Tópico Nome Descrição
Arquivo Programa
Pasta Literatura para os Seminários

Países contemplados:

Introdução e conceitos básicos Pasta Aula 01
Conteúdo da aula:
  • Apresentação do professor, dos alunos e do programa.
  • Discussão da proposta de Contrato Pedagógico.
  • Formação de grupos, definição de temas de seminários e debates.
  • Exercício – “Carta para si mesmo”.
Objetivos:
  • Deixar claramente estabelecido o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos, sistema de avaliação e a necessidade de co-responsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado do conteúdo.
  • Iniciar a apresentação do sistema Stoa.
  • Explicar o que você entende por Capitalismo e as causas de seus problemas e virtudes. Há possibilidade de mudança?
Metodologia:
  • Apresentação individual do professor e dos alunos.
  • Solicitar a Formação de grupos de trabalho e definição de seminários.
Bibliografia:
  • Programa da disciplina, slides do contrato pedagógico.
Pasta Aula 02
Conteúdo da aula:
  • Definir História Econômica.
  • Visão Geral da Evolução do Capitalismo segundo as diferentes vertentes teóricas.
  • Teoria econômica, principais autores e suas visões históricas.
Objetivos:
  • Mostrar que a história é uma disciplina humana, que o historiador não é livre de sua visão de mundo e das influências políticas e ideológicas.
Metodologia:
  • Aula expositiva.
Bibliografia:
  • Carr (1996);
  • Swedeberg (2005), cap. 1;
  • North (1981), Cap. 6;
  • Rezende (2001) caps. 1 e 2;
  • Rostow (1974) caps. 1 e 2.
A Formação do Capitalismo (séc. XV-XIX) Pasta Aula 03
Conteúdo da aula:
  • Primeira Revolução Econômica;
  • Primeiros Sistemas Econômicos;
  • Escravidão Clássica;
Objetivos:
  • Discutir o surgimento da agricultura, as primeiras civilizações agrícolas e comerciais, assim como a organização econômica e social destas sociedades, destacando o papel da escravidão na produção, o sistema de propriedade e funções sociais e econômicas das pessoas e do Estado.
  • Entender a dinâmica da primeira Economia Mundial (Roma).
Metodologia:
  • Aula expositiva.
  • Filmes propostos para discussão: “Gladiador”, “Ben Hur”.
  • Documentário Armas Germes e Aço, disponível no YouTube , , , , ,
Bibliografia:
  • Magalhães Filho (1986), caps 1 e 2
  • Mazoyer ( 1997) cap. 2
  • North (1981)

Pasta Aula 04
Conteúdo da aula:
  • Bases de dados para pesquisa de dados, vídeos, livros eletrônicos e artigos.
Objetivos:
  • Capacitar os alunos para a pesquisa de dados econômicos e financeiros de países e empresas para elaboração do trabalho final.
Metodologia:
  • Aula expositiva no laboratório de informática, seguida de atividades de pesquisa na internet.
Bibliografia:
  • Sites selecionados pelos monitores da disciplina.
Pasta Aula 05
Conteúdo da aula:
  • Feudalismo: Origem, características Econômicas (base agrária) e Sociais (sociedade rural e nobreza) e crise.
  • Debate sobre a existência ou não de Feudalismo na Europa.
Objetivos:
  • Entender a origem do sistema feudal e a regressão para economias locais.
  • Discutir com os alunos os impactos da crise do sistema feudal e as causas da transição do Feudalismo para o Capitalismo (Segunda economia-mundo).
Metodologia:
  • Aula expositiva
  • Filmes propostos para discussão:
    • Coração Valente
    • O Senhor da Guerra
Bibliografia:
  • Cameron (2000), caps 2, 3 e 4;
  • Pirenne (1968)
  • Santiago (2003)
  • Rezende (2001), cap. 3
  • Huberman (1986) cap. 1-6.
  • Magalhães Filho (1986), cap. 4.
Pasta Aula 06
Conteúdo da aula:
  • A transição do Feudalismo para o Capitalismo: Formação do Estado Moderno, renascimento do comércio e descobrimentos; a expansão comercial e o sistema, colonial, os progressos da economia, européia: agricultura, “indústria”, finanças e Mercantilismo. Formação da segunda “economia-mundo” – O mercantilismo europeu ocidental.
  • Mudanças Políticas e dos Estados Nacionais: As transformações político-institucionais derivadas da Revolução Gloriosa, daa Revolução Francesa, e da Independência dos Estados Unidos.

