Mosaico | Nombre | Descripción |
---|---|---|
Para os recursos e as atividades com "conclusão" configurados, pode aqui acompanhar se concluiu ou não. |
||
Introdução à Tecnologia Educacional | Texto publicado na Revista nº 65 – novembro 2021 do ADUSP. |
|
Deste artigo ("Integração de Tecnologia Educacional na USP", publicado aqui: DOI), é preciso ler somente a segunda seção, chamada "Como analisar a integração de Tecnologia Educacional). Em seguida, faça a autoavaliação "Análise de Tecnologia Educacional". |
||
Margaret Heffernan resume o mito de inevitabilidade de forma sarcástica: “...o futuro pode não ter acontecido ainda, mas já foi decidido”. Nesta visão equivocada a meta não é participação, é submissão a futuros que outros já decidiram. Neste podcast (em inglês) de 10 min, a Margaret Heffernan resume e critica um certo discurso utópico de tecnólogos e empreendedores, que revela um determinismo tecnológico, muitas vezes proferido aparentemente em interesse próprio. |
||
História da Internet, Plataformas e Governança | ||
TICs e IA nas Escolas | ||
Aprendizagem Colaborativa e Wikipedia | Um texto (traduzido para o português) de Tony
Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de
aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho
em equipe na hora de criar espaços de aprendizagem online. Docentes e especialistas de vários tipos devem aprender colaborar. Note, porém, que a ênfase neste texto é na importância do trabalho em equipe e a divisão de tarefas ("cada um faz sua parte"). Como foi dito no vídeo do Prof. Leonardo Lago acima, isso é colaboração também, mas um pouco diferente do que um processo dialógico onde conhecimento é construído pelo processo de argumentação e debate. |
|
Capítulo 4 do livro Educar na era digital do Tony Bates (2015). Ler seção 4.4 (páginas 163-171). |
||
Instruções para criar uma conta no Wikipedia |
||
Esta atividade é opcional, mas altamente recomendado para quem pretende participar mais seriamente do Wikipedia. |
||
Veja também as anotações da aula 5 |
||
Ambientes Virtuais de Aprendizagem | ||
Uma apresentação interessante das funcionalidades do Moodle: escolhe o tipo de atividade didática que quer implementar (colunas do matriz) e leia quais recursos do Moodle correspondem ou são adequados (linhas do matriz). |
||
Slides da apresentação para uma oficina avaliação que ministrei recentemente |
||
Videoaulas | Fazer um videoaula: boas práticas |
|
|
||
Capítulo 7 da tradução em português do livro Educar na era digital. Veja a versão atual deste capítulo. |
||
Compartilhar Conteúdo | Espere-se que pelo menos assiste o vídeo inteiro e dá uma olha por cima no outro material. |
|
Uma leitura rápido sobre Recursos Educacionais Abertas, expondo os conceitos básicos e colocando no seu contexto da cultura livre, software aberta e educação aberta. Autores: Débora Furtado, Tel Amiel (UnB) Fonte. |
||
Esta atividade é desenvolvida no seu ambiente de testes no e-Disciplinas, e faz parte do trabalho final da disciplina. |
||
Veja em particular o FAQ |
||
Rocha de Souza, Allan; Amiel, Tel Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas. |
||
Avaliação em ambientes online | Um guia simples (fonte G Docs) sobre como escrever boas questões avaliativas. Escrevi o documento para autores do conteúdo para um curso online, na tentativa de evitar os erros mais comum: alternativas muito improváveis, questões muito conteudistas (só dependem de memorização), etc. |
|
Ler as primeiras três seções (Tipos de avaliação, Avaliação durante uma pandemia e Avaliação usando Moodle) |
||
Vídeo no Youtube do João Mattar, um nome importante na área de EaD no Brasil |
||
Trabalho Final |