Bases Conceituais da Educação Ambiental
O Tratado apresenta o direcionamento ético-filosófico que dá os pilares para a educação ambiental. Resumimos abaixo os seus principais indicadores conceituais:
A educação ambiental (EA), como todas as formas de educação, visa a transformação do indivíduo, a partir de ganhos cognitivos, afetivos ou de habilidades, que promovam uma transformação de comportamentos, hábitos ou valores éticos.
- Visão holística, onde as transformações visem a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida de todas as espécies, incluindo a do ser humano.
- Caráter emancipador, levando o indivíduo a desenvolver seus próprios conceitos, crenças e ações.
- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, promovendo a análise de grandes temas unindo diferentes disciplinas sob uma visão ética.
- Interatividade, promovendo a ação do educando, contrapondo-se a sua passividade e a troca de conhecimentos entre educador e educando.
- Caráter participativo, envolvendo alunos e setores da sociedade na reflexão sobre os problemas e sua solução.
- Continuada, envolvendo os educandos em diferentes ações de profundidade e responsabilidade crescente ao longo do tempo.
- Multiplicadora, promovendo estratégias para que cada educando venha a se tornar um educador, passando o que foi apreendido a outras pessoas.
Última atualização: quarta-feira, 28 fev. 2018, 13:37