Objetivos:

  • Apresentar as inter-relações entre a Formação dos Estados Nacionais e a expansão comercial e marítima.
  • Apresentar a crise do Absolutismo e o novo papel do Estado, dando origem ao primeiro grande momento do capitalismo (Revolução Industrial).
Metodologia:
  • Aula Expositiva.
  • Filme proposto para discussão:
    • 1492
    • O Patriota
    • Danton.
Bibliografia:
  • Cameron (2000), caps 5 e 6
  • Magalhães Filho (1986), caps 5 e 6
  • Huberman (1986) caps. 7-11
  • Resende (cap. 4 e 5)
  • Hobsbawn (1986)
  • Huberman (1986) caps. 12-14
  • Hobsbawn (1986) e (1996)
  • Smith PDF
Pasta Aula 07
Conteúdo da aula:
  • A transição do Feudalismo para o Capitalismo: Formação do Estado Moderno, renascimento do comércio e descobrimentos; a expansão comercial e o sistema, colonial, os progressos da economia, européia: agricultura, "indústria”, finanças e Mercantilismo. Formação da segunda "economia-mundo” - O mercantilismo europeu ocidental.
  • Mudanças Políticas e dos Estados Nacionais: As transformações político-institucionais derivadas da Revolução Gloriosa, daa Revolução Francesa, e da Independência dos Estados Unidos.

Objetivos:

  • Apresentar as inter-relações entre a Formação dos Estados Nacionais e a expansão comercial e marítima.
  • Apresentar a crise do Absolutismo e o novo papel do Estado, dando origem ao primeiro grande momento do capitalismo (Revolução Industrial).
Metodologia:
  • Aula Expositiva.
  • Filme proposto para discussão:
    • 1492
    • O Patriota
    • Danton.
Bibliografia:
  • Magalhães Filho (1986), caps 5 e 6
  • Huberman (1986) caps. 7-11
  • Resende (cap. 4 e 5)
  • Hobsbawn (1986)
  • Huberman (1986) caps. 12-14
  • Hobsbawn (1986) e (1996)
  • Smith PDF
Tópico 3 Pasta Aula 08
Conteúdo da aula:
  • Segunda Revolução Econômica: A Revolução Industrial e as origens da hegemonia inglesa no Século XIX.
    • Agricultura, transporte e manufatura.
    • Fases da industrialização inglesa, a construção dos mercados mundiais e o liberalismo.

Objetivos:

  • Explicar a propagação do liberalismo e do capitalismo na sociedade ocidental, bem como seus rebatimentos nas sociedades de passado colonial (periferia).
Metodologia:
  • Aula expositiva

  • Filmes propostos para discussão
    • Oliver Twist
    • Germinal
    • Vidas marcadas
Bibliografia:
  • Huberman (1986) caps. 15-16

  • Resende Cap. (6)

  • Hobsbawn(1996)

  • Marx livro I caps 12 e 13 (PDF)
Pasta Aula 09
Conteúdo da aula:
  • Segunda Revolução Econômica: A Revolução Industrial e as origens da hegemonia inglesa no Século XIX.
    • Agricultura, transporte e manufatura.
    • Fases da industrialização inglesa, a construção dos mercados mundiais e o liberalismo.

Objetivos:

  • Explicar a propagação do liberalismo e do capitalismo na sociedade ocidental, bem como seus rebatimentos nas sociedades de passado colonial (periferia).
Metodologia:
  • Aula expositiva

  • Filmes propostos para discussão
    • Oliver Twist
    • Germinal
    • Vidas marcadas
Bibliografia:
  • Huberman (1986) caps. 15-16

  • Resende Cap. (6)

  • Hobsbawn(1996)

  • Marx livro I caps 12 e 13 (PDF)
Pasta Aula 10


Conteúdo da
Aula

  • A Primeira Onda de Industrialização Atrasada: EUA, França, Bélgica e Alemanha

Objetivos
  • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações  nacionais
Metodologia
  • Aula expositiva
Filme proposto para discussão
  • Deuses e generais
  • Ludwig
Bibliografia

  • Cameron (2000) cap. 8 e 9; 
  • Franco Júnior (1986): 4.1.,
  •  Resende (cap. 6) Hobsbawn (1996); 
  • Niveau( 1969) cap. 5




Pasta Aula 11


Conteúdo da aula

  • A Primeira Onda de industrialização Atrasada: Estados Unidos, França, Bélgica, Alemanha.

Objetivos

  • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.

