A estrutura do curso é baseada em aula teórica, estudo a distância, aulas práticas e prática de ensino. O estudo a distância é fundamental para o conhecimento das bases conceituais e do conteúdo operacional, ligado ao Protocolo da Trilha das Mudanças Climáticas Globais (TMCG). A partir disso é possível saber como apresentar os conteúdos, que tem toda uma base filosófica que os acompanha.

Inicie com a compreensão do cronograma abaixo. A seguir, passe para os demais itens.

Sequência de atividades

1) Aulas presenciais, apresentando  o protocolo da TMCG, os conceitos teóricos de caráter educacional e filosófico em que se baseia e os conhecimentos básicos necessários para sua compreensão, as bases da Educomunicação e técnicas de produção de vídeos, atividade que constituirá a parte final do curso. Nessas aulas também haverá prática de acompanhamento de monitores apresentando a TMCG.

2) Estudo a distância, utilizando a Plataforma Moodle do STOA/USP, através de leituras que ajudarão na compreensão e fixação do conteúdo acima. A estratégia será a leitura de textos e realização de estudos dirigidos individuais. Todas as dúvidas que você tiver poderão ser resolvidas com o apoio do monitor de graduação e se necessário do professor.

3) Prova teórica.

4) Atividades de campo, incluindo prática de monitoria em EA e reforço teórico.

5) Confecção e apresentação de vídeo sobre o tema do protocolo. O melhor vídeo será indicado para abrir a cerimônia de entrega dos prêmios as escolas públicas em novembro. 

6) Atividades opcionais, posteriores ao curso, necessárias para o credenciamento como monitor: 

  • Horas de experiência desacompanhado (estagiário de monitoria): complementam aquelas já feitas durante a prática de educação ambiental (10 horas no total). As horas poderão ser acumuladas em qualquer um dos locais onde estiver ocorrendo a atividade e devidamente anotadas na Carteira de Registro de Horas (CRH/logbook) e certificadas por assinatura do coordenador credenciado da atividade, ou equivalente. 
  • Agendamento de exame: prazo máximo de 6 meses após a prova; a averbação deverá ser solicitada por e-mail (fberchez@ib.usp.br), enviando cópia digitalizada do CRH e datas disponíveis para o exame.
  • Exame prático, agendado com examinador credenciado.

Última atualização: quarta-feira, 28 fev. 2018, 11:40