre esse evento. Qual a explicação proposta pelo autor?
5) Dê a sua opinião sobre a utilização dos metabólitos secundários como marcadores taxonômicos.
6) Quais as possíveis contribuições proporcionadas por estudos relacionados a reconstrução da evolução dos metabólitos secundários com base em hipóteses filogenéticas?
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Abordagens de filogenia molecular e a interpretação da evolução de metabólitos secundários baseada nessas hipóteses - Parte 2
9:00 - 10:30 - Aula expositiva e interativa
10:30-10:45 - Intervalo
10:45 - 11:00 - Discussão sobre as matrizes construídas
11:00 - 13:00 - Procedimentos para análises filogenéticas através do Método de Máxima Parcimônia
Obs: Se possível, nós recomendamos que cada aluno traga seu notebook.
Instalação dos programas (Plataforma Windows)
Sugestões: MEGA 7 - http://www.megasoftware.net/
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Diversidade genética intraespecífica e interespecífica associada a metabólitos secundários
Horário - 9:00 - 12:00
Local: Sala 132
Programação
9:00 - 10:00 - Aula expositiva
10:00 - 10:15 - Intervalo
10:15 - 11:00 Discussão sobre artigo complementar
11:00 - 13:00 - Discussões sobre o mapeamento de caracteres químicos sob as árvores filogenéticas e as propostas de artigos
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Aplicações de marcadores genéticos associados ao perfil químico de plantas medicinais e condimentares: estudos de casos
Horário - 9:00 - 12:00
Local: Sala 132
Programação
9:00 - 11:00 - Aula expositiva
11:00 - 11:15 - Intervalo
11:15 - 11:00 - Discussão sobre artigo complementar
11:15 - 13:00 - Discussões sobre análises filogenéticas e procedimentos para identificação de espécies por meio de consultas nos bancos de dados públicos de sequências
Obs: Se possível, nós recomendamos que cada aluno traga seu notebook.
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Seminários
Horário - 9:00 - 12:00
Local: Sala 132
Obs: Cada aluno terá 30 min para desenvolver sua apresentação, contando com 20 minutos para aula expositiva e 10 minutos para discussão.
Inara, Christian e Natalie -
Seminários
Horário - 9:00 - 12:00
Local: Sala 132
Obs: Cada aluno terá 30 min para desenvolver sua apresentação, contando com 20 minutos para aula expositiva e 10 minutos para discussão.
Erika, Luiza, Rafhael e Naissa.