Metodologia
  • Aula expositiva
Filme proposto para discussão
  • Deuses e Generais, Ludwig.
Bibliografia
  • Cameron (2000) cap. 8 e 9; 
  • Franco Júnior (1986): 4.1., 
  • Resende (cap. 6);
  • Hobsbawn (1996); 
  • Niveau( 1969) cap. 5;


Pasta Aula 12

Conteúdo da aula
  • A Segunda Onda de industrialização Atrasada: Suíça, Holanda, Escandinávia, Península Ibérica, Itália, Rússia e Japão
Objetivos
  • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais
Metodologia
  • Aula expositiva.

Filme proposto para discussão
  •  Leopardo;
  • Garibaldi;
Bibliografia
  • Cameron (2000) cap. 10; 
  • Niveau( 1969) cap. 4;
  •  Rostow (1974) cap. 

Pasta Aula 13


Conteúdo da aula
  • A Segunda Onda de industrialização Atrasada: Suíça, Holanda, Escandinávia, Península Ibérica, Itália, Rússia e Japão
Objetivos
  • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.
Metodologia
  • Aula expositiva.

Filmes propostos para discussão
  • Leopardo;
  • Garibaldi;
Bibliografia
  • Cameron (2000) cap. 10;
  • Niveau( 1969) cap. 4;
  • Rostow (1974) cap. 5


Pasta Aula 14


Conteúdo da aula
  •  A Segunda Onda de industrialização Atrasada: Suíça, Holanda, Escandinávia, Península Ibérica, Itália, Rússia e Japão
Objetivos
  • Apresentar aos alunos o processo de industrialização das novas formações nacionais.
Metodologia
  • Aula expositiva.

Filmes propostos para discussão
  • Leopardo;
  • Garibaldi;
Bibliografia
  • Cameron (2000) cap. 10;
  • Niveau( 1969) cap. 4;
  • Rostow (1974) cap. 5


Pasta Aula 16

Conteúdo da aula
  • Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
  • Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnológica.
Metodologia

  • Aulas expositivas 

Filmes propostos para discussão

  • O Ultimo Samurai
  • Tempos Modernos
  • Pelle, o Conquistador
  • Gigantes da Industria

  • Bibliografia
  • Huberman (1986) Caps. 19-20;
  • Rostow (1974) cap. 6 
  • Franco Júnior (1986): 4.2
  • Resende cap (6); 
  • Hobsbawn(1988)
  • Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)

Pasta Aula 17


Conteúdo da aula
  • Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
  • Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filmes propostos para discussão

  • O Ultimo Samurai
  • Tempos Modernos
  • Pelle o Conquistador.
  • Gigantes da Industria

Bibliografia
  • Huberman (1986) Caps. 19-20
  • Rostow (1974) cap. 6
  • Franco Júnior (1986): 4.2
  • Resende cap 6
  • Hobsbawn(1988)
  • Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)


Pasta Aula 18


Conteúdo da aula
  • Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
  • Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filmes propostos para discussão
  • O Ultimo Samurai
  • Tempos Modernos
  • Pelle o Conquistador.
  • Gigantes da Industri
Bibliografia
  • Huberman (1986) Caps. 19-20
  • Rostow (1974) cap. 6
  • Franco Júnior (1986): 4.2
  • Resende cap 6
  • Hobsbawn(1988)
  • Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)


Pasta Aula 19

Conteúdo da aula
  • Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
  • Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filmes propostos
para discussão
  • O Ultimo Samurai
  • Tempos Modernos
  • Pelle o Conquistador.
  • Gigantes da Industria
Bibliografia
  • Huberman (1986) Caps. 19-20
  • Rostow (1974) cap. 6
  • Franco Júnior (1986): 4.2
  • Resende cap 6
  • Hobsbawn(1988)
  • Galbraith, caps 1 a 10 (PDF)

Pasta Aula 20

Avaliação da evolução das pesquisas para os seminários

Pasta Aula 21

Conteúdo da aula
  • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
  • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
  • Aulas expositiva.
Filmes propostos para discussão
  • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola
Bibliografia
  • Resende (caps. 9 e 10) Hobsbawn (1995)

Pasta Aula 22


Conteúdo da aula
  • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
  • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filme proposta para discussão
  • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
  • Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9


Pasta Aula 23


Conteúdo da aula
  • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
  • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filme proposta para discussão
  • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
  • Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9


Pasta Aula 24


Conteúdo da aula
  • As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
  • Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
  • Aula expositiva
Filme proposta para discussão
  • Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
  • Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9


Pasta Aulas 25


Conteúdo da aula
  • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
  • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
  • Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
  • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
Bibliografia
  • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)


Pasta Aulas 26


Conteúdo da aula
  • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
  • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
  • Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
  • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
Bibliografia
  • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)


Pasta Aulas 27


Conteúdo da aula
  • Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
  • Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
  • Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
  • A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
Bibliografia
  • Resende (caps. 9 e 10) e Hobsbawn (1995)