O Tratado apresenta o direcionamento ético-filosófico que dá os pilares para a educação ambiental. Resumimos abaixo os seus principais indicadores conceituais:

A educação ambiental (EA), como todas as formas de educação, visa a transformação do indivíduo, a partir de ganhos cognitivos, afetivos ou de habilidades, que promovam uma transformação de comportamentos, hábitos ou valores éticos. 

  1. Visão holística, onde as transformações visem a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todas as espécies, incluindo a do ser humano.
  2. Caráter emancipador, levando o indivíduo a desenvolver seus próprios conceitos, crenças e ações.
  3. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, promovendo a análise de grandes temas unindo diferentes disciplinas sob uma visão ética.
  4. Interatividade, promovendo a ação do educando, contrapondo-se a sua passividade e a troca de conhecimentos entre educador e educando.
  5. Caráter participativo, envolvendo alunos e setores da sociedade na reflexão sobre os problemas e sua solução.
  6. Continuada, envolvendo os educandos em diferentes ações de profundidade e responsabilidade crescente ao longo do tempo.
  7. Multiplicadora, promovendo estratégias para que cada educando venha a se tornar um educador, passando o que foi apreendido a outras pessoas.


Última atualização: quarta-feira, 28 fev. 2018, 13:37